Related image

Olá pessoas, beleza??? Eu ainda tô com dor nas costas, quando a gente é velho… vc tá um dia bem, daí vc no dia seguinte tá podre com alguma dor no corpo. A dor para aparecer é assim num piscar de olhos, para ir embora, são caixas de anti-inflamatório e horas de alongamento e bolsa de gelo e bolsa de água quente…

Bom, é isso… o verão chegou, o terrível verão… como eu detesto o verão… engraçado que quando eu era criança eu amava o verão. Quanto mais velha eu vou ficando, menos eu gosto do verão. Não é nada contra o verão em si… ma quando eu era criança, eu amava o verão porque ele significava apenas coisas boas para minha vida, eram férias… eu ia poder ficar brincando com meus primos o dia todo, curtindo o calorão do sol na cara enquanto a gente andava de bicicleta, jogava bola, brincava… minha mãe levava a gente no clube a gente ia na piscina. Então o verão era legal.

Hoje em dia o verão é só a estação que faz um calor do capeta, e eu tenho que ficar suando, toda desconfortável no trabalho, atendendo gente chata, e eu não posso largar tudo e ir para a piscina. E daí vc chega em casa… só quer tomar um banho e descansar, mas teu apartamento que fica de cara pro por do sol tá parecendo um forno e vc nem pode abrir muito as janelas por causa das baratas e de outros insetos que entram voando na sua casa… 

Minha mãe adorava o verão, adorava praia e tomar sol… a única coisa feliz que o verão me traz são as lembranças dela. Mas, ela amava muito o verão porque quando ela era criança ela era muito pobre e ela no inverno passava muito frio porque os meus avós não tinham grana para comprar roupas de inverno para eles… Minhas estações favoritas do ano são… Primavera e Outono… porque não são nem tão quentes, que vc fica morrendo em vida de tanto calor e nem tão frio que não dá pra sair de casa, não dá pra fazer nada. O Tempo ameno. Se eu pudesse eu viajaria para fugir do verão… tipo, agora no hemisfério norte é inverno… Mas, infelizmente eu não sou podre de rica para poder viver fugindo do verão eu tenho que ficar aqui.

Um causo engraçado com as estações do ano. Como eu moro na mesma casa há muitos anos eu sei que dependendo da época do ano o sol se alinha de formas diferentes nas janelas do apartamento. No verão por exemplo, eu acordo e abro a porta do meu quarto e fico instantâneamente cega porque o sol ele nasce bem de frente com a janela da cozinha e bate bem na porta do meu quarto.  E eu me lembro que uma vez, eu devia ter uns 15 ou 16, e minha mãe falou fecha um pouco a janela que o sol tá batendo na pia e eu coloquei a gelatina lá pra esfriar e desse jeito vai ferver de novo… eu fui e fechei e perguntei pra ela…

Vc já reparou que dependendo da época do ano o sol entra de forma diferente aqui em casa? Ela disse que não tinha reparado. E então eu comecei a mostrar para ela… Olha… é verão o sol nasce neste canto do céu nessa época, e a luz dele pega esse ângulo na janela… no inverno ele faz assim. E ela ficou me olhando com uma cara como quem diz: Nossa velho minha filha é estranha hahahahaha.

Eu sempre gostei de ler sobre astronomia… enquanto a maioria das meninas da minha idade tinham posteres de artistas nas paredes eu tinha mapas estrelares dos hemisférios sul e norte, eu gostava de estudar as constelações e tentar, no céu poluído de São Paulo encontrar as maiores constelações. Eu me lembro da primeira vez que eu vi a via láctea quando a gente viajou uma vez para o interior do Mato Grosso do Sul onde a minha mãe tinha família e pela primeira vez eu vi de verdade quantas estrelas tem no céu… em Sampa a gente olha pra cima mas não consegue ver muita coisa.

Se vcs moram em um lugar onde vcs consigam ver o horizonte, observem que o sol nasce e se põe em ângulos diferentes no céu dependendo da época do ano. Tem a ver com o ângulo de inclinação da terra, onde vc está… em que país, mais próximo ou mais distante do equador, dos polos… etc… se vcs quiserem saber mais detalhes procurem em sites de astronomia e de física que vcs vão ter todas as explicações científicas. Em Sampa é complicado ver o céu à noite, ver as estrelas por causa da poluição e o horizonte por causa dos prédios… geralmente é assim que eu vejo meus finais de tarde… o sol atrás dos prédios… Mas tirem um tempinho para olhar para o céu… é bacana… eu garanto.

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

Vou terminando este post por aqui. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Advertisements