guitarraprtuguesa

Fala galera, beleza??? Sabe qual a coisa mais legal de vc assinar um app de streaming de música??? Vc pode navegar por playlists diversas a conhecer coisas que talvez não conhecesse se não fosse a internet.

Eu acho que já comentei aqui mas eu sou neta de portugueses. Eu não cresci ouvindo muito o sotaque português porque meus bisavós… que eram portugueses, não eram próximos da gente. Meu bisavô já tinha morrido quando eu nasci e minha bisavó tinha voltado para o Brasil.

Quando a internet entrou na minha vida é que eu fui pesquisar mais coisas sobre Portugal e sobre a cultura e… dei de cara com duas coisas que eu amei e amo até hoje. Primeiramente… a literatura. Dentre tantos atores talentosos… os clássicos, Fernando Pessoa e minha favorita… Florbela Espanca. E é claro… a música. Novamente, a música classicamente portuguesa… O FADO! Se quiserem saber mais detalhes sobre o estilo musical clique no link…

Pode parecer esquisitice minha. Aliás eu sou cheia das esquisitices. Mas a primeira vez que eu ouvi um Fado eu era criança e eu não sei explicar porque mas eu senti uma coisa no coração… um aperto… que só tem uma palavra para descrever. Saudades!!! Mas saudades de quê Shao se vc nasceu no Brasil e nunca foi pra Portugal nem conviveu com seus bisavós??? Não sei… o primeiro fado que eu ouvi foi este… Espero que vcs tenham conta no Spotify e consigam acessar… Caso não consigam procurem no Youtube é a canção “Ai Mouraria” interpretada pela Amália Rodrigues.

Certas coisas não tem explicação… simples assim… Eu associo muito esse tipo da minha mãe e com o meu avô… que são duas pessoas que eu morro de saudades. Minha vó portuguesa era mãe do meu avô pai da minha mãe… e os dois a amavam muito. E toda a vez que eles ouviam fado eles ficavam com os olhos cheios de lágrimas… provavelmente de saudades dela.

Então pode ser que seja por isso que esse tipo de música suscita em mim esse tipo de sentimento. Nunca saberemos… Amália Rodrigues até onde eu sei… e eu sei bem pouco, me perdoem por isso, é um mito da música portuguesa. Mas a minha cantora… ou melhor dizendo… fadista portuguesa favorita é a Dulce Pontes… e minha canção favorita dela é “Canção do Mar”. Link abaixo pra vcs curtirem. Essa mulher tem uma voz… incrivelmente linda… Ouçam e digam se eu não tenho razão.

Isso sem falar galera, que eu sou bem pateta e babona quando se trata da poesia poruguesa. Eu acho lindo eles cantando sobre o ‘batel’ (para quem não sabe batel é barco). Engraçado… falamos a mesma língua em tese, mas Brasil e Portugal tem tantas peculiaridades que às vezes parecem línguas distintas… tamanho o distanciamento expressivo e diferenças coloquiais e… e eu estou escrevendo ouvindo a canção acima, me perdoem se eu deslizar para expressões menos brasileiras e começar a usar palavras incomuns hahahaha eu sofro deste mal.

Enfim… toda a vez que eu ouço um fado hoje em dia eu me lembro de duas pessoas queridas que eu perdi e eu sinto saudades. Eu posso não ser portuguesa, e posso não ter abandonado meu país e meu continente num navio… mas… o Fado para mim é uma música carregada de emoção e significado além daquilo que eles cantam nas letras. Uma outra banda que eu curto muito… é a banda portuguesa Madredeus… minha favorita deles é esta aqui embaixo… “Ao Longe o Mar” é o nome da canção.

Vou terminando por aqui… espero que vcs tenham curtido este post um tanto quanto diferente. Um dia eu quero ouvir um fado lá em Lisboa hahahaha quem sabe… Antes entretanto de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao