painel_4digt_10cm

Antes de começar esse post vou avisando… ele é longo pra caramba, acho que um dos textos mais longos que eu já escrevi neste blogue, senão O MAIS LONGO. Porém ele tem o subtítulo de – TIPOS DE MUNÍCIPES – então ele tende a ser bem engraçado… e muito provavelmente ele vai estar entre os textos que eu estou separando para lançar sobre os CAUSOS DA PREFEITUROLÂNDIA… Isto posto bora pro texto…

Fala galera, beleza??? Vida tá de boas??? Indo de mansinho?? Que bom… quer dizer… espero que sim… Eu tomei café para caramba essa madrugada para estudar. No final nem deu par estudar direito porque o sinal da NET caiu e estamos sem telefone, sem TV a cabo e sem Internet em casa desde ontem às nove e meia da noite e eles disseram que só volta amanhã às dez da manhã… veremos…

Já faz uns meses que eu tô muito afim de cancelar a NET e assinar a LIVE TIM. Se eles não resolverem esse problema até Sábado a noite (porque sábado de manhã e de tarde eu vou sair e não vou estar em casa) eu vou ligar lá e cancelar essa merda e assinar a LIVE TIM.

Enfim, eu tomei muito café e fui dormir cinco horas da manhã. Dormi umas três horas somente e acordei me sentindo bem, como se eu tivesse dormido oito horas completinhas. Vim trabalhar de boas… mas agora o sono está me pegando. Acho que eu vou chegar em casa e desmaiar hoje hahahaahhaa. Ainda mais sem internet e sem TV a cabo, não tem muita coisa para passar o tempo em casa. TV Aberta para passar o tempo no final de semana tem o Dom de ser pior que durante a semana…

Valeu viu NET… Valeu pra caralho dessa porra ter pifado bem no final de semana… Fico feliz de ter cancelado HBO e Combate… E pensando seriamente em cancelar a porra toda. Felizmente crianças eu tenho um pacote bacana de internet no meu celular, que esta funcionando de boas. 4G nem sempre pega pás a conexão até que não está ruim. Graças a isso que eu estou conseguindo continuar trabalhando nos meus textos no tablet e no celular. Tentei transformar meu Tablet num roteador e conectar o PC mas… Não deu muito certo… Bora no tablet mesmo… Enquanto a Internet e a TV a cabo não voltam eu vou ficar aqui, escrevendo posts no meu tablet e ouvindo o CD “Bury The Hatchet” do The Cranberries (foi só elogiar que a internet da Claro deu EDGE… Merda de conexão banda larga do Brasil). Vou ter que salvar um rascunho para quando voltar a conexão.

Bom, mas não era sobre isso que eu queria falar neste post… Era sobre munícipes que perturbam a minha paciência e me tiram do sério e me deixam morrendo de vontade de gritar: SAI DO MEU GUICHÊ FELADAPUTA!!! Infelizmente eu não posso hahahahaha, mas mentalmente eu xingo a burrice deles… Acreditem em mim.

Hoje mesmo veio um cara, de tarde… Ele tinha uma dívida de ISS… Ele fez o acordo a primeira vez, esqueceu de pagar, atrasou… Sei lá o que ele fez que perdeu o acordo… Dai ele foi e fez o acordo pela segunda vez e… A parcela de Dezembro ele pulou, porque não conseguia tirar ela pela internet, em vez dele vir na prefeitura tentar resolver o problema ele foi e pagou a seguinte… Só que esse tipo de acordo tem prazo. Se vc não pagar até à data do vencimento vc tem mais trinta dias de chance de efetuar eventualmente o pagamento… Ele me vem… Praticamente três meses depois… E queria porque queria que eu resolvesse o problema dele. Dizendo que a culpa não era dele porque o sistema não tinha funcionado. E eu explicando para ele que o sistema não me permitia fazer o que ele queria que eu fizesse que era tirar a parcela vencida para ele pagar. Mano, ele só faltou me bater… Ficou inconformado.

Dai ele ficava perguntando e com quem que eu posso falar para resolver isso? Eu: Senhor pode tentar ir em Rendas Imobiliárias. E ele: Mas eu já fui lá e eles me disseram que não pode porque isso e aquilo… Me deram informação errada aqui. E eu sinto muito senhor eu não posso fazer nada, e eu não posso me responsabilizar pela informação errada que o senhor (diz que) recebeu da última vez que esteve aqui. Homem foi embora muito irado…

Aí uma coisa dessas acontece e eu penso… Primeiro, tá certo que o governo estupra os comerciantes e empresários com os impostos e taxas. Mas velho… Primeira coisa que a gente faz e pagar as contas da casa antes de sair gastando dinheiro… E infelizmente, por causa do estupro, ou porque o brasileiro é folgado mesmo… Maior parte dos impostos geralmente são sonegados. Como ISS não corta nada como Luz e Água, eles deixam atrasar e esperam o governo oferecer um parcelamento com desconto.

Meu amigo, vc já está devendo, governo te deu um parcelamento, uma facilitação para pagar coisa que vc a deveria ter pago faz tempo. Vc pega, não paga, e depois perde o prazo do parcelamento. Que mais que vc quer??? Quer que o governo forneça comida líquida pra vc não ter nem que mastigar??? É claro que se eu falo uma coisa dessas para um ser como o que eu atendi hoje eu tomo uma bolacha no meio das ideias.

Outro tipo de gente extremamente irritante que me aparece todo santo dia lá na Prefeitura é aquele tipo de indivíduo que vem com uma pasta do tamanho do mundo cheia de documento do arco da velha, aqueles papéis velhos com cheiro de mofo… Dai eles pegam a senha e ficam sentados lá esperando a gente chamar eles pelo painel uns cinco minutos mas eles vão abrir a pasta e procurar o que eles precisam te entregar só quando vc chama… E ficam dez minutos, espalhando papéis pela sua mesa pra procurar o que eles querem e só então explicarem para vc porque estão ali e o que querem… E geralmente a papelada era desnecessária… Ela só serviu para atacar a sua rinite. Dai vc vai ficar com aquele cheiro de papel velho colado no seu nariz o dia todo, até vc chegar em casa e lavar o nariz com rinossoro.

Mas esses nem são os piores… Tem aqueles que chegam lá e não sabem nem o que querem. Os famosos cachorros de igreja. Sim… Aquela velha piada, porque o cachorro entrou na igreja? Porque a porta estava aberta. Tem gente que estava passando na frente da Prefeitura, sabe se lá Deus porque, e viu a placa e resolveu entrar. Dai entra lá e quer comprar: dois quilos de frango, fazer inscrição do bolsa família, fazer inscrição no Minha Casa Minha Vida, quer tirar escritura da casa, quer cadastrar a senha da Nota Fiscal Paulista, pagar o IPVA do carro, Dar entrada na aposentadoria, saber o que precisa para se aposentar integral… Querem fazer de tudo, menos o que realmente é para fazer ali… Munícipe bala perdida.

Em contrapartida, tem aquele que vai na Prefeitura uma vez por mês mas quer que aquela dia valha por um ano. Ele faz reclamação de todos os vizinhos, de todos os buracos que ele viu na rua, tira 500 impostos para ele, para os vizinhos, parentes e adjacentes. Ele é bem parecido com o anterior… Porque ele também não sabe o que quer, mas ele acha que sabe e ele acha que entende o funcionamento da prefeitura.

Ontem mesmo eu atendi uma senhora que veio com uma pasta e tinha umas vinte solicitações diversas e ela queria que eu consultasse todas. Detalhe, ela já tinha consultado na Internet. Eu olhei uma por uma das solicitações e vi que a consulta dela era do mesmo dia e nem me dei o trabalho de pesquisar uma por uma. Eu separei em três pilhas… Por setor, os serviços e encaminhei ela para os setores responsáveis pelos atendimentos depois os setores que não ficavam na Subprefeitura eu dei o telefone da ouvidoria para ela e mandei ela ligar lá e reclamar que o pedido dela ainda não havia sido atendido.

Terceiro tipo de gente detestável que merece o troféu SAI DO MEU GUICHÊ FELADAPUTA! Gente fedorenta. Mano… Nos últimos dias nem tem estado tão calor. Fez 21 graus esses dias. Não ter porque a pessoa estar tão fedorenta, não fez um sol pesadão que faz vc ficar se desfazendo em suor pelas ruas. A não ser, claro… Que o fedorento em questão não tenha tomado banho para sair de casa. E novamente, tá certo que estamos em seca e tem racionamento e coisa e tal, mas gente… O que custa tomar banho pelo amor de Cristo???

Eu tomo dois banhos por dia todos os dias… Tomo banho rápido para não gastar muita água, não fico cantando no chuveiro nem nada, mas mano… Não tem como vc vai sair pra trabalhar, vc vai conviver com outros seres humanos, vc tem que estar limpo e cheiroso. Depois vc chega em casa cansado e suado e vc quer ir dormir, vc toma um banho para relaxar o cansaço do dia e colocar um pijama limpo… Custa??? Não é complicado é??? O ser humano é podre mano… Vou te contar viu. É aquela galera que tem um bafo de carniça que dá vontade de morrer de falar com a pessoa???

Eu já tive o desprazer de atender uma pessoa que eu não sabia o que fedia mais nela, o sovaco ou o bafo de carniça, com cigarro e cachaça. Era daquele jeito que deve ser o fedor do capeta quando ele te abraçar para te dar boas vindas no inferno… Só pode mano. Esses eu nem quero gritar pra eles saírem do meu guichê, eu quero sair correndo pra longe deles. Inclusive tem um senhor, bem idoso que eu apelidei ele de MUNÍCIPE CATARRO porque toda vez que ele vai lá ele fica respirando o catarro pra dentro dele em vez de assoar o nariz, ultimo dia de trampo ele foi lá e os papéis que ele trouxe deviam ter sido guardados na gaveta em que os ratos escolheram pra fazer xixi. Nojo, nojo eterno. E todo mês ele tá lá… porque ele tá pagando um parcelamento em 120 vezes… Dez anos pela frente. Deus tenha misericórdia.

Tem também gente burra. Aí Shao como vc é ruim, como se vc fosse o próprio Einstein. Não, eu não sou… Mas mano, tem gente que bate o recorde. Tem gente que eu duvido seriamente que a pessoa era mesmo o espermatozoide mais esperto quando a mãe da pessoa engravidou. Essas pessoas eu tenho certeza que se ainda vivêssemos debaixo das regras da seleção natural elas já tinham morrido. Porque elas não entendem, não querem entender, e preferem que vc faça tudo, resolva tudo pra elas… Porque elas não têm massa cinzenta suficiente para compreender o que vc está explicando para elas.

Eu já perdi a conta de quantas pessoas eu já atendo assim neste ano… Pessoa que precisa que vc explique para ela como faz um procedimento mais de três vezes. Volta no seu guichê para ser atendido mais de 15 vezes não tem como classificar de forma diferente a não ser como sofrendo de burrice crônica.

Vc fala pra criatura que tem que tirar o protocolo e assinar… Atendi uma mulher hoje que ela estava lá pena sexta vez. E eu falei pra ela umas vinte mil vezes que o marido dela tinha que assinar o Diabo do protocolo… Ela deu pra ele assinar??? Não… Depois fica lá reclamando que era a sexta vez que estava vindo. Dona… É a sexta vez Pq a senhora é burra, eu sinto muito. E olha que pra essa dona eu cheguei a escrever… Quase desenhar no papel para ela… E nem assim…

Este post está ficando enorme de grande então eu vou colocar apenas mais dois tipos de munícipes  chatos aqui. Apesar de que eu poderia colocar mais uns vinte pelo menos hahahahaha. Temos a pessoa antipática. Que chega jogando as coisas no seu guichê e tratando vc como se vc fosse empregada dela. Mas afinal de contas ela tem razão né porque ela… Paga o seu salário (SQN). E em oposição a estas temos as pessoas que são simpáticas demais… Querendo ser seu melhor amigo para sempre. Pra esses eu tenho vontade de falar… Não mano, vai embora, eu não quero ser sua amiga… Vaza cara pálida… Podem até me achar estranha, mas eu sempre desconfio de gente simpática demais. Eu já tenho pensamentos trágicos, tipo sequestro relâmpago, roubo de rins e outros órgãos vitais, corpo jogado no meio do matagal… Esse tipo de coisa.

Mais um tipo de gente detestável… (apesar de quê eu acho que detestável é exagero… é uma palavra forte demais hahahaha). Criaturas que não pegam senhas… Que entra e vem direto no seu guichê, por ‘N’ motivos. Mas as piores são aquelas que acham que porque passaram com vc ‘da outra vez’ e vc ‘já sabe o caso dela’ (com coisa que vc não tem memória… tem um banco de dados na cabeça) ela acha que pode estrar desfilando na Prefeiturolândia, sem pegar senha e vir direto falar com vc passando na frente daquelas trezentas pessoas que estão lá pacientemente aguardando a vez delas educadamente e causar um rebuliço onde todos os trezentos munícipes de Esparta vão querer matar vc…

Essa classe tem uma subdivisão, de pessoas que acham que não precisam de senha… ‘porque eu sempre venho aqui… eu sou de casa’… NÃO VOCÊ NÃO É!!! E tem também aquelas pessoas que pegam a senha mas não sentam nas cadeiras, elas ficam desfilando infinitamente na frente do seu guichê e olhando para a senha, e olhando pra sua cara, e olhando pra pessoa que está sentada sendo atendida. Como se ela ficar em constante movimento vá fazer com que o tempo passe mais depressa, ou que vc pule as trezentas senhas e chame a dela, ou que a movimentação dela vá fazer também uma magia qualquer e fazer o problema da pessoa que vc está atendendo se desfazer em poeira e nada… E a terceira subdivisão… os idosos que querem senha preferencial…

Deixa eu contar uma coisa para vcs sobre a senha preferencial… Era uma vez a senha preferencial e a gente atendia rapidinho apesar de velhinho demorar mais para entender as coisas. Assim que uma senha preferencial era dada, tínhamos a orientação de o primeiro guichê que vagasse atendia o idoso. E apesar da população idosa da Aricanduva ser deveras grande era um sistema que funcionava lindamente. Até mesmo porque tínhamos nove guichês e dezessete atendentes… atendíamos depressa tanto os idosos quanto as pessoas não preferenciais.

Aí, um jornalista… daqueles clientes habituais, que também era idoso. Subiu no gabinete e fez um auê sem fim. Exigindo que a lei fosse cumprida e que UM Guichê fosse designado para o atendimento aos idosos. Pela lei vc é obrigado a fazer isto… mas… uma vez que isto é feito, os outros guichês não são mais obrigados a atenderem as senhas preferenciais. Resultado… hoje em dia vc atende 20 pessoas não preferenciais enquanto o guichê preferencial atende um idoso. O que torna o atendimento preferencial mais lento e acaba por desintegrar totalmente a intenção da lei que era poupar as pessoas de idade a esperarem mais tempo nas filas…

Os idosos que estão acostumados com o fluxo de atendimento da Aricanduva, já sabem que demora pra caramba o atendimento preferencial então o que eles fazem??? Pegam senha normal e vão embora rapidinho (nossa média de espera em dias normais é baixíssima, entre três e cinco minutos… Entre dez e quinze em dias de movimento pesado. Acima disso apenas em dias problemáticos mesmo o que não é raro graças ao nosso maravilhoso sistema lesma).

Entretanto os idosos desavisados que (em geral são os mais chatos) não conhecem o fluxo, chegam, exigem a senha preferencial (porque acham que é mais rápido) e reclamam quando demora o atendimento… daí eles levantam e pedem duas senhas na recepção, uma preferencial e uma normal. Pra ser atendido na ‘que chamar primeiro’. Fodendo todo o sistema de senhas da gente… Se sou eu que estou na recepção eu geralmente não dou duas senhas (ahahahahaha tb sei ser chata velho).

Ainda na categoria das senhas tem o que pega a senha e quer furar a fila, vc chama o 585 o espertalhão que é 699 vem e te entrega a senha, vc não olha o numero e atende ele… daí o que vc chamou vem e dá aquela merda… Vontade de matar esses felasdaputa. Esses eu sinceramente, eu paro de atender, devolvo a senha e atendo a senha certa na frente dele. VSF… só sua mãe fez filho esperto né amigo??? SAI DO MEU GUICHÊ!!!

Vcs pensam que acabou… mas não… tem também a galera que quer que vc faça uma coisa que não é pra vc fazer, não é seu trabalho e geralmente vc tem uma proibição expressa, via uma portaria ou whatever dizendo que vc não pode fazer aquele determinado trabalho… simplesmente porque NA OUTRA SUBPREFEITURA FAZ!!! Às vezes, nem faz… eles jogam essa pra ver se vc cai… Mas toda a vez que usam essa conversinha comigo eu pacientemente digo… ENTÃO VAI LÁ AMIGO, NA OUTRA SUBPREFEITURA… QUEM SABE ELES FAZEM DE NOVO PRA VC!!!

E falando em amigo… tem gente que acha que é seu amigo… de novo porque ela tá sempre lá então ela acha, na mente desequilibrada dela que ela é sua amiga. Porque sabe seu nome e vc já atendeu ela umas quinhentas vezes… Ela te trata como se vc fosse da família dela, e ela quer reciprocidade… Leem o seu nome no crachá e já acham que são seus amigos. E geralmente essas pessoas são chatas pra caralho caramba, elas vem com uns problemas cabeludos pra vc resolver e vem 500 vezes com o mesmo problema e não querem fazer o que vc já disse 50 vezes que ela tem que fazer pra resolver o diacho do problema… Elas acham que miraculosamente a lei vai mudar e vc vai fazer PLIM com sua varinha some-com-burocracia e resolver a situação… magicamente! Não, não vai ter reciprocidade, vc não é meu amigo e não… não tem varinha mágica meu filho. SAI DO MEU GUICHÊ!!!

Tem ainda o chato clássico… que só vai na Prefeitura para brigar. Ele já foi lá, ele já pegou a informação, ele já sabe que não tem jeito mas ele ‘acha injusto’ e vai lá e fica horas discutindo, e chama a polícia, e quer porque quer ser atendido do jeito dele e não do jeito que está na legislação porque a ‘legislação é injusta’. Para esses eu sempre solto minha frase clássica… decorem ela porque se vcs um dia resolverem ser funcionários públicos vcs vão precisar. SENHOR, A DIFERENÇA ENTRE UM CIDADÃO COMUM E UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO É QUE O CIDADÃO PODE FAZER TUDO AQUILO QUE A LEI NÃO PROÍBE ENQUANTO QUE UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO PODE FAZER APENAS AQUILO QUE A LEI DETERMINA – E ESTA SITUAÇÃO PODE ATÉ SER INJUSTA, MAS É LEGAL!!!

E por último… o chato extremo… aqueles que eu mais tenho vontade de matar. Aqueles profissionais liberais que são contratados para fazer um serviço, mas que querem que vc faça o serviço para eles para economizar de pagar uma secretária, ou pagar um ofice-boy, ou pagar uma internet, ou comprar uma impressora, e tinta e papel para ela. Então eles vão… todo o mês… com 500 IPTUs e outra taxas… no ultimo dia útil do mês, faltando cinco minutos pra vc ir embora e querem que vc pesquise e imprima todos os 500 IPTUs que vc já tirou o mês passado e ele não pagou e não vai pagar de novo porque o banco já fechou… UFAAAAAA… acabou…

Bom… Por hoje é só amiguinhos… Prometo pra vcs que se eu lembrar de mais um tipo eu escrevo num outro post. Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao