Fala galera, beleza??? Como vcs sabem eu leio muito… eu leio pra caramba. De acordo com o Skoob eu li 31 livros o ano passado. Na minha contagem eu li 22… ficaram faltando dois livros pra eu ter uma media de 2 livros por mês.

Mas já houve épocas que eu lia muito mais. Nos finados anos e 1999 quando eu entrei na faculdade de Letras, minha primeira graduação, eu lia uma média de 4 livros por mês. Às vezes mais… eu lia por volta de uns 50 livros por ano.

Tá certo que eu não trabalhava, só estudava, ficava em casa cuidando dos meus irmãos, eu lia livros bem menores… mas de qualquer forma eu lia muito, muito mais… E eu tenho como meta de vida (não meta de ano novo) voltar a ler esta quantidade de livros e agora livros com um numero bem maior de páginas. Não estou indo bem na meta… já estamos no dia 25 de janeiro e eu não terminei de ler nenhum livro… shame on me! Mas eu vou dar um jeito nisso hahahahha. Sempre que eu estou lendo alguma coisa no trabalho… quando não tem ninguém para atender e nenhum relatório pendente… eu geralmente leio meus ebooks ou no meu Kindle ou No Kindle E-Cloud Reader. Que vc acessa pelo navegador com a sua senha da Amazon. Sempre tem um papagaio de pirata pendurado no meu ombro que pergunta… Que é que vc tá lendo??? e que diz… Nossa como você lê depressa!!!Você fez curso de leitura dinâmica???

Sim, eu leio super depressa!!! Não, eu não fiz curso de leitura dinâmica. Nada contra quem faz mas… ler é um hábito. Quanto mais vc lê, mais rápida será a sua leitura com o passar do tempo… simples assim. Ahhh mas Shao com o curso de leitura dinâmica vc aprende a fazer isso mais depressa sem ter os anos e anos de treino… yadda, yadda, yadda…

Acontece que o que o que os cursos de leitura dinâmica ensinam é o que eu chamo de leitura de scroll. Scroll… palavra em inglês que significa ‘rolar’… das barras de rolagem do seu PC… Rolar a tela do computador… tem até uma tecla chamada Scroll Lock no seu teclado, procure lá pra vc ver… Assim sendo… Vc passa o olho por cima do texto e vc apreende mais ou menos o que se trata o texto. O assunto principal.

E deixa eu contar um segredo pra vcs… Isso é ótimo para ler livros de auto-ajuda… ou outro livro mais raso. Para ler aqueles livros que requerem um pouco mais de concentração, uma leitura mais analítica… Livros que vc tem que digerir o contudo. Para esses livros a Leitura Dinâmica não vale de nada… Porque vc tem que ler devagar, refletindo sobre tudo o que está escrito. E são esses livros que adicionam real conteúdo a vc… que vc precisa ler mais detidamente é que valem a pena serem lidos.

Não estou menosprezando os livros mais leves… muito pelo contrário. alguns dos meus livros favoritos são desses totalmente descompromissados que vc só lê por farra… Mas… vc precisa formar o seu vocabulário de leitor, um vocabulário extenso para poder analisar esses livros mais complexos… e a única forma verdadeira de formar esse vocabulário é lendo sempre, lendo muito, durante muitos anos… pacientemente.

Vcs vão ver que com o passar do tempo vcs vão conseguir fazer esta leitura de ‘Scroll’ e ler rapidamente os livros mais leves… mas vc vai ter um vocabulário de respeito, vai saber raciocinar e vai ter mais facilidade em compreender e apreender os livros tijolões de conteúdo.

Vou terminando este post por aqui porque eu estou com um terçol maledeto nos olhos e a vista está ressecada, e ardendo e cansada… vou dormir e deixar meus olhos descansarem para mais um dia de labuta amanhã… Mas… antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Ou um conto ou um poema, ou de repente um trecho de uma história que eu esteja escrevendo. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao