SONY DSC

E aí seres interplanetários… beleza? Eu continuo com sono… continuação do post de ontem do café tá? Eu não tomei café, eu não jantei, eu não vou tomar café… nem jantar… acho que vou fazer um sanduíche saudável para mim e tomar meu remédio, minha insulina e dormir depois que eu terminar esse post… está frio para um caralho caramba e tudo o que eu quero fazer é hibernar porque afinal de contas na outra vida (que eu não acredito que existiu)  eu era um urso e ursos hibernam no inverno…

Amanhã eu tenho retorno com a Nutricionista… perdi pouco peso esse mês apesar de ter ido bastante à academia, acho que preciso pegar mais pesado na malhação. Vamos ver mês que vem o que rola, mas tô feliz porque minha glicemia continua controladinha. E mais feliz ainda porque não tive tantos problemas de hipoglicemia. Só uma vez… porque eu fui malhar sem comer nada antes e comi pouca proteína no almoço então no meio da sessão de esteira eu tive uma crise de hipoglicemia.

Mas o  bacana foi que eu não passei mal, não suei frio e nem tive taquicardia nem tremedeiras, eu senti que tinha caído meu nível de açúcar no sangue, saí da esteira e fui até o vestiário, peguei uma garrafinha de 330 ml de suco de laranja  e tomei… esperei o açucar subir e voltei pra terminar minha série.

Depois do médico eu vou passar com o Carlucho no Shopping porque ele quer comprar antecipado os ingressos pro “Esquadrão Suicída”… e depois à noite bora na casa do Leleco e da Mayara encontrar com os amigos, mais uma celebração dos quarentão da tia Shao. Então… imaginem, amanhã eu acredito que não terei tempo de escrever, nem de estudar. Terei que deixar tudo isso para o domingo. Daí domingo terei que acordar cedo para ter tempo de fazer tudo o que eu tenho que fazer, lavar roupa, estudar escrever… nada de muito descanso para mim neste final de semana… triste isso para quem queria Hibernar hahahahahahaha.

Anyway, mas não é disso que eu quero falar neste post. Vamos discutir um tema polêmico??? Mais ou menos polêmico na verdade… porque as pessoas não falam muito sobre isso… a mídia não cobre muito isso. São Paulo é uma cidade imensa… vcs queridos leitores que não moram em Sampa e nunca vieram a Sampa não tem a noção de como aqui é grande. Nem mesmo a gente que mora aqui às vezes tem a completa noção da megalópole. Existem países que são menores que a cidade de São Paulo… e como toda megalópole, tem muita coisa errada acontecendo. Vamos falar de apenas um deles…

Galera tem mania de achar que só existe favela no Rio de Janeiro… tem muita favela em São Paulo, pelo menos uma favela em cada bairro… Não fica tão escancarado como no Rio de Janeiro porque São Paulo não é uma cidade turística. Pessoal vem pra cá mais para trabalhar, e tratar da saúde… ou… visitar parentes. E como todas as cidades do Brasil… temos problemas de moradia. Bora colocar uma coisa na cabeça… favelas existem porque existem problemas de moradia para a população. Ponto! Claro que não é o único motivo… mas eu não vou falar de favelas.

Vamos falar da situação das moradias… o que existe de casas e prédios abandonados na cidade de São Paulo. Houve estudos sobre isso já… se todos os imóveis abandonados fossem desapropriados haveria casa para todos os sem-teto da cidade. É gente pra caramba, é prédio pra caramba…

O que eu acho que deveria ser feito? Os imóveis deveriam ser desapropriados e depois divididos, vendidos… financiados… sei lá… para essas pessoas? Ou há que se respeitar a propriedade particular? A Constituição Brasileira fala da função social da propriedade… mas sei lá. Eu entendo os dois lados da moeda. Eu acho que deve ser respeitado o esforço do indivíduo, o trabalho duro das pessoas para constituir seu patrimônio. Mas ao mesmo tempo… o Estado tem que equilibrar as desigualdades, e auxiliar os mais carentes a terem condições a uma moradia digna… certo? Mas isso tudo é a teoria, é como diziam os meus professores na faculdade de Direito, o mundo do Dever Ser.

Na prática gente… é mais complicado. Entretanto… existem, que eu sei… inúmeros imóveis na cidade que estão abandonados, e com os impostos todos atrasados que os proprietários não pagam e tal… Eu já vi casos que os donos de prédios imensos devem tanto de IPTU que eles doam os imóveis para a Prefeitura só para se livrarem da dívida, tipo a dívida de IPTU chega a ser maior que o valor de venda do imóvel… porque não pegar esses imóveis e transformar em imóveis residenciais da COHAB ou da CDHU??? Parece que não existe mesmo interesse político de fazer isso… porque geralmente esse tipo de imóvel e imóvel de gente muito rica e poderosa e claaaaro que os políticos não querem causar desconforto com a classe economicamente dominante.

Euzinha, acho que isso deveria ser feito. Mas… quem terá coragem de fazer isso??? Qual político iria querer isso??? Tô trabalhando na Prefeiturolândia tem treze anos, nunca nenhum dos Prefeitos que eu vi passarem pelo poder sequer tocou nessa questão.

E esse problemas, casas abandonadas geram outros problemas. Como por exemplo… geralmente se acumula lixo, e entulho nessas casas o que acaba propiciando a proligeração da dengue e da Zika, que vem detonando o Brasil e causando tanta desgraça no país. Causa invasões por meliantes, que usam os locais para usar drogas, vender drogas e acaba aumentando a violência dos bairros… colocando as pessoas na mira de outros perigos. Mas… o problema que eu vejo, que é o mais grave e que é sempre deixado de lado pela mídia… é a criação da máfia dos Sem-Teto…

Vou citar um exemplo… alguns Prefeitos (não lembro quais, era acho que o Maluf e o Pitta) fizeram uma coisa chamada Cingapura, que era construir uns prédios habitacionais ao lado das favelas, daí eles financiavam a preço de custo quase esses imoveis populares para o pessoal da favela. A intenção era acabar com as favelas. Conseguiram isso??? Não… Por quê? Porque duas coisas acontecem quando um projeto desse é implementado, algumas pessoas aproveitam essa oportunidade para sair da favela entretanto o barraco que ele deixou de ocupar, vai ser ocupado por uma outra familia que estava numa situação pior… na rua muitas vezes. E a favela acaba não sain do daquele lugar. O que acontece é que apenas dobra a população da região, sobrecarregando hospitais, escolas e toda a infra estrutura local.

Outra coisa que acontece é… a alma podre de algumas pessoas, pessoa pega o apto do Cingapura… vende, em contrato de gaveta e continua morando na favela. Eu conheço uma senhora que já conseguiu quatro… isso mesmo… quatro apartamentos em quatro empreendimentos diferentes. Cada um ela deu pra um filho e ela continua morando na favela… Ahhh Shao, mas ela é mãe… ela faz isso porque quer o melhor para os filhos… Nope, todos os filhos dela estavam instalados nos aptos ela conseguiu um pra ela… vc pensa… ahhh agora ela vai… não, ela vendeu tb e voltou pra favela.

É inocência demais, ou idealismo demais acreditar que não existem pessoas que conhecem a lei melhor que qualquer advogado e já invade uma casa qualquer, um prédio qualquer já com o plano de tirar proveito se aproveitando as falhas na lei. Tem pessoas que invadem as casas, ou predios já levando mulher grávida e crianças porque sabem que é mais complicado uma reintegração de posse quando os invasores são aparentemente mais carentes que os donos do imóvel.

Mas vejam um caso que eu fiquei sabendo esta semana, um casal com uma grávida e mais duas crianças. Invadiram um imóvel no Anália Franco… uma casa que estava abandonada já fazia um tempo, mas um puta casarão que custa… brincando… um milhão e meio de reais.

Entretanto o dono do imóvel é um senhor aposentado que comprou diversos terrenos no local quando tudo lá era mato… e construiu essas casas para alugar para consultórios médicos ou dentários, para ter uma aposentadoriazinha melhor no futuro, porque ele se feriu e se aposentou por invalidez e ganha apenas um salário mínimo. Ou seja, com muito esforço ele conseguiu construir um pequeno patrimonio e ele depende do valor dos alugueis para sobreviver. Mas a crise tá foda, então a casa tá desalugada faz uma cara… e ele não tem grana para mandar reformar e tal…

No papel esse senhor é menos carente que a familia porque ele tem mais de um imóvel. Mas mano… na verdade, na real… são pessoas escoladas, que invadiram querendo depois de um tempo entrar com processo de usucapião e vender e voltar pra favela. Quer dizer… se o governo desapropria essa casa tá atendendo a função social do imóvel sim ou não??? Eu particularmente acho que não…

Agora… olha o naipe da galera que invadiu a casa;do senhorzinho… Pessoal tem grana pra tatuagens, piercings, iphones mas não pra comprar uma casa… preço médio de uma tatuagem em sp é entre 200 e 600 reais a sessão… dependendo do tamanho da sua tatuagem… fica fácil, fácil na casa de 2000 a 5000 reais. Vc acha mesmo que esse tipo de gente é coitadinho??? Que essa galera não teria condições de guardar uma grana e comprar uma casa??? Nesse caso… eu acho que o direito de propriedade deveria ser respeitado.

Nossa… post ficou imenso, vou ficando por aqui…Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao