jogos-vorazes-para-matéria

Fala terráqueos, beleza??? Pensa numa pessoa que dormiu até uma hora da tarde hoje??? Pois é… essa pessoa fui eu… HAHAHAHAHHAHAA. Frio pra caramba de manhã. Domingão de feriado então eu falei pra minha dor nas costas… vc se aquieta porque eu estou morrendo de sono, eu tô cansada, tá frio e eu vou ficar hoje a manhã toda na minha cama certo? Estamos combinadas? E assim foi…

Sim crianças, chega uma hora que vc não consegue mais cometer esses absurdos de ficar dormindo até tarde. Vc fica com dor no corpo de ficar deitado mais de oito horas na cama. O que é triste para uma pessoa como eu que adora hibernar no inverno. Mas não é nada disso que eu quero falar hoje, bora partir pro assunto do port porque hoje eu tenho que escrever quatro posts, depois tenho mais uma horas de estudo pela frente então bora lá.

Eu vou comentar hoje sobre a saga Jogos Vorazes, os filmes… os livros claro, são bem melhores que os filmes… mas, de todas as sagas literárias que foram adaptadas para o cinema essa foi a que ficou mais próxima dos livros. A direção dos filmes foi bem bacana, encontraram uns atores muito talentosos e carismáticos especialmente o casal de protagonistas… então bora fazer um resumão dos quatro filmes neste post… vai ficar comprido… se vcs quiserem ir embora eu entendo… hahahahaha. Vão logo antes que se arrependam!

JV1

Primeiro filme… “Jogos Vorazes”. Esse primeiro filme, como o primeiro livro tem como função apresentar a realidade de um mundo futurístico onde o país mais poderoso do mundo os Estados Unidos se tornou opressor do seu povo numa espécie de Ditadura onde só os cidadãos da Capital, onde tem a galera rica são paparicados enquanto os demais são explorados. Não só isso… todos os anos o governo da Capital pega duas crianças ou jovens de cada um dos 12 distritos e colocam-nos numa arena para se enfrentar até a morte e só um pode ser o vencedor. Ao vencedor… aparentemente, fama e riqueza além da vida. Aos demais… a morte.

Uma coisa bacana desse filme é justamente o título, em inglês… a tradução di título para o português ficou até interessante, mas em inglês é bem bacana porque se chama “Hunger Games” e é bacana porque quando vc lê o livro ou vê o filme vc vê que todas as pessoas dos distritos estão sempre morrendo de fome, então eles pegam os famintos e colocam para se enfrentar até a morte.

É o filme mais fiel ao livro de toda a saga. E ele serve apenas para apresentar essa realidade e para apresentar os protagonistas e colocá-los como heróis de diante da audiência. É o filme que faz com que vcs se apaixone por Katniss e Peeta dois jovens colocados numa situação horrorosa contra a própria vontade e tem que se adaptar. Minha parte favorita do filme é o final… quando Katniss e Peeta levam a melhor para cima do governo e por causa disso ateiam fogo no país… criam a faísca da revolução.

JV2

Segundo filme… “Jogos Vorazes – Em Chamas”  – Em chamas porque a vitória de Katniss e Peeta gerou a fagulha da revolução. Novamente o título do livro em inglês é “Catching Fire” que é uma expressão que quer dizer que o fogo está se espalhando. Peeta e Katniss descobrem que a vitória não os libertam do controle do governo, que o trabalho deles é servir como distração para o povo para que ninguém perceba que o país está em revolução. E que todos os vencedores são bonecos e objetos de distração do governo para manipular o povo. Peeta que se apaixonou de verdade por Katniss fica decepcionado pois acredita que seus sentimentos não são correspondidos e que ela apenas posa de apaixonada por ele para proteger a família de um possível ataque do Presidente.

E diante da rebelião dos vencedores da última versão dos jogos a capital decide mostrar para todos que nem mesmo os vencedores estão acima do seu poder e resolve que nos próximos jogos os escolhidos devem ser sorteados dos vencedores ainda vivos. Por conta disso a revolução se espalha mais ainda, os vencedores se unem para proteger Katniss que mesmo sem querer acaba se tornando o símbolo da Rebelião e vai ter que decidir se quer ser o Tordo símbolo da revolução e se seus sentimentos por Peeta são fingimento ou são reais. 

JV3

Terceiro filme… “Jogos Votazes – A Esperança (Parte 1)” – Primeiramente o título… em inglês é “The Mockingjay” que quer dizer “O Tordo” que é o pássaro símbolo da rebelião, símbolo de Katniss. Para o português tanto o livro quanto o filme foram traduzidos para “A Esperança”… nada a ver entretanto tudo a ver… porque o símbolo dá esperanças para o povo.

No final do último filme todos se reúnem para salvar Katniss porque ela é o Tordo, enquanto Peeta permanece como refém da Capital. Os rebeldes querem usar a imagem dela para fazer o povo se unir contra a capital. Da mesma forma que a capital queria usar a imagem dela para aplacar a revolução. Katniss se vê no meio dessa disputa política sem querer e ao que parece ela e um outro vencedor que fugiu da arena do combate Finick são os únicos que se preocupam com o resgate de Peeta e Annie. Katniss tenta se adaptar a nova realidade de soldado e o preço dela para que ela interprete o papel de tordo para os líderes rebeldes é a libertação de Peeta. Mas, mal sabe ela que a capital fez uma lavagem cerebral em seu amado… para que quando eles se encontrassem novamente ele achasse que ela era o inimigo.

JV4

Quarto Filme…”Jogos Votazes – A Esperança (Parte 2)” – Filme um termina num cliffhanger… (eu detesto cliffhangers). Peeta é resgatado e quando Katniss vai vê-lo ele tenta… e quase consegue matá-lo. Então o plano da capital fica claro. Peeta foi transformado numa arma. Ele não é mais o mesmo rapaz. E durante esse filme… Katniss vai assumir o papel de tordo, de verdade e não apenas o de boneco da revolução. Ela toma a frente de uma missão suicida para destruir o Presidente Snow e a capital e se vingar por eles terem destruído o Distrito 12 e acabado com a mente de Peeta.

E no meio dessa bagunça toda… ela ainda vai tentar recuperar Peeta fazer ele ser novamente o rapaz por quem ela se apaixonou durante as duas edições dos Jogos Vorazes. O final é feliz, mas também coisas tristes acontecem mas, são filmes bem bacanas. Vale a pena vc pegar todos os quatro filmes e fazer uma maratona de Jogos Vorazes.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao