E aí terráqueos, beleza??? Como vão vcs??? Eu tô legal… com cólica mas legal… Tirei o dia para cozinhar um pouco, lavar uma roupinha e assistir séries. Finalmente terminei de assistir a quinta temporada de Once Upon A Time… bora pra sexta e inédita temporada agora.

Vcs leram o post de ontem sobre escola e professores e coisa e tal? Pois é enquanto eu escrevia ontem eu me lembrei de um caso curioso que aconteceu comigo quando eu estava na terceira série do ensino fundamental ( eu não sei se a graduação é a mesma ainda, tanta coisa mudou na educação ). Eu sempre gostei muito de ler e minha mãe sempre me incentivou muito…

Mas, como leitora, eu sofro de um grande defeito. Não sei se vcs outros leitores tem o mesmo problema mas euzinha, tenho mania de ler a historia e ficar pensando, ahhhhh se eu fosse a escritora eu teria feito assim, assim, assim… e eu praticamente reescrevo a cena na minha cabeça. É um exercício interessante, cansativo, mas interessante. Então… toda a vez que eu estou lendo um livro de ficção (biografia não rola né gente?) são dois livros o que eu estou lendo e o que eu estou reescrevendo na minha cabeça.

Eu sei… pode soar presunçoso da minha parte… como se eu achasse que eu pudesse escrever melhor que os caras que eu estou lendo, que são famosos e ricos e vendem milhares de cópias hahahaha… não é isso na verdade, é só exercício mental mesmo. E eu sempre fui assim, desde criança. Então… vcs devem pensar. Nossa Shao vc devia arrasar nas aulas de redação então né? Na verdade não hahahahaahahaha.

Não sei se vcs se lembram das aulas de redação na escola, eu me lembro. Vc tinha que escrever sobre um tema que a professora te dava, raramente era tema livre. E mesmo quando era tema livre… o estilo da escrita não era… era um exercício de escrever controlado. E Redação geralmente é focado em vc aprender o que vc precisa saber para escrever uma redação perfeita para o Vestibular… não ensina vc escrever de verdade. Ser criativo e nem mesmo usar a linguagem da melhor forma possível.

Mas voltando ao caso da terceira série… eu e minha mania de querer mudar ou melhorar a história. Uma vez a professora passou uma tarefa para a sala toda, a tarefa era reescrever uma história que ela ia contar… então a professora sentou na mesa dela e leu uma história pra gente. Eu sinceramente não me lembro da história, me lembro que era uma narrativa cheia de detalhes de uma personagem feminina que viajava por diversos lugares. E no final quando ela terminou de contar a gente tinha que pegar uma folha do caderno e reescrever, com o máximo de detalhes possíveis o que a gente lembrava da história.

E eu é claro… tive um desempenho pífio. Eu me lembro que a professora pegou a minha redação e leu e disse assim para mim: Sua história não tem nada a ver com a história que eu li. E eu… do alto dos meus oito… nove anos de idade… disse para ela assim: Mas não ficou tão mais animada e emocionante o jeito que eu escrevi? Ela olhou para a minha cara e (ela não tava nada feliz) balançou a cabeça negativamente, como quem diz, o que eu fiz Jesus para merecer essa criatura abominável na minha aula? HAHAHAHHAHAHAHHAHA…

Então… nunca foi muito fácil ou muito legal para mim as aulas de redação. Atéeee a sexta série… quando eu tive uma professora de redação, daquelas que amavam ensinar, daquelas que não tolhiam a liberdade dos alunos e que achava um barato que o aluno tivesse ‘seu próprio estilo de escrita’. Que é mais ou menos o que eu faço nesse blogue maluco que eu mantenho online há mais de dez anos… então, a culpa é dessa minha professora de vcs hoje terem esse blogue aqui para perder umas horas.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao