https://i1.wp.com/www.sbie.com.br/wp-content/uploads/2016/01/1-Timidez.jpg

E aí terráqueos, beleza??? Como vão vcs? Beleza??? Claro que vcs estão maravilhosos porque vcs são maravilhosos. Shao, para de puxar o nosso saco. Tá bom… credo quanto mau humor. Vcs estão de TPM?? Eu to também, mas dessa vez a TPM não atacou meu mau humor ela atacou minha depressão. Fiquei deprimida, tanto que nem estou assistindo filme e serie de nenhum tema triste que e para não chorar. Estou escrevendo este post no tablet, então se estiverem faltando algumas acentuações não levem em consideração. Esse tecladinho do tablet e versão americana… complicado acentuar as palavras em língua portuguesa. 

Falando de teclado, comprei um mouse novo e um teclado novo para o meu computador velho, e estou esperando chegar… comprei pelo Kabum. Amo esse site, tem umas promoções ótimas. Comprei um mouse também. Desde que meu teclado e meu mouse da Dell ficaram gastos eu vira e mexe compro um mouse novo e nenhum deu certo ate agora. Comprei um da Logitech que o pessoa ta falando maravilhas, vamos ver se ele e bacana mesmo. Depois que eles chegarem e eu instalar eu falo para vcs se e bacana ou não. Fazer uma review. Faz tempo que eu não faço uma review de nada tecnológico né? Tem umas coisas que eu comprei… poucas porque a crise tá foda… e ainda não comentei aqui no blogue. Mas… devo comentar mais adiante. Aguardem!

Mas como sempre nem era disso que eu queria falar neste post, nem sei se vou conseguir atualizar este post porque eu estou em Carapicuíba na casa da minha vó e minha internet tá uma meleca. Mas vamos lá… eu queria falar sobre timidez. Pode ser que vcs não saibam, e certamente nem vão acreditar em mim já que eu sou tão expressiva aqui no blogue mas eu sou uma pessoa tímida. Eu já fui bem mais… daquelas de falar num tom de voz que ninguém ouve, tremer, ficar vermelha, não dar bom dia nem para pessoas conhecidas porque não queria incomodar. Eu era o cúmulo da timidez… isso ate meus quatorze anos. 

Quando eu percebi que a minha timidez me atrapalhava para caramba a fazer coisas que eu precisava fazer bem como as coisas que eu gostaria de fazer. Então, sem psicólogo sem nada eu resolvi que eu ia encarar as situações que me deixavam desconfortável. Porque a timidez e isso… vc tem que fazer uma coisa nova que vc nunca fez, vc tem que conhecer e lidar com natureza com situações que te deixam desconfortável… Então eu comecei aos poucos a fazer essas coisas. Sair sozinha, tomar a iniciativa numa conversa, fazer amigos. E aos poucos foi ficando mais fácil. 

Naqueles anos passados, eu nunca imaginaria que eu seria professora, que eu daria aulas, que eu trabalharia atendendo ao público onde todos os dias eu teria que conversar por oito horas direto com pessoas estranhas, desconhecidas. Mas a pessoa que e naturalmente tímida ela não supera essa timidez cem por cento nunca! 

Semana passada por exemplo, acabaram as minhas ferias e no meu primeiro dia de retorno em vez de eu voltar para o meu trabalho, para o meus setor eu tive que ir numa empresa, num lugar que eu nunca fui, com um monte de gente que eu nunca vi para fazer um curso que era obrigatório. A pessoa tímida dentro de mim ficou… ahhh que droga, pra que isso, não quero ir, me da uma apostila e eu leio e aprendo e tá tudo certo. Mas eu tinha que ir, então eu respirei fundo, contei ate dez e fui, fazendo de conta que eu não estava indo. HAHAHAHAHAHAHAHA. Sim, essa e a minha técnica. Toda a vez que a timidez quer me atacar eu conto mentalmente ate dez, respiro fundo e vou La e faço o que eu tenho que fazer… depois que passa, que termina eu penso… ahhh nem foi tão difícil assim. Mas antes de fazer aquilo vc fica numa ansiedade assustadora.

É um pouco o medo do desconhecido eu acho… que causa essa ansiedade. Mas a verdade verdadeira é que a timidez nunca sai de vc. Por mais que vc se esforce… no fundo no fundo vc vai sempre ser um tímido. E como é ser tímido? É ruim gente… vc deixa de fazer e de viver muita coisa, vc mesmo coloca barreiras e impedimentos que impedem de vc se divertir, de vc crescer profissionalmente e isso acaba sendo péssimo pra sua alto estima num nível louquíssimo, porque chega uma hora que vc se olha no espelho e se acha completamente incapaz e imprestável…

Uma timidez extrema pode mesmo levar a pessoa à uma depressão, uma síndrome do pânico. E existem diversas formas de vc combater a timidez, mas vc tem que querer sair das sombras confortáveis do não ser notado… Como eu disse a gente nunca sai totalmente. Ainda hoje eu gosto de ir numa academia onde o professor não fica ali falando e pegando no meu pé eu gosto de entrar, fazer meu exercício e vou embora… a mesma coisa na igreja. Se eu tiver que interagir… eu interajo de boa… mas a pessoa tímida em mim prefere não ter que interagir com as pessoas ainda mais com pessoas desconhecidas.

Então se vc é um tímido como eu já fui… não deixe essa sua timidez te impedir de fazer as coisas que vc tem vontade. Aquela vergonha insuportável não é tão insuportável assim… ela passa depois que vc consegue enfrentar e vencer o desafio de encarar os seus medos e ela é substituída por uma satisfação imensa. Vc pensa: Uau, eu consegui!!! E vai ficando cada vez mais fácil… até que um dia, vc quaaaase não se lembra mais de como era ser tão quieto, tão travado! e vc olha pra trás e vê quantas coisas legais vc viveu, quantas conquistas vc  alcançou porque colocou a timidez no bolso de trás da calça jeans e seguiu em frente.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao