size_810_16_9_abertura-olimpiadas

Fala terráqueos, beleza??? E as aberturas das Olimpíadas na sexta-feira hein??? Eu nem ia assistir, porque sinceramente aqui para vcs. Quando eu assisti o encerramento em Londres, com Marisa Monte dando aquele show… eu pensei caralho (oops, eu disse que ia parar com os palavrões) caramba isso pode significar que nossa abertura vai ser tão linda… ou pode ser uma puta (olha eu com os palavrões de novo) baita decepção. Com todas as notícias sobre obras atrasadas e defeitos aqui e ali eu pensei, aahhhh já era velho, a abertura vai ser aquela vergonha, vamos pagar micão pro mundo inteiro ver. O que é costumeiro né? Brasileiro tá até acostumado já. Tá tão acostumado que internalizou a síndrome de vira-latas. E mesmo a gente se esforçando para não ter síndrome de vira-latas e valorizar o nosso melhor (eu tenho, eu juro que tento…) a gente sofre dela sim. Já é parte integral da nossa cultura, achar que tudo lá fora é melhor.

Então, como vcs podem ver minhas expectativas para a Cerimônia de Abertura eram as piores. E o que eu vi mano… foi linda a abertura. Claro… nunca vai ser cem por cento perfeita, nunca todo mundo vai concordar com a escolha de alguns artistas, ou esportistas, vai falar que ficou faltando isso e aquilo, esse ou aquele outro fulano. Mas para quem esperava passar vergonha, eu fiquei embasbacada em ver como tudo foi tão bonito e não deixou a desejar para aberturas passadas.

E agora, sem criticar, e aproveitando para exorcizar a síndrome de vira-latas eu vou destacar (sim, estava tudo muito lindo, mas houve partes que eu achei mais lindas…) portanto vamos falar delas mais detalhadamente.  Primeira coisa que eu achei lindo… Paulinho da Viola cantando o Hino Nacional!!! Aí sim!!! Ficou lindo!!! Eu não sou fã do Paulinho, nem curto muito o estilo de música que ele toca e tal. Mas o talento do cara  é indiscutível. E a performance dele no violão e na voz acompanhado por um grupo de cordas… gente, foi lindo!

1729651743-paulinho-da-viola-foi-o-responsavel-por-cantar-o-hino-nacional-brasileiro-na-abertura-dos-jogos-do-r

Depois vieram os hologramas intercalados com as danças, apresentações diversas. Foi linda a parte da conquista (invasão, chamem como quiserem) dos portugueses, depois as diversas etnias que representam o nosso país tão misturado. Até ao ponto em que estamos com nossa metrópole de pedra, favelas e nossa cultura, nossa música. E eu achei bacana também eles terem destacado em toda a abertura, o povo brasileiro. Me perdoem se eu errar a ordem das coisas… mas então a coisa que se destacou… o vôo do 14Bis de Santos Dumont. Claro, que no Twitter e nas redes sociais mundiais os americanos tiveram que fazer mimimi por conta dos irmãos Writh e tal… Mas, o que esperar de uma cultura que acha que a capital do Brasil é Buenos Aires e que a gente fala espanhol né? GEografia e história dos americanos é bem focada no umbigo deles. Santos Dumont Inventou o avião amigos… aceitem que dói menos, os americanos inventaram o estilingue, vão estudar.

size_810_16_9_olimpiadas-rio (2)

Pegamos carona com ele e foi feito um tour pelo rio de janeiro… e então… aparece, ao som de Garota de Ipanema, Gisele Bundchen. Divando pelo estádio do Maracanã e a galera lá presente ovacionou a musa. Achei a sacada genial, afinal Gisele representa o ideal de beleza da atualidade e representa dignamente, competentemente a beleza brasileira lá fora. Sacada genial dos organizadores colocá-la lá.

size_810_16_9_olimpiadas-rio (1)

size_810_16_9_olimpiadas-rio

Depois veio a festa, as danças… veio a parte que eu não curti tanto com funk e tal. Amei ver a Elza Soares cantando lá… Vozeirão da porra do caramba essa mulher tem. Para quem não sabe, Elza Soares foi eleita pela BBC a voz do século tá??? Deixem de xingar a mulher de velha, feia e o caramba se vc não curte a música dela, beleza, seu direito. Mas respeite o talento dela. Eu particularmente não sou fã, mas respeito a litória dela na música e o talento que ela tem, e tudo que conquistou sendo mulher, pobre e negra! Síndrome de Vira-latas de novo colocar Elza pra baixo. Depois teve um dueto entre o Rap do D2 e o samba do Zeca pagodinho… não curti, mas de novo… é Rio de Janeiro, é Brasil, vc pode não gostar… mas não tem como negar! E então vieram os cantores de Funk… Ludmila e Anita… nisso eu acho que poderia ter entrado outras coisas como Ivete Sangalo por exemplo… apesar de Ivete representar mais o carnaval baiano, mas até então, Anita é paulista…. mas deixa pra lá, eu disse que não ia criticar hahahahaha.

Depois começaram a entrar os países, a parte burocrática da abertura, afinal olimpíadas é sobre esporte e esporte é sobre os esportistas.  E ficamos ansiosamente aguardando pelo Brasil, até que descobrimos que seríamos os últimos hahahahahaha. Mas beleza… Sobre uma coisa importante, as olimpíadas do Rio destacaram a necessidade de reflorestamento, e todos os atletas depois que entravam, plantavam uma sementinha e cada semente de árvore nativa será replantada e vai criar a floresta dos atletas. Espero que o COI curta essa ideia e mantenha essa tradição. E então veio a delegação brasileira por último, a maior da história. E a mais inexperiente… mas foda-se (olha a boca suja de novo) dane-se , é nóis Brasil!!! E detalhe, que foi meio que omitido pelas TV’s em geral, quem veio pedalando na frente da delegação brasileira foi a modelo transgênero Lea T. Muitas TV’s cortaram essa cena não deram destaque… preconceito talvez, ou talvez nem soubessem quem era a moça.

leaT

E quem veio trazendo a bandeira, uma mulher, escolhida por voto popular, a pentatleta Yane Marques, confesso que não votei nela, votei no Serginho Escadinha libero da seleção porque sou muito fã dele… Mas ele mandou bem, lindamente, animada… amei!

yane

Depois, amei ver o Guga entrando no estádio, achei que ele ia acender a pira, mas qual não foi meu deleite ao ver Vanderlei Cordeiro dos Santos acender o caldeirão!!! Merecido para caramba. Ele merecia aquele ouro em Athenas, mas… valeu Vanderlei, vc é o cara!!!

Vanderlei-Cordeiro-de-Lima

E que linda a escultura que cercava a pira!!! Um sol dourado… lindo!!!

size_810_16_9_olimpiadas-rio (3)

E no final das contas foi linda a abertura, aguardemos a cerimonia de encerramento, esperemos que seja tão bela quanto. E que essas olimpíadas sejam bacanas, sem tantas coisas erradas. Que sejam bem sucedidas. Como eu sempre digo aqui, o melhor do Brasil e o pior do Brasil é brasileiro.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao