outubrorosa

E aí terráqueos, beleza??? Começou Outubro… o mês das bruxas, porque Shao? Vcs devem estar se perguntando… por causa do Dia das Bruxas oras bolas! O famoso Halloween lá nos EUA. Mas… Outubro tem uma coisa mais importante que acontece todos os anos…

Outubro é o mês que mundialmente faz-se a campanha para a conscientização do Câncer de Mama. O Outubro Rosa surgiu nos EUA… nos anos 90. Para conscientizar a mulherada a fazer o auto exame, a fazer exames, fazer mamografia, descobrir o câncer mais cedo, porque se vc fizer os exames todos os anos, vc vai ter mais chances de se curar. Mas enfim… o objetivo da campanha do Outubro Rosa é o de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Minha mãe… apesar de já ter tido uma tia que faleceu devido ao câncer de mama, ela nunca fez exames anuais preventivos. Tá certo que na época que ela era jovem não tinha toda a informação que tem hoje, não se sabia tanto sobre a doença quanto se sabe hoje… E no final das contas minha mãe demorou muitos anos para descobrir que estava com a doença, o que diminuiu bastante a vida dela.

Eu faço todos os anos desde que eu tinha 20 anos, exame de Mamografia por conta do grande número de parentes próximos que tiveram ou tem a doença. Se não é o caso da sua família… Geralmente as mamografias os médicos pedem mamografias apenas após os quarenta anos de idade.

Não é um exame agradável de ser feito. Algumas mulheres ficam bem doloridas. Especialmente mulherada que tem mama menor ou mais densa. E toda vez que eu faço eu fico naquela tensão, ai meu Deus e se acharem alguma coisa em mim… eu já reclamei disso aqui noutros posts. Mas… seria covardia da minha parte não fazer os exames, e minha mãe foi uma mulher corajosa, que enfrentou esta doença terrível não uma mas duas vezes. E eu faço porque eu tenho certeza que era o que ela gostaria, que eu me cuidasse. Não adianta nada eu ir ao endocrinologista, fazer exames de sangue e comer direito e fazer exercício e não fazer os exames preventivos que eu sei que eu tenho que fazer porque na minha família existe grande tendência à esta terrível doença… 

Uns meses atrás pessoal começou com uma campanha, para mudar a foto do Facebook, colocar uma foto em preto e branco para conscientizar a luta contra o câncer. Mas tem jeito melhor de a gente fazer isso… e o jeito mais efetivo é fazendo os exames, passando com seu ginecologista pelo menos uma vez por ano.

Se vc tem algum parente que já teve câncer, qualquer tipo de câncer, por favor, não seja descuidado com a sua saúde, por favor, façam os exames. Se cuidem, existem muitas pessoas que amam vcs e para quem vcs fariam falta. Eu falo por experiência. Tem dias que eu sinto que o vazio que minha mãe deixou é tão grande que vai engolir o meu próprio ser… Então, vcs que tem suas famílias, pense neles… façam exames, se cuidem. E espalhem essa imagem do Outubro Rosa pelas redes sociais para o maior número de pessoas, especialmente mulheres, mães, filhas, tias, primas… para que elas também façam o mesmo.

Os índices de mortalidade do câncer de mama são muito altos ainda porque a maioria das pessoas não fazem exames preventivos. Não sejam assim, vamos espalhar essa ideia ok??? Compartilhe esse post nas redes sociais, e as imagens do outubro rosa, mudem a foto da capa, a foto do perfil. Bora lá…

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao