reportagem

E aí terráqueos, beleza??? Hoje foi um dia vitorioso até agora, consegui acordar cedo, trabalhei o dia todo, fui pra academia, consegui comer direito e a glicemia tá comportada. Cheguei em casa, tomei um banho, coloquei a roupa para lavar e estou escrevendo para as postagens do blogue até dar a hora de jantar e a máquina terminar de lavar a roupa e depois do jantar eu vou estudar um pouquinho até meus irmãos chegarem da faculdade e então eu vou dormir e amanhá começa tudo de novo. Ultimos dias de primavera, jájá verão tá ai entonces vamos aproveitar esses restinhos de frescor.

Tô escrevendo aqui para vcs e assistindo um pôr do sol lindo (deveras poluído verdade, porque vamos encarar, eu moro em São Paulo – mas podia ser pior, eu podia morar na China). E eu tô satisfeita. A gente tem que aproveitar dias assim sabe, porque eles são raros. Sempre acontece alguma merda no seu dia pra deixar a semana, ou o mês, ou seis meses da sua vida totalmente estrupiado. Então… bora aproveitar esse dia de calmaria.

Dei uma forçada no treino da academia hoje e não senti tanto quanto achei que sentiria tendo ficado parada mais de um mês, estamos na segunda semana de retorno às atividades físicas. Primeira semana eu senti mais… acho que semana que vem eu já retomei o ritmo que eu estava antes dessa parada não planejada. E vambora né??? Coisas da vida…

Mas, como sempre, nem era disso que eu queria falar… bora falar de outra coisa. Esses  dias eu tive consulta com a nutricionista (caramba, esqueci de novo de marcar Endocrinologista… aff… Ow amnésia do caramba!). E eu estava conversando com ela que é engraçado… como a gente vê nosso corpo, como outras pessoas veem, como os médicos veem e como varia de médico pra médico.

Geralmente comigo acontece assim, eu nunca fui magra. Quer dizer, eu fui… mas eu era muito doente na época eu nem era magra eu era esquelética porque eu vivia internada… mas isso não vem ao caso. Geralmente é assim… eu falo: Tô gorda. As pessoas falam, ahhh vc não é gorda! Vc é forte!!! Algumas pessoas falam isso para serem gentis, outras porque realmente tem uma percepção diferente de vc da que vc tem.

Eu sei que eu tô (e faz tempo, muito acima do peso). Eu ia comprar roupa e eu geralmente não achava nada, que me servia. Não achava a numeração. Então toda a vez que eu ia nessas lojas grandes C&A, Renner, etc a loja me falava, vc não é magra. Eu tenho 1,69m de altura e no momento eu estou pesando 88kg. De acordo com o cáculo do IMC eu tenho. Obesidade I.

Mas o IMC geralmente engana, porque meu biotipo não se enquadra nos padrões dos cálculos do IMC. Eu fiz um exame chamado Bioimpedância, que diz quanto desse peso é gordura, quanto é água, quanto é músculo, quanto é osso… etc, etc… Eu tenho muito músculo (graças a dez anos de Kung Fu e mais uns dois de Judô e uns cinco de Volley) e eu tenho ossos largos. Meu punho, por mais magra que eu esteja é bem largo, mesmo na minha época mais magra… (quando eu era doente esquelética e pesava 65kg) eu nunca consegui usar uma pulseira de relógio pequena, sempre teve que ser grande, eu sempre tenho que trocar a pulseira dos meus relógios por uma maior.

Daí minha última Endócrino ficava me atazanando para emagrecer, que meu peso ideal era entre 68 e 65 (de acordo com a tabela do IMC) e eu ficava pensando. Velho… é muito pouco para mim. Eu me lembro de uma época que eu tava magra pra caramba… seca mesmo… mas tava bem se saúde. Eu pesava 78kg. Seria meu peso ideal na minha cabeça (treze quilos a mais do que ela queria). Eu troquei de endócrino e ela me encaminhou para a nutricionista porque eu tava comendo errado e minha glicose tava doida de pedra. Daí ela me examinou e tal e disse: Olha… seu peso ideal, pela sua estrutura óssea e blábláblá… seria entre 75kg e 80kg.

Quando eu comecei a passar com ela eu já tinha conseguido perder bastante peso. Eu estava pesando 93kg, isso foi em abril desse ano. E por causa da diabetes, e da hipoglicemia (porque eu sou insulinodependente) eu não posso fazer uma dieta louca de cortar tudo que é carboidrato e proteína e ficar só na salada. Eu tenho que comer proteína, tenho que comer uma quantidade boa de carboidrato, tenho que comer a cada três horas. E por causa disso emagrecer é uma labuta… mas eu já consegui baixar de 93kg para 88kg. Devagarinho… um quilo e pouco por mês, tem mês que eu não perco nada, que eu apenas mantenho… Felizmente nenhuma vez eu engordei… Mas o mais importante para mim é o controle da glicemia, que tá super de boas desde que eu comecei fazer o acompanhamento com a nutricionista e a academia entre três e cinco vezes por semana.

Minha Nutricionista acha que se eu conseguir chegar nos oitenta, tá de bom tamanho… estamos mirando nos oitenta e se chegando aos oitenta eu achar que tá bom a gente nem mira nos 75 porque pode ser que 75 seja muito pouco, fique muito limítrofe por conta das descompensações da diabetes. Porque qualquer infecção que eu tenha, uma gripe forte, uma pneumonia… afeta a minha glicemia e eu posso… perder dez quilos num mês, como já me aconteceu. Então é bom ter uma reserva. E perder esse peso de pouquinho e manter o peso por um bom tempo é legal, é saudável.

Por que eu tô escrevendo este post sobre isso??? Alguém tá te chamando de gorda Shao? Não… muito pelo contrário… minhas amiga acham que eu preciso comprar roupas novas porque as minhas estão largas em mim (e elas tem razão porque umas calças minhas estão caindo hahahahahaha, eu tenho que amarrar as danadas porque senão é vexame na certa). Porque eu li uma matéria sobre uma modelo plus size reclamando de duas coisas, que ela sofre discriminação por ser muito magra para ser plus size. E também sofre discriminação porque não é magra o suficiente para ser uma modelo top tipo a Gisele Bundchen. E eu pensei… mas hein??? (cliquem aqui para ver a reportagem).

Mas eu entendo ela… pessoa vê aquela pessoa que tem uma obesidade mórbida, que atrapalha a pessoa até mesmo a se locomover e vê vc que tá acima do peso e pensa, ahhh vc não tá gorda, ser gorda é aquilo… mas vc também não é magra. Vontade de falar pra essa modelo, miga eu te entendo hahahahahahaha. Deviam criar uma nova categoria para enquadra gente que nem nóis miga… a Medium Size né? Pq vc não é gorda demais para ser plus nem magra para ser small … 

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

