56924

Fala terráqueos… beleza??? Espero que si, eu tô morrendo de preguiça e de sono como sempre… mas eu disse para mim mesma que eu ia sentar aqui hoje e descansar um pouco mas eu tinha que escrever também, então eu estou ouvindo aqui umas músicas de uma playlist bacana que eu fiz e escrevendo. Enquanto isto a máquina está lá lavando a roupa da semana…

Amanhã eu vou acordar cedo, vou pra academia e quando eu voltar eu quero recolocar os Leds nos meus monitores, que eu tive que tirar por causa do pau do computador e não recoloquei por falta de tempo ainda… E quero colocar meu guarda roupas em ordem e terminar a noite com umas aulas de Direito e outras da Tradumática… E essa é a minha vida galera, nada glamourosa… nada divertida. Uma vidinha normal e até bem chatinha… Isso tudo está acontecendo enquanto eu estou escrevendo este post… no dia que vcs estiverem lendo… que é primeiro de abril, dia da mentira, eu devo estar com meus amigos da facul no nosso encontro quase mensal.

Mas nem era disso que eu queria falar neste post, vamos falar de algo sério… todo mundo já deve ter passado por isso na vida. Todo ser humano eventualmente passa por uma situação que ou ele é magoado por uma pessoa que ele gosta muito, ou ele magoa uma pessoa que gosta muito dele… é simplesmente impossível viver nessa terra sem ter sofrido este sentimento ou causado ele em alguém. Sinto informar isto a vcs. Somos imperfeitos. Somos humanos e isso nos coloca em posição de ‘dar mancada’ com as pessoas… E depois que isso acontece, depois da mancada temos que encarar as consequências dos nossos atos.

Podemos dar de cara com algumas situações… primeiro, podemos nem nos dar conta que determinada coisa que fizemos magoou uma pessoa. Podemos nos dar conta e nem nos importarmos porque o sentimento que a pessoa nutria por nós não era recíproco da nossa parte. Ou seja… a gente não se importa com os sentimentos daquela pessoa… pode soar frio e calculista isto que eu acabei de dizer, mas ele é bem real… nem sempre a gente gosta de volta de quem gosta da gente… por diversos motivos que agora não vem ao caso, fica pra outro post este tema.

Pode entretanto acontecer de magoarmos sem querer uma pessoa de quem a gente gosta e ficarmos sabendo e tentarmos consertar o nosso erro. Essa pessoa  pode ter um coração enorme e nos perdoar de verdade e tudo voltar a ser como antes, ela pode até nos desculpar mas não querer mais ser nosso amigo porque ela ficou muito magoada… mas… a pessoa não querer perdoar a gente, e pode querer ficar lá com a mágoa dela, e com raiva da gente. E vc então troca um amigo por uma animosidade eterna.

Ahhh Shao mas isso é gente mesquinha porque tem que perdoar e blá-blá-blá… Eu não sei se é coisa de gente mesquinha. Eu nem recrimino esse tipo de atitude, se não perdoar e ficar com raiva muito muito tempo. Só a pessoa sabe o tamanho do ferimento que vc causou nela, para vc pode ser uma coisa boba, para ela pode ser o fim do mundo, algo imperdoável…

Infelizmente amigos… quando magoamos uma pessoa e ela não consegue nos perdoar. Temos que assumir que demos uma mancada e arcar com as consequências dos nossos atos. Eu já falei aqui no blogue sobre perdoar e como o perdão é mais útil para o ofensor do que para o ofendido. Porque se vc ofendeu e a pessoa te perdoa vc deixa de carregar aquele sentimento de culpa. Se vc é ofendido entretanto… o pedido de desculpas muitas vezes não muda muita coisa, não te recompensa, não te traz nada de volta. Então temos que encarar a possibilidade de a pessoa não querer mais ter contato com a gente, não nos querer mais na vida dela… mesmo que nossas desculpas tenham sido sinceras.

E vejam bem… não é que a pessoa seja má ou ruim ou rancorosa (pode ser que seja sim claro hahahahahaha), mas pode ser que a ferida foi muito grande e mesmo que um dia venha a cicatrizar vai demorar e vai deixar uma magoa grande na pessoa. E se fomos nós quem cometemos a mancada temos que respeitar a dor da pessoa, respeitar que ela queira se preservar e não ser mais nossa amiga, porque vai sempre ficar aquela coisa, ela vai sempre ficar com um pé atrás esperando que vc cometa novamente o mesmo erro…

Por isso que a gente tem que pensar muito antes de tomar uma atitude que possa magoar alguém que a gente ame. Porque essa nossa atitude, ou nossas palavras podem ferir aquela pessoa a ponto de matar esse amor que ela sente por nós. E aí as coisas nunca mais serão as mesmas. Eu posso estar enganada, me perdoem se eu estiver… mas uma agressão física por mais errada e covarde que seja, às vezes é mais fácil de perdoar que uma traição, umas palavras duras ditas num momento de raiva, ou uma injustiça cometida para conosco.

que-as-consequencias-dos-nossos-atos-nos-sirvam

Então se vc magoou uma pessoa e ela não quer mais ser seu amigo, respeite o espaço da pessoa, deixe a pessoa em paz… pode ser que com o passar do tempo vc amadureça, e ela também e a raiva e a mágoa passem e as coisas mudes e a vida dê uma nova chance para a amizade que vcs tinham. Pode ser que não também… e vcs nunca mais voltem às boas… mas aí cada um toque a sua vida. Encarando as consequências e que essa perda nos sirva de lição para amizades e relacionamentos futuros.

Vou terminando este post por aqui, porque hoje eu tirei o dia para editar textos do novo livro. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Advertisements