Image result for diabetes

Fala terráqueos… tudo bom, tudo beleza? Espero que sim… Eu tô com preguiça, minha vontade é de fazer nada… eu não quero nem dormir. Porque tô com preguiça até de dormir, pode uma coisa dessas? Pode hahahahahaha. O que não pode é ficar de verdade sem fazer nada… pessoa tem que trabalhar, tem que ir para a academia, tem que fazer as coisas da vida. E apesar dessa preguiça gigantesca que habita meu ser… eu tenho conseguido fazer as coisas que eu tenho que fazer.

Aqui no blogue mesmo… vejam vcs… adivinhem quem conseguiu agendar 37 posts??? Pois é… eu mesma, esta que vos fala… Parabéns para mim e para a minha perseverança. Não é fácil… ainda mais no cansaço e na preguiça que eu ando. Tem que ter muita força de vontade para ir trabalhar, ir para a academia, tirar duas horas por dia para estudar, cozinhar todos os dias, ir no mercado, arrumar a casa… todos os dias isso quando tudo o que vc mais quer é apenas dormir, ou ficar sentada olhando para o nada… igual o jacaré na beira da lagoa tomando sol sabe? Eu já falei isso aqui mais de mil vezes… bora falar pela milésima primeira…

Por mais que eu deteste rotina (e eu detesto muito, vcs não tem noção do quanto), eu preciso manter a rotina. Eu podia… antes da diabetes, me dar ao luxo (ou me dar o luxo, eu nunca sei ao certo como usar esta expressão… gramáticos me ajudem) de não comer a cada três horas, pular refeições e o caramba… eu sei que isso não é saudável… mas vc só se preocupa com essas coisa (a maioria das pessoas tá… não todas) quando vc não tem mais saúde… enquanto vc tem vc tá pouco de lixando com isso.

Pelo menos eu era assim… Não que eu fosse completamente relapsa com a minha saúde… é que eu sempre tive outras preocupações, mais urgentes… como a saúde da minha mãe, dos meus irmãos… eu sofro de uma doença que se chama “colocar os problema dos outros na frente dos meus”… eu tenho me tratado dessa doença hahahaha mas… é difícil. É uma doença sem cura… seu cérebro diz para vc que por causa de algum senso se honra que vc nasceu com ele… que vc tem que fazer isso e tem que ajudar as pessoas e vc se ferra no processo. Mas se vc não fizer vc fica se sentindo culpado, pensando… ai eu podia ter feito isso e aquilo e blábláblá.

Mas… diretamente ao tema do post de hoje, ter um doença crônica como a diabetes… é trabalhoso. Primeira coisa como eu já falei… tem que ter rotina, não dá pra sair muito da rotina. Um dia… fora da rotina pode deixar vc de cama, por duas semanas (já aconteceu comigo). Vcs querem ver como é trabalhoso…

Primeiro começa com as consultas no médico e os exames, eu tenho que passar no médico Endócrino a cada três meses. Uma vez por ano pelo menos eu tenho que fazer um check up nos olhos e nos rins… que são órgãos que a diabetes prejudica se vc não tiver um controle certinho. Minha Vó paterna mesmo… nunca fez controle direito e agora por causa do Glaucoma ela ficou cega.

Depois vem os cuidados diários… Eu não posso dormir até tarde, porque eu tenho que tomar remédios em certos horários… e eu tenho que comer de três em três horas… Se eu fico dormindo demais, não acordo às seis da madrugada para tomar o remédio, tomar a insulina e tomar o café da manhã eu posse ter uma crise de hipoglicemia. Se eu como e volto pra cama… eu posso ter uma indigestão hahahahahahaha.

A alimentação é a pior parte, é a que dá mais trabalho e mais gastos… porque eu TENHO que comer a cada três horas, e eu não posso comer qualquer coisa. Tudo é integral, tudo sem açúcar… tudo muito caro. Eu gasto… por mês uns 500 reais no mínimo, com as coisas que eu tenho que comer… mais uns 350 com remédios. E fora gastar para caramba em grana eu gasto tempo… eu tenho que passar no mercado, uma vez a cada 15 dias pelo menos e depois pelo menos uma hora por dia arrumando o almoço, o jantar, o lanche, a marmita para levar para o trabalho. Felizmente hoje em dia existem milhares de opções de comida diet. Quando eu era criança era bem mais caro e bem mais limitadas as opções.

Mas, não é só isso… eu tenho que também cuidar, da pele, do cabelo, das unhas e principalmente dos pés. Eu já tinha, antes da diabetes, a pele seca… e tinha crises de dermatite atópica… visitas anuais ao dermatologista. Depois da diabetes simplesmente piorou… Porque a diabetes deixa a pele ainda mais seca né? Cabelo… meu cabelo caiu pra caramba, e minhas unhas estavam todas quebradiças… toma tia Shao tomar vitamina pro cabelo e pras unhas pra parar de ficar careca e parecendo as unhas do zé do caixão.

E os pés… joguem na internet imagens de pés diabéticos. Se as pessoas não cuidam e como cuidar eu digo, passar creme, cuidar das unhas… NÃO MACHUCAR DE JEITO NENHUM OS PÉS (ou qualquer parte do corpo – mas principalmente os pés). Não usar sapatos que apertam que ferem… (ou seja, mais gasto… tive que comprar uns sapatos fechados especiais para diabéticos e tênis com acolchoamento e amortecimento e ponta redonda). Porque qualquer corte, nos pés ou nas pernas… pode virar uma úlcera… uma ferida filha da mãe que não fecha (porque a cicatrização de quem tem diabetes é mais lenta… mais complicada) e pode levar à perda do membro… Minha vó teve que fazer enxerto numa perna… Então meu ritual diário deveria incluir (porque às vezes eu esqueço) passar creme hidratante nas pernas e nos pés e nos braços pelo menos… todos os dias depois do banho.

E eu tenho, problema com qualquer corte que eu faça no corpo… esses dias eu rasguei minha mão num prego… e eu já fiz curativo na hora. Mas, mesmo tendo esse cuidado… coisas que acontecem comigo… eu sempre tenho uma espécie de dermatite na cicatrização. A área em redor do machucado fica coçando e cheia de bolinhas e uma vez que a inflamação parou eu tenho que tratar essa dermatite em redor do machucado por uns dias.

Outra coisa que eu tenho que fazer… entre três e quatro vezes por semana… para perder peso e manter-me saudável é exercício… Eu não gosto de academia, eu odeio academia, mas eu tenho que fazer algum tipo de atividade física pelo menos três vezes por semana…  o que me toma um tempo do caraca… e é chato pra caraca, mas é OBRIGATÓRIO!!! É Mandatário… médico me mandou…

Como eu sou muito nerd eu tô sempre ligada nas tecnologias que prometem facilitar a vida de quem tem diabetes… eu até falei sobre o medidor de glicemia que não precisa furar o dedo diversas vezes por dia o Freestyle Libre (clique aqui para ler este post). E eu já ouvi falar em transplante de pâncreas… em recuperação do pâncreas com células tronco, em Insulina inalável… quem sabe, daqui uns anos não encontram mesmo a cura pra essa doença e eu posso sair dessa rotina árdua que eu tenho. Enquanto isso a gente tem que se adaptar e fazer o melhor possível.

Vou terminando este post por aqui… porque tá grande já, mas ainda não terminou ainda tem mais uns carros aqui pra falar hahahahaha… mas vai ficar para um próximo post… aguardem! Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

 

Anúncios