sorria-sorrir-abre-caminhos-desarma-os

Fala galera, beleza??? Eu não tô tão legal não… tô cansada. Tô que nem aquela hiena do desenho da Hanna&Barbera Óh vida, óh céus, óh azar… nem lembro o nome da Hiena hahahahaha mas eu lembro que ela estava sempre reclamando que era pessimista até mandar parar. Não que eu seja pessimista, muito pelo contrário, eu geralmente sou bem otimista… mas hoje eu não estou… muito cansaço pra pouca pessoa neste corpo que vos escreve.

Esses dias eu estava conversando com uma galera e a gente estava comentando  sobre tipos de sorriso… Como tem gente que tem sorriso falso, como tem gente que vc olha as fotos e parece que está sempre forçando um sorriso. Sabe, aquela coisa que a gente faz com as crianças??? Dá um sorriso aqui pra tia tirar uma foto??? Vc quer obrigar a criança a sorrir pra sair sorridente na foto mas… criança geralmente não sabe mentir… criança não sabe fingir então a criança apenas mostra os dentes e fica aquela coisa esquisita parecendo foto de cachorro pequinês com os dentes pra fora mas o resto do rosto não acompanha o sorriso.

Masssss… todo mundo tem uma foto assim na vida. Aquele dia que vc tava de boa, chega parente, amigo, colega de trabalho e fala: Vamos tirar um foto pra registrar o momento. E vc pensa… Ahhhh caraca eu não quero tirar foto velho. Mas vc acaba tirando e fica com aquela cara de cachorro pequinês mostrando os dentes. Enfim… todo mundo tem uma foto dessas não tem como evitar essas coisas… são coisas da vida hahahahaha. Mas então a gente se pergunta… o que é um sorriso de verdade???

Sorriso de verdade é aquele que toma conta da sua cara toda, que toma conta dos seus olhos e as únicas fotos do mundo que consegue retratar esse tipo de sorriso proveniente da alegria espontânea… essas fotos só rolam quando vc está distraído se divertindo e vc nem sabe que tem alguém com uma câmera registrando tudo. E eu estava arrumando uns livros aqui em casa e encontrei diversas coisas… cadernos com letras antigas minhas, caderno da minha mãe, fotos, álbuns velhos de fotografia… e outro tanto de coisas…

E ver fotografia antiga é uma coisa engraçada né? Primeira coisa que vc repara é em vc mesmo, como vc mudou e tal… Depois vc relembra aquele instante, quando tiraram aquela foto de vc. E eu encontrei bastante foto de quando eu era criança… e eu me lembro com bastante saudosismo daquele tempo porque foi um tempo feliz. E não foi um tempo feliz daqueles que vc acha que foi feliz porque vc se esquece das coisas ruins como mecanismo de proteção do seu organismo para fazer vc continuar vivo. Não… foram dias felizes mesmo, eu era bem feliz… até porque eu era uma criança bem ingênua, eu acreditava no mundo e nas pessoas. Todo mundo era bom aos meus olhos na época das fotos que eu estou falando. Principalmente a minha família… 

Depois vc cresce e vem que não é bem assim que todos os seres humanos tem defeitos e que mais cedo ou mais tarde as mascaras caem… mas, enquanto vc vive nessa ingenuidade o mundo é sim um lugar lindo e colorido e vc consegue sim ser feliz. Eu acho até que já comentei com vcs uma conversa que eu tive com meu irmão onde chegamos a conclusão que apenas os ignorantes (no bom sentido… no sentido de desconhecedores) são completamente felizes . Conforme vc vai crescendo e se tornando mais sábio, menos ingênuo vc percebe que… vc jamais voltará a ser completamente feliz como vc era quando era ignorante, ingênuo.

um-sorriso-nao-transforma-apenas-o-rosto-de-quem

E olhando as fotos do passado eu percebo que é bem isso mesmo. Só quando vc está verdadeiramente feliz que vc sorri com os olhos… E para ser completamente feliz vc tem que ser tão inocente, tão ingênuo como uma criança. Ai Shao que pintura com cores mais cinzentas que vc fez da vida agora, até fiquei deprimido.. calma, não fique deprimido hahahahaha. A gente pode não ser feliz 100% do tempo mas podemos, eventualmente estarmos felizes em muitos momentos. A vida é formada de muitos minutos tristes intercalados por alguns bons momentos felizes.

Façam um exercício para vcs verem… peguem suas fotos antigas da época que vc olha para trás e pensa… nossa como eu era feliz nesse tempo e comparem com algumas mais recentes depois de adulto em época menos felizes… mas compare os seus próprios sorrisos nas imagens. Não dá pra esconder a verdade de nós mesmos por mais que queiramos mascarar. Vc vai ver a diferença entre um ‘sorriso de alegria espontânea’ e um sorriso ‘pose pra foto’.

Eu reparei nisso porque esses dias eu estava brincando com meu priminho… ele nem estava no meu colo, ele estava no colo do meu irmão e a gente estava mostrando a imagem dele pra ele mesmo no celular e ele ria de se espatifar, e a gente ria junto… e nessa brincadeira ele deu um tapinha no celular com a mãozinha de bebê dele e ele tirou a foto… e a cara da gente rindo na foto foi impagável. Criança tem esse dom… de com a inocência deles arrancar um sorriso de verdade da gente, mesmo que a gente esteja tendo um dia péssimo. Porque não existe nada mais inocente que um sorriso de bebê e vc tem que ser muito sem coração pra não sorrir de verdade junto com eles. 

  

Resumindo galera… o que faz a gente sorrir de verdade??? Fazer coisas que a gente ama e estar com pessoas que amamos. Por mais treta que esteja o momento. Por mais triste que vc esteja, por mais problemas que vc tenha que enfrentar na vida, não importa quantas decepções vc teve que encarar já na sua andança nesse mundo… não deixe a chama apagar, alimente seu sorriso com amor, nem que seja bem pouquinho…

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao

Advertisements