Monte_Cristo

Faaaaaaaala galera, beleza??? Como vão vcs? Espero que bem… estou aqui de madrugada, com sono mas escrevendo este post porque eu negligenciei esta bagaça por cinco dias porque eu estava de TPM e agora estou pagando por isso… hahahahaha. Isto depois de ficar estudando gramática da língua inglesa por seis horas consecutivas… Phrasal Verbs (odeio Phrasal Verbs) porque eu não lembrava mais nada dessa porra porcaria…

Amanhã é segunda e eu tenho que ir trabalhar, tenho também que acordar cedo e ir para a academia… (meu irmão disse que vai né… veremos, porque ele vai trabalhar a noite… então se ele vai eu tenho que ir… foi esse o combinado), ir pra academia de manhã é foda meu, eu detesto… e depois ter que vir correndo pra casa tomar banho almoçar cedo e sair correndo pro trabalho… é foda dureza, mas é a vida… Fazer o que… vamos tocando. Bora pro assunto do post???

Beleza então… esses dias eu resolvi baixar e reler o livro “O Conde de Monte Cristo”. Eu li há muito tempo atrás, mais ou menos na mesma época que eu li “A Divina comédia” e depois eu vi o filme (com o lindo do Jim Caviezel – mais conhecido como o Jesus do Mel Gibson) e resolvi que eu queria reler entretanto eu fui postergando e postergando esta releitura e acabei deixando para lá num momento da vida e agora eu resolvi que eu queria reler… baixei a versão em e-book porque fica mais fácil para carregar na mochila, no meu Kindle (preciso carregar a bateria dele falando nisso) e já comecei a reler.

Eu não terminei ainda, mas… só ter recomeçado já me fez lembrar do que eu pensei a primeira vez que tive contato com esta história. Eu me lembro de ter penado… lá na minha adolescência… Caralho Caramba mano… o cara sofre que nem sei lá o quê, come o pão que o diabo amassou com as patas, daí ele miraculosamente ganha uma fortuna incalculável e o que ele faz?

Em vez de cair no mundo e torrar a grana e viver a vida que ele não pode viver quando estava trancado na cadeia??? Ele monta todo um circo e volta pra cidade lá onde ele se ferrou de verde e amarelo. Daí tem todo aquele lance da honra ofendida, da traição… porque o melhor amigo o traiu… tem a perda do grande amor da vida dele… Resumindo, tudo o que era bom, se transforma em ódio e desejo de vingança.

E apesar dos pesares dos diversos avisos que amigos que ele faz na fase desgraçada que ele passa pela vida, tipo o pirata que fica amigo dele, Vá ser feliz cara, deixe de besteira homem e larga mão disso de vingança… ainda assim ele vai caçar confusão com a galera que ferrou ele lá no passado. Vai caçar pelo em ovo e ficar com essa coisa de vingança.  

De novo, a eterna insatisfação humana… eu falei disso há pouco tempo atrás no post sobre Eros e Psiquê. Como ser humano que sou… eu entendo. Todos nós já fomos injustiçados num momento qualquer da nossa vida, já fomos traídos e decepcionados e é uma reação extremamente humana essa de querer se vingar, de ir à forra… De falar um monte na cara da pessoa que te lascou e sair com cara de vencedora… Mas… como na história lá de Eros e Psiquê… eu me pergunto, vale a pena? Claro que na história do livro o final é feliz…. (não vou falar mais nada porque se vc não leu esta história eu já dei muito spoiler)… é um romance e tem que vender e é claro que para tal tem que ter um final feliz. Diferentemente da mitologia onde o final tem que ser trágico às vezes para fins didáticos, de aprendizado. E totalmente diferente da vida real que é onde vc geralmente só se ferra…

Novamente eu pergunto… vale a pena??? Seja lá o que fizerem para vc… vale a pena o estresse de ficar arquitetando uma vingança? Ainda mais quando a coisa já foi… a pessoa ja saiu da sua vida e nem influencia mais nada em como vc vive ou seixa de viver. Não é mais simples vc dar continuidade na sua vida, seus sonhos e seus projetos do que ficar mesquinhamente agarrado naquele momento em que vc foi tão maltratado, injuriado…

Eu vi uma frase no Facebook esses dias que dizia, “ultimamente estou querendo mais ter paz do que ter razão”. Eu tô bem nessa vibe ultimamente. Certas pessoas não valem a energia que se gasta detestando-as… se vc gastasse essa energia fazendo exercício era melhor pra sua saúde, era um tempo melhor empregado. Ahhhh Shao, mas a pessoa vai se safar, vai se dar bem em cima de mim e eu que vou ficar ferrado e com cara de idiota na frente da sociedade…

Calma… o mundo dá voltas e como disse Clarice Lispector “dessa vida eu aprendi uma coisa, ela continua” e numa dessas voltas tontas da vida… vc vai olhar pro lado e ver aquela pessoazinha maligna, agarrada com a mesma atitude mesquinha de sempre, e vai olhar para trás e ver o longo caminho que vc percorreu, tudo o que vc ganhou e tudo o que vc aprendeu quando resolveu largar de lado a pessoa e sua mesquinhez (juro pra vcs que eu ia escrever mequinheza… hahahahaha mas essa palavra não existe… me deixem eu tô com sono, é quase uma da manhã!) e falar… Deusolivre! Ainda bem que eu virei a página disso…

No livro, nosso herói quando vai para a cadeia, é um empregado devotado de um cara rico, que está prestes a se casar com a mulher que ama… Mas ele não sabe ler nem escrever, e ele é bem inocente com relação à vida e às pessoas. Quando ele sai de lá… ele aprendeu a ler e a escrever, a falar vários idiomas, a lutar com a espada e com os punhos, e… sai de lá podre de rico…

A vida é mais ou menos assim… é uma cadeia, vc está preso aqui enquanto viver, ela é dura… muitas vezes triste e escura e vc tem que passar por tudo isso. Mas vc pode aprender muitas coisas, se tornar uma pessoa melhor… o que vc faz enquanto está aqui, o que vc aprende e como vc vai utilizar o que aprendeu é que diferencia vc dos demais seres humanos. E vcs amiguinhos??? Como estão ultimamente??? Vcs querem ter mais paz??? Ou ter mais razão???

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao