Etiquetas

, , , , ,

naolimite

E aí terráqueos??? Beleza??? Vcs estão preparados??? Se preparem que é um post gigantesco… Tá feia a coisa do Limite da internet né? Todo mundo morrendo de medo de ficar sem sua Netflix, sem seus jogos online e tantas outras coisas. Eu, por hora não estou preocupada porque minha operadora a Live Tim (Eu ainda tenho a NET aqui em casa, mas agora eu estou usando a Live Tim agora mesmo preço, R$99,90 por 50 Mega de Velocidade de Download e até 35 Megas de UPLOAD) disse que não vai impor limite. Eles estão aproveitando o momento e fazendo o marketing deles… Mas, muita gente vai se prejudicar, muita gente que trabalha com internet, que precisa da internet para trabalhar.

Então eu resolvi falar sobre o assunto… eu vejo muita gente protestando mas pouca gente orientando a galera o que eu devo fazer para combater esse absurdo. O que fazer tia Shao? Por hora… usar a própria internet para pressionar as empresas e os nossos governantes e tantos outros órgãos de defesa do consumidor a fazerem o mesmo.

Até mesmo porque… deixemos de lado as diversões que a internet nos proporciona e pensemos no que de útil nós fazemos nela e que não poderemos fazer caso a gente se empolgue e assista uma temporada toda de uma série no Netflix e acabe nossa franquia… A gente, paga conta no internet banking, a gente compra coisas em lojas online, a gente lê notícias, consulta um milhão de coisas, faz pesquisa para trabalho de escola/faculdade, atualiza os apps e os sistema operacional dos celulares e tablets… isso o cidadão comum.

Agora pensa a pessoa que trabalha com internet. Por exemplo… um técnico de informática, o cara vai formatar um PC e o dono do PC não tem mais driver nenhum, ele tem que baixar tudo da Internet. Ou ele tem que fazer back up de tudo que ele tem na Nuvem e ele paga para ter esse banco de dados na nuvem com trocentos terabytes de espaço, mas ele não vai poder porque vai ter limite. E os youtubers??? Que mandam videos em HD pro YouTube… aqueles que vcs morrem de rir assistindo. E o pessoal que é gerente de mídia social do seu artista favorito??? Como ele vai mandar a música com boa qualidade pra ela ficar lá bonitinha no Spotify??? Ou seja, afeta uma série de coisas. Até mesmo o Judiciário… que faz interrogatórios e julgamentos por videoconferência pode ficar prejudicado.

Ahhhhh Shao, mas esse povo é empresa, vão haver outros pacotes para empresa… Sim, pode até ser que as grandes empresas não sofram mas e as pequenas empresas??? E os profissionais autônomos que trabalham com internet apenas prestando serviços??? Tá beleza Shao… entendi (entendeu mesmo??? Olha lá hein!!). O que a gente pode fazer para impedir isso?? No Brasil existem poucas empresas que prestam esses serviços se compararmos o país com países de primeiro mundo como Canadá, Suécia, Estados Unidos…

Não existe concorrência e por isso que tá essa merda. E não existe concorrência porque por sua vez não existe infra-estrutura que por sua vez não existe porque existe corrupção pra caralho… quanto será que custa de propina para uma empresa passar um quilômetro de cabo ou de fibra ótica na sua rua??? Hum??? Aposto que com a grana que eles pagam de propina pra passar 1000 quilômetros de cabo em São Paulo, Brasília ou Rio de Janeiro dava pra cabear todo o Brasil e ainda acabar com a seca do Nordeste.

Antes de dizer o que podemos fazer deixa eu mostrar pra vcs como é agora. Eu pago… 99,90 por 30 Mega de velocidade de download (e pífios 3 Mega de Upload) na NET (sim eu ainda pago, apesar de que eu agora não uso mais, essa internet tá direcionada pra outra coisa mas eu vou falar disso noutro post… aguardem) e minha franquia é de 100GB é muito pouco galera… e eu nem sou Heavy User… eu não faço muito upload de conteúdo pra internet… veja abaixo o meu consumo dos últimos doze meses.

limite da InternetEm cinco meses eu estourei minha franquia… Eu suponho que foi porque foram nesses meses que eu baixei jogos na Playstation Network pro meu irmão e ele jogou online e baixou patches  e DLC’s pros jogos. Mas não tem como eu ter certeza disso… Como é medido esse consumo? Como eu posso ter certeza que realmente foi isso que eu usei??? Não existe uma ferramente pra eu medir aqui de casa, eu tenho que confiar na empresa??? Mas se vcs repararem teve meses que eu fiquei bem abaixo do consumo também… que eu… novamente suponho foram meses em que meu uso de dados foi normal, que eu uso a internet pra ver filme no Netflix, ver Youtube, baixar alguns arquivos, ouvir música…

Só que até então a NET não cortava o serviço ela apenas dava uma diminuída na velocidade. Era coisa pouca que nunca incomodou. Eles não cortava pra velocidade de internet discada… mas, a qualidade caia bastante e a gente tinha que esperar o mês seguinte se quiséssemos fazer um download mais pesado.

Agora, eu mesmo não sendo heavy user extrapolei o limite cinco vezes no ano… Imaginem um gamer, que ganha a vida, testando e jogando online??? Imaginem se eles cortassem a minha internet nesses meses que eu baixei 234GB bem mais que o dobro da minha franquia. Quanto eu ia ter que pagar nessa meleca.

Eu não sou totalmente contra a franquia… mas que seja assim então, eu pago caro, 100 reais para tem 100GB de franquia, então eu pago um real por cada GB certo??? Vcs querem cobrar franquia como conta de luz e de água, beleza, então se eu não usar a minha franquia toda no mês eu quero desconto… Teve um mês aí em cima que eu gastei 2 Gibabytes, quero pagar só R$2,00 beleza??? Ahhhh não mas o pacote que foi contratado era de 100GB estava disponível pra vc… a luz e a água também amigos mas eu não usei eu não pago… inclusive, se me cobrarem… Código de Defesa do Consumidor neles.

Agora… eu tenho uma quantidade até que bacana de internet… a grande maioria dos Brasileiros, tem uma média de 2 Mega de Velocidade… eu não faço ideia de quanto eles tem de velocidade de upload. Deve ser velocidade dos anos noventa, de internet discada. E essa galera que tem essa velocidade deve ter um limite bem menor de franquia… quando muito 10 a 30 Giga de franquia. Esse povo vai ter que voltar pra TV Aberta.

O problema com a tecnologia é que pouca coisa é regulamentada… a lei é aplicada por analogia, tanto que o Ministério que toma conta da Internet é o das Telecomunicações. Se até o nome do Ministério tá atrasado imagina as leis. São aplicadas leis de consumo e leis de telefonia para a internet. Precisamos mesmo é de uma série de Leis que Regulamentem as vida online das pessoas… isso sim, mas isso fica para outro post também.

E pra ajudar a cagar na história toda o Presidente da Anatel, ficou do lado das operadoras de telefonia nesse auê todo. Ele disse que é uma tendência mundial e que a Internet no Brasil era ruim porque os gamers consumiam muita banda larga… que ia ter limite sim. Todo mundo ficou puto claro… primeiro, que é ruim por conta do que eu já falei lá nos parágrafos anteriores, infra-estrutura e tal. E segundo… Como assim meu amigo??? Como assim a culpa é dos gamers? Me faz questionar se esse tiozinho não tá levando uma graninha das Teleoperadoras… A porra da Anatel deveria fiscalizar essas empresas e defender o interesse dos cidadãos. É uma agência governamental reguladora… Tem que regulamentar amiguinhos!!!

Não tem como comparar o serviço bosta que temos no Brasil com o de outros países… se as empresas querem seguir a “tendência mundial” então abaixa o valor que lá fora é cerca de seis por cento do salário mínimo de lá,  aumenta a qualidade porque lá fora a qualidade é infinitamente superior, aumenta a franquia que lá fora é gigantesca também e abre para empresas de fora virem e aumentar a concorrência. Aí beleza… 

Eu nem vou entrar na questão conspiratórias que dizem que só as operadoras que também oferecem TV a Cabo estão nessa porque querem ferrar o YouTube e a Netflix porque eles estão perdendo audiência. Eu já falei disso aqui e é raro eu assistir TV a Cabo… mesmo eu tendo. Eu assisto mais streaming mesmo. Porque no streaming vc faz a sua programação. Enquanto as operadoras de Tv A Cabo não perceberem isso que tem que investir em qualidade e dar opções para os telespectadores, eles estão fadados a serem esquecidos… como as… rádio novelas, que foram substituídas pelas telenovelas.

Então o que fazer??? Para começo de assunto bora assinar a petição da AVAZ clicando aqui… para que Ministério Público, Órgãos de Defesa do Consumidor vejam que estamos insatisfeitos e tomem frente da coisa. Já está acontecendo a OAB já se pronunciou contra isso também (clique aqui para ler). Quando eu estava escrevendo já eram quase um milhão e oitocentas mil assinaturas.

Enquanto eu escrevia este post o Ministério das Telecomunicações cobrou uma posição mais firme da Anatel e parece… que está suspenso toda a limitação por tempo indeterminado (clique aqui para ler). Ou seja galera, o barulho online está causando eco por aí.

A que temos que fazer mais além de assinar a petição??? A gente pode também usar as hashtags #BoicoteInternetIlimitada #NaoAoLimiteDeInternet e #InternetJusta em posts nas redes sociais. Podemos também seguir a página do Movimento Internet Sem Limites e dar RT nos posts deles e conscientizar mais pessoas sobre o que está acontecendo. Mas não adianta mandar isso pra sua vó, pro seu tio… tem que mandar pra um grande numero de pessoas. Se vc tem seguidor pra caramba sua participação é importante. Se vc é assinante dessas empresas (Vivo, Oi, NET, Claro, GVT) e mandem mensagens pra eles nas redes sociais com as hashtags. Aliás… o Vlogger #Contente da #ContenteTV descreveu no vídeo dele táticas de flood pra chamar a atenção das empresas… Cliquem aqui para ver o vídeo ele ensina umas táticas bem simples e efetivas.

E o mais importante… deixe os nossos representantes no Congresso Nacional saber o que estamos achando dessa coisa toda. Se vc é de São Paulo como eu… eu vou deixar no final do post os endereços dos e-mails de todos os Deputados Federais e de todos os Senadores de São Paulo e o e-mail que eu enviei para eles cobrando posicionamento e providências. 

Caso vcs não sejam de São Paulo é a coisa mais fácil de pegar esses e-mails. Senadores, são três por estado. Vc acessa o site do Senado Federal e acessa a lista dos Senadores e veja o nome dos três que representam seu estado. Já os Deputados é simples, entra no site da Câmara dos Deputados e para pesquisar, pesquise por estado, vai aparecer a lista de todos eles. Copie os e-mails e mande uma linda carta de cobrança para esses senhores que são pagos com o dinheiro dos nossos impostos para defender nossos interesses (teoricamente).

Deputados de São Paulo:
dep.alexmanente@camara.leg.br
dep.alexandreleite@camara.leg.br
dep.anaperugini@camara.leg.br
dep.andressanchez@camara.leg.br
dep.antoniobulhoes@camara.leg.br
dep.antoniocarlosmendesthame@camara.leg.br
dep.arlindochinaglia@camara.leg.br
dep.arnaldofariadesa@camara.leg.br
dep.baleiarossi@camara.leg.br
dep.betomansur@camara.leg.br
dep.brunafurlan@camara.leg.br
dep.brunocovas@camara.leg.br
dep.capitaoaugusto@camara.leg.br
dep.carlossampaio@camara.leg.br
dep.carloszarattini@camara.leg.br
dep.celsorussomanno@camara.leg.br
dep.dr.sinvalmalheiros@camara.leg.br
dep.duartenogueira@camara.leg.br
dep.edinhoaraujo@camara.leg.br
dep.eduardobolsonaro@camara.leg.br
dep.eduardocury@camara.leg.br
dep.elicorreafilho@camara.leg.br
dep.evandrogussi@camara.leg.br
dep.faustopinato@camara.leg.br
dep.flavinho@camara.leg.br
dep.gilbertonascimento@camara.leg.br
dep.goulart@camara.leg.br
dep.guilhermemussi@camara.leg.br
dep.herculanopassos@camara.leg.br
dep.ivanvalente@camara.leg.br
dep.jeffersoncampos@camara.leg.br
dep.joaopaulopapa@camara.leg.br
dep.jorgetadeumudalen@camara.leg.br
dep.josementor@camara.leg.br
dep.keikoota@camara.leg.br
dep.lobbeneto@camara.leg.br
dep.luizlaurofilho@camara.leg.br
dep.luizaerundina@camara.leg.br
dep.majorolimpio@camara.leg.br
dep.maragabrilli@camara.leg.br
dep.marceloaguiar@camara.leg.br
dep.marcelosquassoni@camara.leg.br
dep.miguelhaddad@camara.leg.br
dep.miguellombardi@camara.leg.br
dep.miltonmonti@camara.leg.br
dep.missionariojoseolimpio@camara.leg.br
dep.nelsonmarquezelli@camara.leg.br
dep.niltotatto@camara.leg.br
dep.orlandosilva@camara.leg.br
dep.paulofreire@camara.leg.br
dep.paulomaluf@camara.leg.br
dep.paulopereiradasilva@camara.leg.br
dep.pauloteixeira@camara.leg.br
dep.pr.marcofeliciano@camara.leg.br
dep.renataabreu@camara.leg.br
dep.ricardoizar@camara.leg.br
dep.ricardotripoli@camara.leg.br
dep.robertoalves@camara.leg.br
dep.robertodelucena@camara.leg.br
dep.robertofreire@camara.leg.br
dep.sergioreis@camara.leg.br
dep.silviotorres@camara.leg.br,
dep.tiririca@camara.leg.br
dep.valmirprascidelli@camara.leg.br
dep.vanderleimacris@camara.leg.br
dep.vicentecandido@camara.leg.br
dep.vicentinho@camara.leg.br
dep.viniciuscarvalho@camara.leg.br
dep.vitorlippi@camara.leg.br

Senadores de São Paulo
aloysionunes.ferreira@senador.leg.br
jose.serra@senador.leg.br
marta.suplicy@senadora.leg.br

Caros Senadores, e Senadora representantes do Estado de São Paulo.

Eu gostaria de saber o que vocês estão pensando em fazer com relação ao limite da Internet que está sendo cogitado para o ano que vem. Nós Paulistanos e Paulistas gostaríamos de saber qual o posicionamento de vocês diante do caro e se você s estão trabalhando para defender os interesses dos cidadãos que os elegeram.

É uma vergonha a postura do Presidente da Anatel. Um órgão que deveria fiscalizar essas empresas, se postar ao lado das empresas e contra a população. Como estudante de EAD muito me preocupa essa limitação. Pois preciso ficar conectada no site da minha Faculdade pelo menos dez horas por dia. Como posso ter certeza que não serei, a partir de Janeiro de 2017 prejudicada nos meus estudos diante de um corte arbitrário no fornecimento do sinal.

O ensino à distância garante acesso à educação à milhões de brasileiros que trabalham dez, doze, 15  horas por dia, que tem dois empregos e não conseguem frequentar um curso presencial por falta de tempo. Um país onde a população tem acesso à educação, mesmo que seja educação à distância, se torna um país melhor, maior.

Há interesse por parte de vocês que os brasileiros tenham mais acesso à educação? À cultura? Se a resposta for sim, creio que é de interesse dos senhores defender os brasileiros que trabalham tantas horas e depois chegam em casa e vão dormir duas, três da madrugada porque ficou estudando na frente do computador. Para na manhã seguinte acordar cedo novamente e enfrentar mais um dia de trabalho.

Se as empresas querem cobrar a mais pelo que ultrapassar a franquia que elas também cobrem menos quando sobrarem dados não utilizados.

Muitas pessoas que trabalham com internet vão perder dinheiro, vão deixar de produzir e de gerar renda, o que vai fazer com que o país se afunde mais ainda na crise.

Por Favor, posicionem-se. Façam o trabalho para o qual se propuseram a fazer quando se candidataram para nos representar no Senado e Defendam o Interesse dos Brasileiros.

Aguardo um retorno deste e-mail. Gostaria muito de saber como pensam e quais ações os meus representantes estão tomando neste caso.

Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Anúncios