define-hipocrisia

Eu resolvi criar um tema aqui no blogue, eu tenho vários temas e eu posto eles fora de ordem e desorganizados mas whatever…  Eu já disse que eu gosto de estudar os significados das palavras e eu gosto da sonoridade de algumas palavras… e é disso que vamos falar nesses posts de… PALAVRA DO DIA… a primeira é… HIPOCRISIA.

Primeira vez que eu ouvi essa palavra foi na igreja. E eu me lembro de ter perguntado pra minha mãe o que era Hipocrisia. Minha mãe disse que Hipocrisia era fazer qualquer coisa para aparecer e não porque eles tinham no coração de verdade inclinação a fazer aquilo que esses eram os hipócritas… daí ela pegou o dicionário e leu para mim a definição de ambos… e eu aprendi uma terceira coisa, a usar o dicionário. Bora ver o significado de hipocrisia e hipócrita no dicionário online.

Hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, e exigir dos outros todas essas coisas que na realidade ele mesmo (o hipócrita) não possui.

O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos. A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normasmorais a um grupo, e para outro grupo, caberiam outras normas morais. Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada.

Uma pessoa hipócrita é aquela que finge ser o que não é, seja através de religião, virtudes, características, idéias, sentimentos, e etc. A pessoa hipócrita finge ter algo que não tem, seja para agradar aos outros, se aproximar de um determinado grupo, ou até mesmo para melhorar a sua própria auto-estima.

Um ato hipócrita é quando alguém critica uma atitude de alguém, quando ela faz exatamente a mesma coisa, ou até pior. O hipócrita nem pensa nesse fato, tudo que ele quer é estar em vantagem sobre outras pessoas. Outro exemplo de alguém hipócrita é aquele que tem vontade de fazer alguma coisa, e critica as pessoas que fazem, mesmo que ele queira, apenas para diminuir os outros.
(fonte  http://www.significados.com.br/hipocrisia/)

Ai Shao, porque vc tá falando disso quem é a pessoa hipócrita que ficou com hipocrisias para vc??? Conta o bafão miga!!! Ninguém em especial gente hahahahaha (e ao mesmo tempo tanta gente que a gente conhece né?). As coisas acontecem na vida da gente, as pessoas passam por ela… e situações surgem que faz a gente questionar muita coisa. Meus questionamentos sobre determinadas pessoas e situações acabaram desaguando em questionamentos sobre o significado em si da palavra (deve ser porque eu tenho lido umas coisas de linguística para a pós).

Todo mundo é meio hipócrita né? Ai, eu não Shao… é sim… todo mundo é meio hipócrita. Eu sou, tu és, ele é… nós somos, vós sois, eles são! Se vc parar para pensar, a falsidade é um tipo de hipocrisia. Vc finge ser legal, por alguma convenção social, ou porque vc quer que aquela pessoa goste de vc porque vc quer ou precisa de alguma coisa dela. Então neste momento vc está sendo hipócrita.

Eu acho que sou um pouco (mentira, eu sou muito mesmo) hipócrita, falsa, todos os dias. Eu trabalho atendendo ao público, e tem dias (como hoje) que eu não tô legal, que eu não quero ser simpática com as pessoas, mas eu me obrigo a ser educada e a atender bem os munícipes, porque é meu emprego e tal… se eu maltratar quem quer que seja simplesmente porque eu estou de mau humor eu perco meu emprego. Simples assim… Mesmo quando a pessoa é grossa com vc, vc tem que ser a educação em pessoa com ela mesmo que sua vontade seja enfiar um murro na cara do indivíduo. O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Todos nós… somos hipócritas!

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao