E aí terráqueos, beleza??? Como vão vcs? Eu tô legal… com sono… porém legal. Shao vc tá sempre com sono. Sim, eu sei… vcs sabem… todo mundo sabe que eu vivo com sono. Novidade nenhuma nisso. E como vcs sabem também segunda-feira é um dia complicado. Vc relaxa no final de semana e perde aquele ritmo. E até a gente recuperar o ritmo é dureza e toda a semana é a mesma coisa. Semana que tem feriado no meio, um feriado bem na quarta-feira é ainda pior porque fica parecendo que tem duas segundas-feiras.

Ontem, domingo, meu pai e meu irmão resolveram ir ao cemitério… porque quarta-feira é dia de finados. Mas meu irmão trabalha e o cemitério vai estar lotado então meu pai quis ir ontem. Mas tá uma bagunça no cemitério. Quer dizer, aquele cemitério da Vila Formosa (o maior da América Latina, pasmem!) tá sempre uma bagunça (metade da minha família tá lá… sei não se a desorganização não tem lá alguma coisa a ver com meus parentes bagunceiros…). Mas este ano estava especialmente bagunçado… em véspera de Finados??? Geralmente uma semana antes desta data o pessoal da Funerária (que é um órgão municipal) faz um mutirão, mandam trocentas equipes para os cemitérios municipais ( não sei se vcs sabem, mas aqui no município de São Paulo enterro é coisa da Prefeitura e é um monopólio municipal ) para dar uma limpada, uma ajeitada para que quando as pessoas que forem levar flores para seus entes queridos encontrem tudo mais ou menos ajeitado. Este ano ao que parece a Secretaria da Funerária tá sem grana pra mandar limpar os cemitérios porque está especialmente badernada a coisa lá.

Mas, como sempre nem era disso que eu queria falar. Vamos falar se séries que eu assisto (ou assistia) que foram baseadas em livros e se são legais ou não e quem sabe num post futuro possamos falar de livros que eu gostaria que virassem série de TV beleza? Primeira série que eu vou falar é uma série que eu nem sabia que tinha livros, na verdade a série me apresentou aos livros chama-se “Legend of The Seeker”, infelizmente não passou no Brasil, infelizmente não fez muito sucesso nos EUA e a rede televisiva que produzia ela cancelou depois da segunda temporada. Elas foram baseadas na série de livros “The Sword of The Truth” que teve… se eu não me engano, apenas um volume (o primeiro) lançado no Brasil… e é uma saga longa, dezesseis livros se eu não me engano… eu li quase todos… estou terminando e foi uma pena, mas uma pena imensa eles não terem lançado os livros aqui no Brasil e uma pena maior ainda eles não terem nem dado continuidade à série lá nos EUA e nem lançarem ela aqui no Brasil. Eu ainda não terminei de ler os livros, então eu não sei como acaba (ainda) mas é bem bacana… eu recomendo pra caramba, ambos, a série e os livros. Mas com uma ressalva é para quem gosta mesmo de saga porque é uma saga muito longa, são muitos livros, muitas histórias. E se vc curtir os livros vc pode querer baixar a série… em diversos sites de download ela existe… caso contrário só se vc importar o Blu-ray (como eu fiz) para ter esta série em mãos.

Segunda e talvez mais famosa, até porque é o momento dela… “Game of Thrones” que é derivado da saga literária “Crônicas de Gelo e Fogo” do Martin. Eu comecei a ver essa série, vi a primeira e a segunda temporadas, depois me atrapalhei e não consegui continuar seguindo. Eu acho que vou esperar terminar para assistir tudo de uma tacada só como eu fiz com “Spartacus” e eu tenho todos os livros que foram lançados também, mas ainda não tive tempo de lê-los… sempre tem um outro livro que entra na lista e acaba passando a frente deles hahahahaha igual acontece com “O Senhor dos Anéis”. É uma série bacana??? É! Entretanto é dramática e pesada e eu tendo a levar mais tempo para assistir essas séries que tem muito drama, muita gente que morre… Eu ainda vou tirar um tempo para ler esses livros e terminar de ver a série. Ao que parece o que acontece na série televisiva e nos livros é semelhante mas não exatamente igual… o que é bacana na minha opinião. Vc acaba tendo dois finais para a mesma história e vc tem mais chance de gostar de pelo menos um deles hahahahaha.

Terceira e que também foi bem famosa no seu tempo, mas já terminou… “Dexter” a série sobre o Serial Killer mais amado de todos os tempos. Ela foi retirada do romance “Querido e Devotado Dexter”. Os livros foram lançados no Brasil e eu tenho todos eles mas ainda não tive tempo de lê-los. Novamente, eu conheci os livros depois da série, eu optei por não ler os livros junto com a série, eu queria primeiro ver a série e só então ler os livros porque a exemplo do anterior… parece-me que livros e séries tem finais diferentes também. Eu já terminei de ver a série… inclusive tenho todos os DVD’s em casa, é uma das minhas séries favoritas e eu já tenho os livros também só não li ainda mas… tá na lista hahahahahaha. Aliás minha lista de livros para ler está gigantesca.

Quarta série… foi produzida há pouco tempo, inteligentemente pela Netflix, para atrair o público mais jovem que é fã da série de livros. Baseados nos livros “Os Caçadores de Sombras”… (que eu já li uma boa parte) é uma série tipo a “Saga Crepúsculo”, para adolescentes, mas um pouquinho mais legal. Um pouquinho mais bem trabalhada. Claaaaro que tem aquela aura de Crepúsculo, mas a história é melhor… e os personagens são um pouco mais bem trabalhados. Mas é mais pra adolescentes mesmo, a juventude vai curtir mais que as pessoas de mais idade. Eu li os livros, porque eu ganhei os dois primeiros de presente e eu não sei começar a ler uma saga e não terminar, então eu comprei uns, ganhei outros e terminei de ler relativamente depressa porque é uma leitura bem light, fácil e fluída… não requer muito do cérebro… é bom para passar o tempo e desligar das coisas sérias e eu assisti a primeira temporada da série (que tá lá no Netflix para vcs) e é uma série bem fiel aos livros até agora, pode ser que não permaneça assim mas por enquanto tá bacana. Não sei se é algo que eu vá continuar acompanhando, não curti tanto assim a ponto de virar fã… e os atores são bem fraquinhos diga-se de passagem. Então até o momento (eu disse para mim mesma que não faria isso mas lá vai…) vale a pena ler os livros, ainda mais se vc tem filhos adolescentes… mas a série e meio méhhhh.

Quinta série… um Reboot… “Raízes” baseado no Romance “Negras Raízes” do autor Alex Haley… teve uma série de TV nos anos 80… e agora fizeram uma nova versão. Uma versão mesmo porque… eu assisti por cima o primeiro episódio e foi muito mais dramatizado, eles colocam coisas que não tem na versão original e nem no romance. Que diga-se de passagem é muito bom, e um dos meus livros favoritos, eu o li diversas vezes. A primeira versão televisiva foi bem fiel ao livro… essa de agora (eu não assisti todos os episódios ainda então não posso dizer com cem por cento de certeza) me parece que é mais distante da narrativa do romance. De qualquer forma é legal… eu gostei do primeiro episódio. Volto a falar mais dela mais adiante depois que eu terminar de ver toda série. São seis episódios somente… vou pegar um final de semana e ver tudo de uma tacada só. Sim, sou dessas… me julguem!!

Sexta série… é chamada de “Last Kingdom” que eu não vi ainda, anotei aqui nas séries que eu quero ver, mas não vi ainda… falta de tempo da porra porcaria… mas, é a vida. E essa série é baseada numa saga literária “As Crônicas Saxônicas” escrita por um dos meus autores favoritos, o Bernard Cornwell… e eu não vi a série ainda porque eu estou lendo o volume seis da saga… e eu quero terminar de ler os livros (que tem até agora… nove volumes… mas que promete continuar porque o autor não sabe quantos livros serão). Anyway, é uma saga muito bacana, não é tão bacana quanto outros livros do autor… a trilogia das “Crônicas de Arthur” são bem mais maneiras…(não tão maneiras quanto “As Brumas de Avalon”) mas a história da Grã-Bretanha contada do jeito do Cornwell é bem bacana. Eu recomendo muitíssimo os livros, a série não sei porque não vi ainda, mas quero ver ainda.

Mais duas séries… com a temática semelhante… as duas séries tratam da história do Rei Arthur, uma é mais focada no Merlin e se chama “Merlin”… uma série britânica muito maneira. E outra chamada “Camelot” mais focada no Reino de Camelot. São duas séries bem bacanas… não são baseadas num livro, ou em alguns livros específicos… mas ambas são baseadas na lenda do Rei Arthur… que tem diversos livros sobre… diversos filmes e o caramba, se vcs curtem o tema, assistam essas séries. “Merlin” terminou, teve um final… “Camelot” não teve final… a rede de TV que produzia cancelou ela então… não recomendo tanto porque é frustrante não ter final pra uma série…

Mais duas séries que também tratam mais ou menos do mesmo tema, mas tem abordagens diferentes. O tema das séries são… Histórias de Contos de Fadas… e eu gosto muito das duas séries… Uma delas é “Once Upon A Time” que tem uma abordagem mais romântica, meio que… o que aconteceria se os personagens de contos de fada viessem parar no mundo real por conta de uma maldição lançada pela Rainha Má da Branca de Neve. E a outra é “Grimm” que é mais ou menos assim, e se os monstros das histórias dos contos de fada fossem reais e os irmãos Grimm na verdade fossem caçadores de monstros e os seus descendentes de sangue herdassem dele certos poderes especiais para caçar esses monstros e esses seres vivessem escondidos entre nós. São duas das minhas séries preferidas, eu recomendo ambas para caramba. Ambas estão no sexto ano… entretanto Grimm vai terminar esse ano. Once eu acredito que não tem prazo pra acabar porque tá fazendo muito sucesso. Grimm também faz, nem tanto mas faz, entretanto parece que já esgotou os temas… e os autores acharam que é melhor fechar a série, fazer uma temporada final fechar a narrativa e beleza, ainda mais enquanto está no auge. Se vcs estiverem sem séries para ver e se interessarem por isso… eu recomendo essas duas séries, são bem legais.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao