mamonas

Fala galera, beleza… eu sei que este post vai ser publicado um tanto quanto atrasado, lá pro dia 28 de Março porque tem um monte de outros posts na frente dele já escritos, já agendados… Masss… estou escrevendo este post no dia 02/03/2016 e hoje completa 20 anos que morreram os meninos do Mamonas Assassinas… E eu resolvi escrever sobre o assunto.

Por que tia Shao??? Vc era fã por acaso??? Na verdade não… eu achava eles bem bobos… porém engraçados. Chegou uma hora até que cansava ver eles na TV… eles estavam em todos os cantos, em todos os programas… Eu achava que eles tocavam muito bem, que o vocalista tinha uma voz bacana e que eles desperdiçavam o talento deles com as papagaiadas. Mas eu entendia que era um jeito deles ficarem famosos e eu esperava que futuramente eles evoluíssem como músicos e eu tinha curiosidade para saber o que eles se tornariam.

Mas vamos por partes. Os Mamonas faziam, o que todo grupo de moleques faz quando está junto, fala baboseira e dá risadas… só que eles gravaram essas palhaçadas e ficaram famosos. Vc pode até não curtir, não ser fã e nem nada, mas muita gente achava eles legais e engraçados e isto foi o que bastou para os lançar ao estrelato nacional. Hoje em dia precisa de muito menos talento… vejam as letras do funk da moda por exemplo o malfadado Tá Tranquilo, Tá Favorável… observem a letra desta abominação… agora pegue qualquer letra dos Mamonas… a piorzinha deles… é dez mil vezes mais inventiva. E pegue a batida do funk (que é a mesma para todos…) e depois pegue a introdução apenas a introdução de “O Mundo Animal” dos Mamonas… se liga no solo de guitarra…

Então bora lá enumerar, os caras tinham um vocalista que tinha uma voz decente, as meninas achavam bonitinho, tocavam bem pra caramba, e eram engraçados… escreviam umas letras ultrajantes mas eram muito engraçadas… BOOM!!! Sucesso… Olha a porra do MC Bin Laden… feio, não toca nada… MC não toca porra nenhuma, não é engraçado, não sabe escrever provavelmente… Muita gente não via graça nos Mamonas, minha mãe detestava e ela dizia que foram eles mais o Tiririca com a sua Florentina que lançaram a gente em direção ao fundo do poço musical que estamos hoje… com nosso maior ícone pop do momento sendo uma funkeira… a Anitta.

Mas voltando aos Mamonas… A questão, o que eles vão ser na vida mais adiante aliás é uma questão que eu tenho até hoje, que tipo de banda eles se tornariam se não tivessem morrido tão cedo? Será que eles teriam sumido do mapa como diversas outras bandas que foram sucessos enormes contudo passageiro?

Será que as pessoas enjoariam deles??? Será que eles perderiam a graça com a idade??? Ficariam mais sérios e os fãs iam abandoná-los… daí eles iam sobreviver da fama passada fazendo shows em formaturas de faculdade ou festa de aniversário de galera quarentona… eu digo isso porque o Sérgio Malandro vive disso hahahahahaha… maior parte da galera dos anos oitenta vive desses movimentos saudosistas. Pesquisem por aí nas internets da vida.

Ou será que eles iriam gradativamente… abandonar esse estilo de musica pastelão e depois iam começar a fazer musicas mais sérias, de mais qualidade, de repente mudar o nome da banda, se reinventar e tentar um lance novo.

E o mercado musical brasileiro??? Será que iria reagir como caso eles resolvessem mudar. Será que iriam apenas usar eles nos anos de sucesso enquanto eles estivessem fazendo dinheiro e depois abandonar caso eles não conseguissem se manter??? Bem provável… Bem, a realidade de tudo nos finais das contas era que eles eram rapazes jovens e alegres… molecões com diversas possibilidades adiante na vida deles e que morreram cedo demais.

Jamais saberemos o que eles teriam se tornado, o que eles teriam conquistado, até onde eles iriam… só por isso é lamentável que eles tenham morrido. Se vc olhar o panorama da música no Brasil… é ainda mais lamentável.

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao