E aí terráqueos, beleza??? Vão começar as eleições novamente, eu já fui convocada inclusive para trabalhar de mesária… vou ser a presidente da sessão eleitoral, que alegria #Sóquenão e eu já começo ver a galera ficando agitada. Os artistas também em polvorosa e isso que nem é eleição para presidente, daqui dois anos quando forem as eleições para presidente, vai ser ainda pior, vai ser insuportável aturar a galera online.

Escrevam o que eu estou dizendo. E hoje eu queria falar dos artistas. Graças ao advento da Internet e outras tecnologias é fácil um artista hoje propagar suas crenças, suas opiniões políticas, seu apoio a este ou aquele candidato. Antigamente tinham os Showmicios, onde artistas eram pagos, para cantar na campanha de determinado artista e no final falar, votem no fulano, ele é bom… Isso foi proibido (o que eu acho muito bom), mas agora tem as redes sociais onde eles conseguem alcançar muito mais pessoas do que antes.

E alguns artistas são bem vocais em seus apoios a favor e contra o governo, a esquerda, a direita e blábláblá. E infelizmente nossa classe artística é em sua maioria (claro que há exceções) formada por pessoas bem ignorantes. Mas, eles tem milhares de fãs ainda mais ignorantes, pessoas que não tem nem acesso nem interesse em estudar e se informar. E as pessoas acabam votando neste ou naquele político porque o artista fulano ou sicrano disse que o cara era bom.

Então vc acha que artista não tem que expressar opinião e influenciar a massa? Não… muito pelo contrário. Eu acho que artista pode e deve ter opinião formada sobre o país, sobre política. E pode e deve também usar esse alcance que tem na massa de influenciar para bem uma mudança no país.

Mas as pessoas tem que formar as suas opiniões e concepções independente deste ou daquele artista. É absurdo vc pensar que existe gente que vota baseado no político ser bonitinho, no político prometer benefícios para determinada classe. Mas é ainda mais absurdo vc pensar que tem gente que vota em determinado político porque o líder da religião dele disse e porque um artista que ela curte está apoiando aquele indivíduo, ou aquele partido. Não é porque eu sou fã da música do cara ou dele como artista que eu vou votar como ele, concordar com tudo que ele pensa, com os ideais dele e tudo mais.

Artistas são nada mais que outros seres humanos e como seres humanos eles podem cometer erros como qualquer um. Raramente entretanto vemos um artista vir a público e falar: Olha eu me arrependo de ter apoiado este ou aquele candidato, ele prefere ficar em silêncio e não assumir que se enganou e que por tabela enganou um monte de gente que votou no cara porque ele influenciou a galera cabeça oca. Não é vergonhoso mudar de opinião, mas muitas vezes o orgulho não deixa a pessoa abaixar a cabeça e dizer… é eu errei me perdoem.

Eu coloquei duas imagens, no começo do post. De dois artistas que tem sua imagem diretamente ligada aos dois maiores partidos brasileiros. O Tico Santa Cruz e o PT e a Regina Duarte e o PSDB. Os dois partidos são corruptos (e qual não é né?) os dois roubaram a jogaram o Brasil no caos que se encontra. E os dois apoiaram esses partidos usando a sua fama, a sua imagem, o espeço na mídia que possuem e… mesmo já tendo sido escancarado os escândalos de corrupção e roubalheira em ambos os governos de ambos os partidos. Eles não voltam atrás e dizem ‘me enganei’ eles insistem e seguem defendendo pessoas comprovadamente corruptas e incompetentes.

Chega a dar vergonha alheia… a atitude de ambos. Se vc está cegamente seguindo uma ideologia, beleza… é até perdoável. Podemos falar isso do povo, dos ignorantes que acham que politico tal é o salvador por causa de tal programa social do qual ele é beneficiado. Cachorro não vai morder a mão que o alimenta. Mas esses dois artistas que tem condições financeiras razoáveis e acesso ao estudo, são pessoas esclarecidas. Eu me pergunto se a não aceitação do erro que cometeram ao emprestar suas imagens para certais ‘causas’ não passa de apenas ego, não querem baixar a cabeça e passar a vergonha de admitirem que estavam enganados.

Vou terminando este post por aqui. Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao