6bd27cacacb665db2d588a9f0b7731cf

Fala galera, beleza??? Como vão indo vossas pessoas??? Espero que estejam legais. Eu tô trabalhando pra caramba, e os IPTU’s nem começaram a serem lançados. Não quero nem ver quando fevereiro chegar… Infelizmente eu vou ver porque minhas férias serão apenas em Abril hahahahahaa. Vai ter aumento do IPTU novamente… como sempre e vai sobrar ódio dos munícipes pra gente.

Estou há mais de dez anos trabalhando na Prefeitura, treze anos dezembro último… para ser mais exata… e treze anos no mesmo setor. Pessoas entram, pessoas saem do setor e eu tô lá. Eu já fui chefe… já cheguei o mais alto que eu poderia sem ter que me envolver em política. E eu sinceramente gosto do setor, gosto do trabalho e até mesmo gosto das pessoas com quem eu trabalho (nem sempre foi assim… acreditem em mim).

Ficar tanto tempo num setor tem seu lao bom e seu lado mau. O lado bom é que eu manjo bem do meu trabalho. Claro que eu tenho que sempre estar fazendo cursos de atualização porque a legislação sempre muda. E às vezes temos trabalhos novos que temos que fazer treinamento… mas o basicão, o grosso do serviço eu já sei de cor e salteado. É bom também pq vc já conhece as pessoas e o jeito delas e sabe lidar com elas…

Mas… tem o lado ruim… que é ter paciência curta pros #mimimis de sempre, das mesmas pessoas. E a parte mais ruim de todas que é… depois de vc já te sido chefe… ter que ouvir certas coisas dos seus ex-comandados. Por exemplo… quando vc era chefe, toda e qualquer reclamação que tinha que ser feita, era feita para vc. Vc como chefe tinha que resolver todos os pepinos. Se vc era rápida em resolver alguma coisa e o seu sucessor hoje em dia demora um pouco mais… primeira pessoa para quem vão reclamar é para vc… Ahhh sabia, quando vc era chefe eu não tinha que esperar tanto pra reativar minha senha… Massss, quando vc era a chefe, por mais rápido que vc resolvesse o problema nunca era rápido o suficiente. Ou seja… mentira né?

Outra coisa… vc era chefe a pessoa faltava… não trazia atestado, vc deixava a pessoa compensar aquela falta, porque ficava com pena pq a pessoa estava doente e tal… vc subia no gabinete para discutir com o seu chefe porque tinha indicado aquela pessoa para fazer hora extra… e seu chefe queria tirar a hora extra desta pessoa e dar pra outra e vc tem que ouvir (hoje em dia) coisas assim “nenhum chefe fez nada por mim neste setor, nenhuma chefe lutou pra me dar um cargo, uma melhoria no salário”.

Eu estava analisando as coisas essa semana… Não importa o que vc faça… pensando em ajudar quem quer que seja. Quando as pessoas acham que fazer aquilo é sua obrigação… elas nunca vão te agradecer e vão achar que vc fez pouco ainda… ou que não fez nada.

Este é um dos motivos pelos quais eu não quero mais, jamais ser chefe de seu ninguém em lugar nenhum. Responder por um setor é até fácil, difícil é lidar com o ser humano. É ter que ser responsável pelo trabalho dos outros e ainda ouvir que vc não fez nada. É foda vc ensinar o trabalho as vezes, dez, vinte vezes e a pessoa falar que vc nunca explicou aquilo pra ela com a maior cara lavada. E depois a pessoa fazer errado e vc ter que consertar a cagada…

Desde que eu saí do cargo de chefe já me ofereceram… três outras posições de chefia e eu disse: Não… muito obrigada eu estou bem onde estou. E eu estou bem sendo responsável apenas pelo meu serviço, pelos meus erros… Esses anos me serviram para aprender que… não se pode contar com as pessoas, não se pode confiar que quem quer que seja vai te dar apoio. (Com algumas exceções claro… nesses anos de chefia eu graças a Deus descobri com quais pessoas eu posso sim contar na vida pessoa e no trabalho e… me sinto abençoada por isso). E que temos que esperar muitas vezes ingratidão das pessoas…

Mas nem por isso eu vou mudar meu jeito de ser. Eu prefiro continuar acreditando que eu vou encontrar gente legal, gente boa por aí… mesmo que para encontrar essa uma pessoa boa tenhamos que tropeçar em dez ou doze pessoas ruins. Porque simplesmente existem pessoas que não sabem ser gratas. E depois de velhas é que não vão aprender mesmo.

Vou terminando este post por aqui… tá tarde, amanhã é dia de trampo… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao