shutterstock_99805097-e1426458928729

Fala galera, beleza??? Como vão indo? Eu to de boas, apesar de estar morrendo de cólica novamente. Eu fiquei com duas noites é um dia inteiro com a casa só para mim porque meus irmãos foram viajar e eu resolvi fazer de conta que eu morava sozinha. E eu fiquei pensando nossa… Meus finais de dia e meus finais de semana seriam assim se eu vivesse sozinha? Que maneiro…

A maioria das pessoas não curtem ficarem sozinhas. Eu gosto. Ahhh Shao, vc fala isso porque vc tem seus irmãos. Mas se vc não tivesse eles vc ia sentir falta, vc ia sentir saudades. Claro que eu ia sentir saudades deles, eu amo meus irmãos. É o ser humano não foi feito para viver sozinho, completamente isolado. Cientificamente falando o ser humano funciona melhor em bando. Por isso criamos as cidades e tal.

Mas eu me referia ao fato de que tem gente que fica deprimido quando está sozinho, quando mora sozinho e tem gente que acha a solidão algo que oprime. Eu não sou desse tipo de pessoa. Eu gosto de ficar sozinha com meus pensamentos, fazer comida só pra mim mesma, não ter que fazer comida, de repente nem fazer comida e pedir pelo Ifood. Arrumar a casa e a casa ficar arrumada hahahahahaa. Coisas que geralmente não acontecem quando vc mora com outras pessoas. Ainda mais quando essas outras pessoas são homens.

Por mais que meus manos me ajudem e arrumem a casa eles são bem maloqueiros. Não é incomum encontrar toalha em cima da casa, sapatos jogados pela cozinha, meias em cima da cama… Roupa suja fora do cesto de roupas sujas. Eles são meninos até limpinhos comparados com outros homens. Mas… Eles são bagunceiros. Não que eu não seja, eu acho que em alguns pontos eu chego a ser mais bagunceira que eles, especialmente quando eu estou cozinhando.

Mas, Anyway… Esses momentos sozinha em casa sempre me fazem questionar a mim mesma. E eu me pego me perguntando como é que eu ia me virar se eu morasse sozinha. Não acho que eu vou descobrir isso nos próximos anos hahahaha a não ser claro, que eles resolvam se casar ou se mudar.

Mas, voltando ao assunto do post, eu estava lendo coisas na internet esses dias e eu li diversas reportagens falando que o brasileiro sofre da síndrome de vira-latas. O que seria, querida tia Shao a síndrome de vira-latas? Seria quando vc se acha menos que outras pessoas porque vc é brasileiro no caso. Mas eu estava reparando. Brasileiro tem síndrome de vira-latas em todas as áreas da vida. Não apenas com relação à nacionalidade. 

Por exemplo, vc tem o seu emprego. Eu… Por exemplo, sou funcionária pública municipal e eu trabalho na Praça de Atendimento. A grande maioria dos funcionários públicos que eu conheço estão sempre reclamando, colocando outras carreiras acima das carreiras deles, a grande maioria não escolheu ser funcionário público, apenas prestou o concurso para ter uma estabilidade financeira. Comigo não foi diferente. Mas diferentemente de muitos dos meus amigos eu gosto do meu trabalho. Eu na verdade aprendi a gostar do que eu faço porque através do meu trabalho eu posso ajudar muitas pessoas.

Demorou para eu entender a função social do meu trabalho e demorou até que eu mesma perdesse um pouco dessa síndrome de vira-latas. A grande maioria das pessoas que eu atendo olham para mim e pensam que eu sou apenas mais uma recepcionista, apenas mais uma balconista… Sem estudo… Sem perspectiva. Antes, isso me incomodava bastante. Porque eu pensava… Caraca velho, eu fiz anos de faculdade para as pessoas me tirarem assim?

Mas isso existe em todas as áreas, em todas as profissões. Sempre vai ter aquele indivíduo que, por inveja, por falta de conhecimento, ou por burrice mesmo vai desdenhar a sua profissão. Ou então achar que vc poderia estar melhor, que vc deveria estar fazendo outra coisa melhor porque vc é tão inteligente. As pessoas realmente não se importam com o que vc quer. Elas têm as opiniões delas e por mais que vc fale,  não, mas eu quero fazer isso, ou, eu estou feliz fazendo isso elas acham que não… Que vc está desperdiçando seu tempo e sua inteligência.

Meu irmão e meu pai mesmo… Ficam me enchendo com a conversa da carteira nacional da Ordem dos Advogados. Não importa quantas mil vezes eu diga e repita que eu não quero ter a Carteira da Ordem, que eu não quero advogar. Que eu quero aproveitar meu tempo livre e me dedicar de verdade a algo que eu curto, algo que eu ame… Que eu já passei quarenta anos da minha vida estudando, estudando e grande parte desses quarenta anos estudando coisas que eu precisava estudar, aprendendo coisas que eu tinha que aprender para arrumar um emprego, ou para passar de ano, ou para tirar um determinado certificado ou determinado diploma e passei tão pouco tempo estudando e aprendendo aquilo que me interessava, ou coisas que eu gostava…

As vezes as pessoas convencem vc de que realmente vc está perdendo o seu tempo. Isso também faz parte da síndrome de vira-latas. Mas vc é tão inteligente, vai ficar desperdiçando seu tempo escrevendo essas historinhas aí… Vc poderia estar ganhando rios de dinheiro fazendo isso e aquilo… Ainda mais se tivesse a carteira da ordem e yadda,yadda,yadda…

Ninguém entende que eu estou cansada de fazer o que eu preciso fazer. Que agora eu quero fazer o que eu quero fazer pelo simples motivo de eu querer e mais nada… Antes que seja tarde demais. Meus pais morreram cedo. Ambos… Num mundo onde a população de idosos cresce cada ano mais e as pessoas estão morrendo mais tarde, com noventa ou cem anos… Meus pais eram extremamente jovens para os padrões atuais. Meu pai morreu com 44 anos e minha mãe com 55. Eu quero fazer aquilo que der na minha telha com a minha vida. Antes que seja tarde demais.

Aí Shao mas vc é jovem ainda. Sim, mas a morte independe da idade. Ela pode vir de repente. E de repente ela vem, mesmo vc sendo extremamente jovem e vc não fez o que queria fazer e se deixou intimidar na hora de fazer as suas escolhas por causa da síndrome de vira-latas de outras pessoas. Que infectaram vc e te roubaram a coragem de encarar os seus medos e realizar os seus sonhos. Pensem nisso galera… Quando quiserem fazer as coisas que vcs tanto querem fazer. 

Vou terminando este post por aqui… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao