E aí terráqueos, beleza??? Como vão as coisas, belezinha? Como de costume eu estou super, hiper, mega atrasada nas postagens. Aliás eu estou atrasada com tudo na vida. Um monte de coisa para fazer, para colocar em dia, e eu morrendo de gripe e morrendo de preguiça… Ontem e anteontem eu saí do trabalho fui direto para casa tomei um remédio para a gripe e capotei na cama… dormi a tarde toda. Não dormi direito entretanto por causa de falta de ar e tosse, mas… deu uma melhorada na gripe.

Porém, isso não me ajuda nem um pouco com as minhas coisas atrasadas, muito pelo contrário me atrasa mais ainda. Tentando aqui, usar um tempinho (bem pequenininho) livre que eu tenho para adiantar, escrever uns posts e diminuir os meus atrasos em várias áreas da vida.

Eu vivo na esperança de conseguir fazer o que eu tenho que fazer no final de semana, mas todo final de semana acontece um perrengue qualquer e eu não consigo ahahahahahaha. Eu sofro da maldição dos sábados, quem acompanha esse blogue há muito tempo sabe do que eu estou falando. Mas eu sou brasileira e não desisto nunca de ter esperanças que no próximo final de semana eu conseguirei cumprir minhas metas.

Aliás, neste final de semana que se aproxima eu PRECISO fazer as coisas que eu estou atrasada porque… prazo para finalização da Prova de Gramática se aproxima… Tenho até terça-feira.

Então agora chega de mimimi e bora pro tema do Post Shao? Bora… o post de hoje, como vcs devem ter lido o título, vai ser um pouco diferente. Eu vou listar aqui para vcs as minhas dez atrizes nacionais favoritas. E antes de mais nada deixa eu esclarecer que é só a minha opinião das atrizes brasileiras que eu considero como as mais talentosas ok??? Vocês tem todo o direito de discordar de mim, afinal eu nem sou especialista em nada hahahahaha. Não são as mais bonitas, não são as mais ricas… nem as mais premiadas… sãos que eu euzinha… tia Shao… acho que são as mais talentosas. E eu não vou colocar ordem tá? Tipo, qual está em primeiro lugar e qual está em último até porque são todas muito talentosas.

Então bora lá… eu vou começar da mais jovem para a mais senhora okay??? Então, a mais jovenzinha da galera é:

claudiaabreuCláudia Abreu – Já comecei bem né? Vc vai ler por aí e geralmente a descrição é sempre assim… “Uma das atrizes mais talentosa de sua geração”… Amigos, vamos e convenhamos, Cláudia Abreu é uma das atrizes mais talentosas ever, de qualquer geração, de qualquer país, de qualquer planeta. Eu não me lembro de ter assistido um trabalho dela sequer que ela tenha se saído mal, que ela não tenha se destacado. Que ela não tenha feito vc acreditar que aquele personagem era real. Se era a mocinha vc chorava com ela, se era a bandida vc queria matar ela apedrejada. Uma das minhas atrizes favoritas (Claro né Shao, tá na Lista! Aff) e mais uma daquelas atrizes que quando falam… ahhhh a Cláudia Abreu vai estar na novela tal, na série tal, no filme tal… eu com certeza vou ver só para ter o gostinho de ver ela dar show. É difícil até escolher um trabalho só dela, uma interpretação que faz com que aquele personagem seja meu personagem favorito, porque são tantos… mas vamos lá… Um deles, a Heloísa de “Anos Rebeldes”, a Luíza de “Guerra de Canudos” e claro a cachorra Laura em “Celebridade” merecem destaque!

ae

Adriana Esteves – Adriana é talentosa pra caramba e já cansou de demonstrar isso com seus diversos trabalhos. Entretanto Adriana já teve que enfrentar críticas pesadas ao seu trabalho e inclusive questionaram seu talento como atrizes. Láaaa no comecinho da carreira dela, ela explodiu na TV em “Renascer” ao lado de Antônio Fagundes e Marcos Palmeira que eram, na época, super galãs da Rede Glóbolis. Depois veio uma novela… se eu não me engano… na novela “Pedra sobre Pedra” ela pegou um papel não tão bom, não teve um desempenho tão bacana e foi escrachada pela crítica. Mas… ela não abaixou a cabeça e em “Torre de Babel” ela encarou a primeira vilã da carreira e deu a volta por cima, sendo aclamada por crítica e público e se estabelecendo como uma das atrizes mais talentosas do momento. Personagens favoritos… Sandrinha de “Torre de Babel”, Catarina de “O Cravo e a Rosa” e a Dalva de “Dalva e Eriberto”. Tem outros mas… esses foram o que eu mais curti!

malumaderMalu Mader – Outra atriz talentosa pra caramba, já foi considerada musa da TV já foi protagonista de novela das seis, das sete, das nove, de série e mini-série… Não me lembro de uma única vez ter visto uma crítica negativa à qualquer trabalho dela. Infelizmente para quem é fã dessa atriz como eu… Ela não faz tantos trabalhos na televisão. Agora ela está no ar interpretando um papel que originalmente foi da Fernanda Montenegro. Infelizmente essa novela passa num horário que eu não posso assistir. Ultimamente não tô podendo assistir novela nenhuma… tô sempre ocupada. Anyway, personagens favoritos dela são: Ester de “Força de Um Desejo”, a Ângela de “Labirinto” e a Maria Clara de “Celebridade”. Entre outros… foi complicado escolher apenas esses três.

gloriapiresGloria Pires – Maioria da galera mais jovem conhece a Glória Pires por causa dos Memes do Oscar do “Não Posso Opinar” hahahahahaha. Masss que é velhinha como eu conhece ela já há muito tempo por diversos trabalhos excelentes que ela fez. Ela raramente faz um personagem que não cai nas graças do público. Acho que a única vez que ela não se deu muito bem (que eu me lembre) foi em “O Rei Do Gado” – galera não curtiu o personagem dela, mas… eu acho que foi mais porque o personagem da Patrícia Pillar roubou a cena. Ou porque o personagem foi mal escrito, não sei… porque a Gloria geralmente dá show! Novamente, outra atriz que fica até complicado escolher apenas três personagens onde ela tenha arrebentado na interpretação, mas vamos lá… meu favoritos são: Ana Terra “O Tempo e o Vento”,  Maria Moura de “O Memorial de Maria Moura” (duas das minhas séries favoritas), Maria de Fátima de “Vale Tudo”. Entre tantos outros.

cassiakissCássia Kiss – Vamos chegando agora nas atrizes mais experientes, por conseguinte as que tem mais trabalhos na carreira, assim sendo fica cada vez mais difícil escolher os personagens principais. Bora lá… o trabalho da Cássia Kiss raramente me chamou a atenção. Eu nunca fui muito fã dela e nem acompanhei muito a carreira dela… Mas de vez em quando ela pega um personagem e faz algo extraordinário com ele que vc fica estarrecido. Eu pelo menos fico. Ela tem muita coisa na carreira, mas como muita coisa eu não vi, ficou mais fácil para mim escolher os três melhores personagens dela então vamos lá… Maria Marruá de “Pantanal” (nossa Shao essa é velha hein??? Sim, é velha, eu era criança quando eu assistia), a Ilka de “Fera Ferida” (mostrando a veia cômica) e Dulce de “Morde e Assopra” (que particularmente me fez chorar muito, porque eu me identifiquei muito com a história de vida da personagem que refletiu bem a história da minha vó e da minha mãe… – trabalho lindo dela e do Mestre Walcyr Carrasco!!!).


crisChristiane Torloni – Uma das minha atrizes favoritas ever. Eu ainda quero ir assistir uma peça de teatro que ela venha a estrelar. Ela fez Joana D’arc há alguns anos, mas eu não consegui ir assistir. Outra atriz que quando eu fico sabendo que ela vai participar de algum projeto eu assisto por causa dela hahahahaha. Ela está no ar agora com “Velho Chico” que eu não estou assistindo por falta de tempo. Mas ela é outra daquelas atrizes que mandam muito bem na comédia, no drama…etc. Se eu não me engano, apenas um personagem dela não foi bem recebido pela crítica e pelo público, foi em “Torre de Babel” onde o autor tentou escalar ela num par romântico gay com a Silvia Pfifer, mas a cula nem foi dela, nem da Silvia foi mais da sociedade que meio que rejeitou a ideia na época e o autor teve que matar a personagem dela para cessar os protestos contra a novela. Ela tem muitos, muitos trabalhos no curriculum e eu acompanhei quaaase todos porque sou fã dela, e eu acompanho a carreira dela desde 1986 quando eu era uma pirralha. Então foi muito muito difícil pra mim escolher apenas quatro hahahahahaha. Personagens Favoritos: Jô Penteado de “A Gata Comeu”, Dora de “Kananga do Japão”, a Dináh de “A Viagem” e as gêmeas Fernanda e Vivi de “Cara e Coroa”.

denise

Denise Del Vecchio – Uma atriz que não é tão conhecida. Ela geralmente não interpreta papéis de protagonistas. Ela tá sempre ali no centro da trama, eventualmente ela interpreta um personagem que está diretamente ligado à trama central… e ela geralmente rouba a cena. Uma puta atriz, tanto em drama como em comédia ela manda bem para caramba por isso está na lista, apesar de não ser tão famosa e festejada na mídia (uma puta sacanagem se me permitem) como as demais desta singela lista.Personagens favoritos: Bárbara de “Força de Um Desejo” (roubou a cena e se revelou no final a verdadeira vilã da história), Glória de “A Viagem”, Lia de “José do Egito”.

veraVera Holtz – Outra atriz que manda bem na comedia e no drama e sempre encara personagens forte, geralmente as mãezonas de família. Eu a sigo no Instagram e ela é extremamente bem humorada hahahhaha. E que infelizmente está sempre na periferia do sucesso como a atriz anterior.  Ela também sempre rouba a cena. Nunca, nunquinha da silva eu vi ela recebe ruma crítica negativa. Eu que adoro ela escolhi fácil meus três personagens favoritos. Miss Alice de  “Vamp” (uma das minhas novelas favoritas),  Mãe Cândida de “A Muralha” (outra das minhas séries favoritas), Madalena de “Bebê a Bordo” (outra novela que eu curti muito). 

evaEva Wilma – O que dizer de Eva Wilma???Não tem muita coisa a dizer, minha triz favorita ever… Se esta lista das melhores atrizes tivesse um primeiro lugar, ela seria a dona do primeiro lugar. Como eu já disse não porque ela seja mais talentosa que as outras damas da lista, mas simplesmente porque ela é minha triz favorita hahahahahaha. Eu acompanho, desde os anos oitenta a carreira dela, e ela é ótima em drama, em comédia… merecidamente protagonizou diversas novelas, séries, etc… Difícil escolher meus favoritos. Mas vamos lá… Joana de “Anos Rebeldes”, Marieta em “O Rei do Gado” (poucos capítulos mas mandou bem pra caramba),  Maria Altiva de “A Indomada” (vilãzona!), Teresa de “Pátria Minha” (protagonizou uma cena com Kadu Moliterno que é uma das melhores da TV brasileira), Dra Marta de “Mulher” (uma das melhores séries que a Globo já Produziu). Isso sem falar que ela fez as primeiras versões de “Mulheres de Areia” ela fez as gêmeas Ruth e Raquel (que depois quem pegou para fazer? A Glória Pires) e também a primeira versão de “A Viagem” onde ela interpretou a Dinah (que depois foi feita pela Cristiane Torloni). E ela também interpretou a personagem Jô Penteado em a primeira versão de “A Barba Azul” que virou depois “A Gata Comeu” que também foi interpretada pela Cristiane Torloni… Salve Eva Wilma, melhor atriz do mundo!

fernandonaFernanda Montenegro – O que dizer de Fernandona??? a Diva maior das atrizes do Brasil… da TV, do Teatro, do Cinema… ela é inegavelmente o talento em pessoa. Carreira tão longa que fica complicado escolher personagens favoritos dela. A mulher foi até indicada ao Oscar. Não ganhou infelizmente, porque ela merecia hein? Se Fernanda fosse norte americana certeza que ela seria maior que Katherine Hepburn (que foi indicada 12 vezes e ganhou 4), que Meryl Strip (que foi indicada 19 vezes e ganhou 3) ou Ingrid Bergman (que foi indicada 7 vezes e também levou 3). Meus personagens favoritos dela são esses… não deu pra escolher apenas três hahahahahaha. Foi difícil escolher só esses. Charlô de “Guerra dos Sexos”, Naná de “Cambalacho”, Jacutinga de “Renascer”, Compadecida “O Auto da Compadecida”, Madrasta “Hoje é Dia de Maria”.

Vou terminando este post por aqui espero que vcs tenham curtido, não se sintam irritados se a atriz favorita de vcs ficou de fora, pode ser que numa próxima lista ela esteja presente, algumas não estão porque eu não me lembrei, outras porque eu tive que preterir e colocar essas… mas certamente teremos uma nova lista do gênero em breve. Se eu tivesse mais tempo eu gostaria muito de fazer um post dedicado a cada atriz, são profissionais e mulheres valorosas que merecem a devida homenagem, mas me falta tempo… prometo pra vcs que conforme eu for me lembrando de mais nomes eu vou fazer uma nova lista…

Vou ficando por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao