Image result for discurso de ódio

E aí terráqueos, beleza??? Adivinhem quem é que não consegue deixar nem dez quinze posts agendados com antecedência mais??? Isso mesmo… euzinha. Eu tô dodói… verdade. Torcicolo ainda tá me incomodando, não tanto quanto estava antes, eu já tô tomando remédio faz uma semana e tem um restinho de dor nos músculos do trapézio… talvez eu tenha que procurar um ortopedista, tomar um remédio mais forte, fora isso tem os exames que eu tô fazendo que também são chatinhos.

Eu estou morrendo de preguiça, eu sei que eu preciso estudar e tal, mas estando meio dolorida não me dá vontade nenhuma de estudar nem de escrever. Minha vontade é ficar sem fazer nada literalmente por todos os dias das minhas férias. Mas vamos deixar a preguiça de lado um tantinho e vamos tentar escrever um pouquinho… pelo menos deixar dez posts agendados né? E amanhã vamos tentar deixar de ser preguiçosa e pegar os cadernos um pouquinho, estudar um pouquinho, tentar ler o texto que eu preciso pra fazer a prova e pelo menos tirar isso do caminho. Mas bora falar de outra coisa…

Estamos em época de eleição municipal… e em época de eleição e uma das épocas neste país que mais a gente ouve discurso de ódio. O que vem a ser entretanto discurso de ódio, a gente ouve muito esta expressão mas a gente sabe mesmo o que isso quer dizer???

De acordo com a Wikipédia… Discurso de ódio (tradução do inglês: hate speech) é, de forma genérica, qualquer ato de comunicação que inferiorize uma pessoa tendo por base características como raça, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual ou outro aspecto passível de discriminação. No direito, discurso de ódio é qualquer discurso, gesto ou conduta, escrita ou representada que seja proibida porque pode incitar violência ou ação discriminatória contra um grupo de pessoas ou porque ela ofende ou intimida um grupo de cidadãos. A lei pode tipificar as características que são passíveis de levar a discriminação, como raça, gênero, origem, nacionalidade, orientação sexual ou outra característica. Há consenso internacional acerca do fato de que discursos de ódio devem ser proibidos pela lei, e que essas proibições não ferem o princípio de liberdade de expressão. Os Estados Unidos são um dos poucos países no mundo desenvolvido que não consideram a proibição do discurso de ódio compatível com a liberdade de expressão.

Muita coisa pode se enquadrar nessa definição… e vai depender claro do ponto de vista. Exemplo, quem é de esquerda vai dizer que quem pratica discurso de ódio é o sujeito que é de direita e vice versa. Discurso de ódio em geral tem duas raízes bem definidas, a ignorância e a intolerância. Pessoas abundantes nesses dois sentimentos são bastante prósperas em disseminar esse tipo de discurso. Vc não pode ter uma opinião diferente que já é motivo se vc ser agredido verbalmente por isso. As pessoas simplesmente não entendem que elas podem discordar de vc sem que necessariamente elas tenham que te ofender para desmerecer o seu ponto de vista.

Então temos sempre dois extremos de um ponto de vista. Se vc concorda com um, vai ser atacado por um lado e vice versa. Agora se vc busca um meio termo e não toma partido de nenhum dos lados vc é atacado por ambos os extremos. E no meio dessa galera toda tem a polícia do politicamente correto que hora tá do lado de um, hora de outro e que adora ficar apontando o dedo em todas as direções.

Querem ver… um exemplo partindo de um caso que é antigo já, mas que dei muito o que falar, o caso da moça Transexual que se caracterizou como crucificada na Parada Gay e foi agredida. Eu ouvi coisas assim… Ahhhh mas se ela é ateia ela tem que respeitar a crença dos outros porque ela tinha que se caracterizar de Cristo? Por que ela tinha que escarnecer de Cristo daquela forma. E eu Ouvi também… Liberdade de expressão, ela tem todo o direito de se caracterizar como quiser para protestar. Ouvi também, ela fez para aparecer não para protestar nada. E mais… Ela tá representando dignamente o movimento LGBT… Viram? Depende do ponto de vista… Eu particularmente não me senti ofendida por ela se fantasiar de crucificada… e eu sou cristã… Eu também não achei que isso fosse muito um protesto efetivo. É polêmico sim… mas não chama a atenção para o assassinato de pessoas da comunidade LGBT.

Quer ver o que chamaria… um protesto, com uma cruz, para cada pessoa assassinada por ser Gay ou Transgênero. Uma passeata de luto. O que ela fez chamou mais atenção para ela mesma e criou-se uma situação antagônica com grupos extremistas religiosos do que realmente protestar efetivamente contra a violência sofrida pelas milhares de vítimas de homofobia dentro da comunidade LGBT brasileira.

Querem ver outro caso que a principio, aparentemente pode parecer que não tem relação nenhuma mas na verdade tem… O caso do fã maluco que atacou a Ana Hickman. O cara estava doente, desequilibrado… ele planejou tudo, ele invadiu o hotel, quase matou três pessoas. Mas acabou morto pelo cunhado da Ana Hickman que agora está respondendo por homicídio doloso. Eu fiquei estupefata mano… o cara invade o seu domicílio e vc dedendendo sua família responde homicídio doloso? O que esse delegado, esse promotor tem na cabeça eu me pergunto. Se isso não fosse ruim o bastante a opinião pública tá dividida… acredita que tem gente que tá falando que o cunhado da Ana Hickman foi covarde, exagerou, não precisava matar o rapaz, e que ele não vai pagar porque ele é rico.

Eu no lugar do cunhado dela teria certamente atirado mais vezes. Se eu estivesse no lugar da família do fã desequilibrado, eu estaria triste, certamente, mas estaria inconformada de não ter percebido a espiral de loucura na qual ele estava se desintegrando. Vejam bem, eu lamento pela morte do rapaz… ninguém deveria morrer de forma tão estúpida. Mas eu lamentaria muito mais se ele tivesse matado a apresentadora ou alguém da família dela… porque vamos e convenhamos, eles estavam lá no hotelzinho deles não fazendo mal a ninguém daí o cara vai lá, o cara leva a arma lá… e nosso sistema jurídico é tão torto que existe no ordenamento jurídico a possibilidade de o cunhado da apresentadora responder, ser julgado por homicídio doloso, ou seja, que ele matou com intenção de matar.

Daí vc tem essa situação que já é desagradável tem todo aquele monte de hater na Internet que se junta com a família do cara que morreu pra fazer ataques à apresentadora e à família dela, dizendo que o cunhado dela só vai se safar porque a família é rica e blablabla… Que o cara era pobre por isso estão acobertando o assassinato covarde e blablabla…

A verdade é que hoje em dia, nenhum assunto, nenhum tópico escapa de suscitar discurso de ódio, especialmente na Internet. Onde um monte de desocupado pode ficar horas e horas e horas lendo sobre as vidas dos outros e deixando de lado as suas vidinhas desinteressantes.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao