frase-a-idade-nao-e-decisiva-o-que-e-decisivo-e-a-inflexibilidade-em-ver-as-realidades-da-vida-e-a-max-weber-108776

Fala terráqueos, beleza??? Eu tô legal… mais um sabadão em casa… lavando roupa e… eu devia estar estudando, mas… eu resolvi tirar a tarde ara ver séries porque eu mereço né? Eu tava cansada pra caramba ontem. Tanto que eu até tentei ficar acordada até tarde mas eu estava com uma dor nas costas terrível de ficar sentada na mesma posição horas a fio então eu tomei um banho quente, tomei um Flanax e fui deitar para passar a dor nas costas. Acordei beleza hoje e resolvi que ia dar um descanso para minhas costas.

Aproveitando um pouquinho a solidão… o silêncio… meus irmãos foram num churrasco com os amigos. Eu fui convidada mas eu ia me sentir muito velha no meio da galera. Eu já me sinto velha às vezes no meio dos meus amigos hahahahaha. Acho que ainda mais com os amigos dos meus irmãos… Eu não tenho muitos amigos da minha idade.

Amigos, é engraçado como fazemos amigos de diversas formas. Uma vez eu fiz amizade com uma menina que queria me bater na escola hahahahahaha. E também é engraçado como fazemos amizade com diversos tipos de pessoa. E pessoas muitas vezes tão diferentes de vc… com backgrounds diferentes, opiniões diferentes… diz a lenda que a cada ciclo de sete anos vc muda o grupo de amigos, e que se uma amizade durar mais que isto é capaz de durar para sempre. Todos os amigos que eu tenho na minha vida agora (todos aquele que eu considero amigos e eu sou muito afortunada em ter muitos amigos) são pessoas que eu conheço há mais de dez anos.

E os amigos são pessoas com quem temos elos e compartilhamos momentos da nossas vidas mas que levam vidas separadas da gente também. E mesmo que aquele seu amigo seja seu vizinho, ou trabalhe com você. Temos realidades diferentes, crenças diferentes, posições políticas diferentes, até gosto diferente por tipo de comida e vcs sempre discutem na hora de escolher o restaurante para fazer aquela reunião animada… e no final das contas escolhe a praça de alimentação de qualquer shopping porque só quer rever a galera.

Independentemente de todas essas diferenças e muitas vezes por causa delas, dessas diferentes realidades que cada um de nós e dos nossos amigos vivemos é que crescemos. Ser amigo se uma pessoa diferente de vc, que vivencia uma realidade totalmente diversa da sua faz a gente crescer como seres humanos. Eu aprendi muita coisa com meus amigos, os que mais coisas me ensinaram foram aqueles que eram bem diferentes de mim, mas apesar dessa diferença sempre me trataram com carinho, respeito e paciência. Não menosprezaram minha ignorância, nem desmereceram a minha opinião… respeitaram a minha realidade.

Respeito é a chave pra uma amizade durar para sempre. Você pode não concordar com seu amigo. Você pode até não entender a realidade dele, porque não é a sua, vc nunca esteve nas situações que ele já esteve. Mas se vc respeitar essa realidade e ele respeitar a sua também… sempre haverá uma troca e essa amizade tem tudo pra quebrar a barreira da lenda dos sete anos e durar para sempre.

Infelizmente nem sempre é o que acontece. Desde as últimas campanhas eleitorais eu perdi a conta de quantos ‘amigos’ eu perdi por conta de opinião política. Eu acredito naquela frase, acho que é de Maquiavel me perdoem se eu estiver enganada e for de outro autor, eu me perco nas referências às vezes, que diz: “Eu posso não concordar com o que vc diz, mas eu defendo até a morte o seu direito de dizê-lo.”

Não é isso que tem acontecido na vida Real, nem nas redes sociais… Depois do último episódio político malfadado… o embate entre Bolsonaro e Jean Willys. Vi diversas pessoas postando, se vc segue Bolsonaro me retire da sua lista de amigos, se vc segue Jean Willys me retire da sua lista de amigos. Onde fica o respeito à opinião do amiguinho gente? Então é proibido pensar diferente de vc??? Independentemente se o cara de direita acha que o Jean Willys é comunista e gayzista, e se o cara da esquerda acha que o o Bolsonaro é fascista e a favor da tortura. A pessoa não tem direito à própria opinião? Por mais idiota que vc ache que seja essa opinião … o ser humano tem direito de ser idiota se ele quiser, não tem??? Tem uma música do Depeche Mode que se chama “Walking on My Shoes” – “Antes de vc chegar a qualquer conclusão… tente se colocar no meu lugar”. As pessoas deveriam fazer isso mais vezes.

Se investirem na realidade das pessoas que elas não entendem. Que tem opiniões e realidades diferentes das daquelas que elas estão julgando. Abaixo o video pra vcs curtirem a letra.

E eu vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao