Image result for Waze

E aí terráqueos, beleza??? Minha primeira semana de férias está chegando ao fim, eu não fiz quase nada nesses dias a não ser ir ao médico, tomar remédios, esperar melhorar as dores musculares que me atacaram, fazer exames, repousar depois dos exames e me preocupar com o resultado dos exames. Ahhh e fui ao banco na segunda fazer o licenciamento do carro.

Eu teria que ter estudado, e escrito mais aqui e no outro blogue, mas primeiro eu estava com preguiça, depois eu estava desanimada, depois eu estava dolorida (ainda estou um pouco), Vou ficar mais uns dois dias de molho, repousando… até porque no domingo eu tenho que trabalhar o dia todo na eleição e eu não quero ter que trabalhar o dia todo com dor. E… semana que vem, na segunda eu retomo os estudos. Até porque eu tenho prazo até sexta que vem para fazer a prova da pós graduação, tô atrasada pra caramba nas aulas também… preciso começar assistir pelo menos…

Mas não era disso que eu queria falar hoje… (já sabemos Shao). Eu quero falar hoje de um aplicativo que eu já uso faz muito tempo. O Waze!!! Acho que a maioria das pessoas que é ligado em tecnologia conhece o Waze. Mas… para quem não sabe, o Waze é um app de GPS para celular.

Eu sou velha, eu me lembro de um tempo que a gente tinha que andar com um livro chamado Guia de Ruas no porta luvas do carro pra gente não se perder pela cidade. São Paulo, onde eu moro é um país gente… geralmente quem mora na Zona Leste conhece apenas a Zona Leste e nem sempre toda a Zona Leste… Depois a tecnologia foi evoluindo e surgiram os aparelhos de GPS. Que sofriam do terrível problema de que demoravam para caramba para atualizar e dava um trabalho do cão atualizar eles… e então, com o surgimento dos smartfones, foram surgindo os aplicativos com a função de GPS.

E em todos esses anos nessa indústria vital eu já testei diversos aplicativos do gênero e o Waze é o aplicativo que eu mais gostei. Ele tem diversas funções e eu não vou ficar descrevendo uma por uma delas, porque tem trocentos sites que já resenharam o aplicativo na Internet, se vcs jogarem no Google vcs podem ver. Eu vou falar apenas das coisas que eu mais gosto beleza??? A parte mais legal do Waze para mim é que ele é colaborativo, os usuários podem sempre informar em tempo real  o que está acontecendo, se eu estou indo para o trabalho posso informar o fluxo do trânsito, acidentes, buracos, toras alternativas. O que faz o aplicativo ser bem útil na hora de fugir dos lugares mais congestionados.

Para quem mora em São Paulo, chegar uns dez ou vinte minutos mais cedo em casa é muito legal. Todo Prefeito que entra em São Paulo meche no trânsito ou no transporte público de alguma forma todos eles acham que sabem qual o segredo para resolver tanto um como o outro e no final das contas sempre trazem mais problemas que soluções e a gente tem que se adaptar às mudanças. O prefeito atual o Haddad mexeu no trânsito e no transporte de uma tacada só fazendo obras de corredores de ônibus, meu caminho para casa e para o trabalho ficou uma bosta por causa das obras se eu quero fugir das obras tenho que fazer um caminho bem maior o que gasta mais combustível…

Mas São Paulo não tem mais lugar e nem horário para o trânsito estar todo parado. Entonces é sempre bom ter um aliado para driblar toda essa confusão que é São Paulo e ele funciona cerca de noventa por cento das vezes. Como toda tecnologia, Às vezes dá bug e tem lá seus defeitos mas ajuda pra caramba.

Como eu disse tem defeitos… uma das funções que o app tem e eu não curto muito é que tem notificações demais, mas isso vc pode desabilitar e deixar ele com um visual mais clean. Outra coisa chata que eu acho que os desenvolvedores deveriam remover porque é ilegal é que ele notifica os pontos onde tem policiais fazendo blitz. Isso é ruim porque pessoas mal intencionadas podem se beneficiar disso… bandidos, pessoas que bebem e dirigem, isso não é legal. Então eu confesso que toda vez que eu vejo uma notificação de blitz eu clico pra apagar para dizer que os policiais não estão lá.

Isso é algo tão sério que cogita-se até mesmo tirar o aplicativo do ar por conta dessa funcionalidade. O que seria uma pena porque de todos os aplicativos de trânsito que eu já usei o Waze é de longe o mais legal, o mais confiável e o mais simples de usar. Então bora remover isso galera e deixar o app dentro da legalidade para não perder um monte de usuários no Brasil.

Uma outra função legal que eu curto pra caramba e que eu descobri há pouco tempo é que dá pra vc integrar o aplicativo com o seu Google Agenda ou com a Agenda do IOS e quando vc marcar qualquer compromisso. Vc coloca o horário e o local e vc linka os dois aplicativos e o Waze avisa vc a que horas vc tem que sair de casa, analisando o trânsito do momento, para chegar no local onde vc tem o compromisso no horário que vc tem que chegar lá. Isso é super útil, especialmente para compromissos como exames, e consultas médicas. Meia hora ou quinze minutos antes de vc ter que sair para o local o Waze te avisa… saia às  X horas para chegar à tempo ao seu compromisso.

Então, é um aplicativo que eu curto pra caramba e que eu utilizo pra caramba e por conseguinte eu recomendo pra caramba pra vcs. Tem outros apps que eu tenho de back up, como o Google Maps por exemplo que tem uma função OffLine que o Waze não tem, e o Here que para estradas, viagens mais longas é bem bacana também, e tem o MapLink que é bem mais clean, mas bem menos colaborativo e menos confiável e mais pesado. Mas… quem sabe eu possa falar de cada um deles um pouco mais em outros posts, para tal entretanto eu tenho que usá-los mais e é dificil porque o Waze é meu favorito. Hahahahahaha.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Advertisements