10445116_10209323955396297_6220483033060430698_n

Fala galera, beleza??? Ahhhhhhhhhh escrevendo no final do domingo… que preguiça, não de escrever… preguiça e depressão de domingo. Sempre fico assim, sempre bate aquela depressão depois das quatro da tarde porque vc já imagina que dia seguinte é segunda-feira e segunda para quem como eu trabalha com atendimento ao público é o dia mais chato da semana… é o dia mais lotado. É o dia que vai gente mais apressada e mal humorada… dai advém a minha depressão de domingo.

Como no post anterior eu enrolei para caramba para abordar o assunto do post… então para compensar bora direito pro tema do post de hoje. Esses dias atrás eu escrevi um conto no blogue novo (link abaixo para vcs conhecerem o blogue caso ainda não conheçam) e o tema do conto era… pessoas amargas.

Depois eu estava relendo o conto… porque eu tive que corrigir umas coisinhas nele e eu parei para pensar no tema em si… da amargura. E como é comum as amarguras da vida pegarem a gente. Eu estava lendo a bíblia esses dias e dei de cara com o versículo que está na imagem do começo do post… e ele descreve bem esse alerta, que temos que tomar cuidado com isso.

Porque é comum nos apegarmos a essas coisinhas (ou a algumas coisonas também) ruins que acontecem na vida da gente e é muito fácil sermos engolidos por esses sentimentos mesquinhos, azedos e deixarmos eles fazerem morada dentro da gente, dentro do nosso coração… onde ele pode proliferar, se espalhar como uma doença, criar raízes e infectar toda a nossa pessoa as nossas atitudes e posteriormente a nossa vida e as pessoas que nos rodeiam.

Nos últimos tempos, talvez porque eu tenha escrito o conto não sei, eu tenho reparado na quantidade imensa de pessoas amargas que eu me esbarro no dia a dia… na vida real e no mundo virtual. E como essa atitude depressiva, mesquinha e destrutiva dessas pessoas estava me fazendo mal. Então eu resolvi cortar relações com essas pessoas… Bloqueei algumas no mundo virtual (claro que não dá pra vc se tornar completamente invisível na Internet, sempre vai ter uma rede social que vc não bloqueou a pessoa porque esqueceu, sempre tem o blogue e… sempre tem os perfis fakes, então se uma pessoa quiser mesmo stalkear vc ela vai encontrar um modo – vc pode apenas restringir esse acesso não impedir completamente – ninguém é totalmente invisível online).

E as que eu posso evitar conviver no mundo real eu estou evitando, as que eu não posso evitar (porque as vezes vc é obrigado a conviver com certas pessoas – profissionalmente falando) eu me restrinjo em falar com elas apenas o extremamente necessário. Se eu achar desnecessário falar sequer bom dia para a pessoa… eu não vou nem dar bom dia.

Porque esse tipo de gente é tóxica. Vc faz amizade com a pessoa pensando… ahhh fulano é legal, só é mal humorado. Ahhh fulano hoje tá maus por isso que ele tá agindo que nem um boçal. Talvez ele precise apenas de um amigo para desabafar. E vc faz esse papel. E vc tenta, tenta e tenta um tempão. Mas a pessoa nunca melhora, nunca evolui e vc vai perdendo a paciência e a vontade de ter contato com a pessoa… seja qual for, virtual ou real. E a pessoa percebe… claro…que vc diminuiu o contato e começa a ficar ressentida com vc, que a sua vida é melhor e mais legal que a dela… porque se vc tem uma atitude negativa as pessoas vão cansar de ficar perto de vc entretanto se vc é uma pessoa otimista que tende a procurar ver o lado bom das coisas… as pessoas geralmente vão querer ter vc por perto. É assim que funciona o convívio social.

E então aquela pessoa tóxica e invejosa que vc foi cortando relações aos poucos… ela vai pegar um dia… no dia que ela estiver mais infeliz, mais insatisfeita com a vida dela e com mais inveja de vc… ela vai direcionar toda a amargura acumulada que ela tem dentro do coraçãozinho negro dela para vc… e se vc estiver num dia de TPM ou de saco cheio vc vai pensar… pronto, chega, cansei!!! Esse é o dia que vc corta de vez aquela pessoa da sua vida. E isso se dá de diversas formas… ou vc devolve uma resposta atravessada, ou vc simplesmente se cansa e simplesmente para de falar com a pessoa de vez… e é assim que vc perde um amigo, numa relação onde vc era amigo sozinho e ganha um hater. Mas, beleza… ninguém pode ser amado por todo mundo… como dizia Vinícius de Morais… toda unanimidade é burra.

A verdade é que temos que cortar relações com esse tipo de pessoa porque elas são tóxicas que elas podem sim um dia… transformar vc em pessoas tão amargas e tóxicas quanto elas… Pode parecer egoísmo, mas eu prefiro pensar que é um instinto de auto preservação. Porque todo mundo fica amargo às vezes. Todo mundo tem aquele dia que acorda pensando. Ai Deus, porque vc não me ama… porque tudo dá errado na minha vida… por quê isso??? Por quê aquilo??? Todo mundo tem o seu dia chuvoso…

Todo mundo tem aquele dia que bate aquela bad sabe??? Aquele dia em que vc acorda e fala… caralho caramba velho, eu trabalho pra caramba, eu sou honesta… porque eu só me lasco na vida??? Gente safada tá aí nadando em dinheiro e eu tô ralando pra pagar a prestação e colocar gasolina no meu carro popular e pagar minhas contas… Ver gente legal se ferrando no dia a dia e gente safada se dando bem é uma das coisinhas ruins que podem vir a querer deixar vc meio amargurada…

E como a gente faz Shao, pra não nos tornarmos nessas pessoas amargas e tóxicas… que fazem mal pra todos que as cercam? Primeiro… cortando relações com gente assim… porque eles são tão ruins que eles se afundam e arrastam vc com ele. Segundo… não focando nas coisas ruins… Focando nas coisas boas que acontecem na nossa vida. Focando nos amigos legais que vc conseguiu agregar durante a sua vida. Olhando pro céu chuvoso de vez em quando e ver que não vai chover para sempre… uma hora o sol vai sair.

Vou terminando este post por aqui porque já está gigantesco… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao