Coxinha-Prato

Fala galera, beleza??? Domingão… Que vcs estão fazendo só na preguiça? Eu também! Domingo é o dia da preguiça e do tédio né? Pois é… Antes de começar este post deixa eu deixar aqui bem claro que… eu não sou de esquerda, eu não sou de direita… eu não tenho nada contra a esquerda e nada contra a direita também. Sempre que qualquer um deles sobe ao poder eu torço para que tenha sido eleito o mais competente e que o país vá para frente.

Se eu tivesse que me posicionar politicamente eu acho que tenho uma visão que vive dançando centro direita, centro esquerda… eu fico pendendo entre as duas… não consigo me definir. A única definição que eu consegui tirar de dentro deste cérebro é que eu não acho que o extremismo seja legal, seja solução… há que se encontrar um equilíbrio.

Então… se eu falar mais adiante no post… (e eu vou falar podem apostar hahahaha) de ‘esquerda caviar’ ou de ‘coxinha’… não será de forma ofensiva. Pelo menos eu espero que não seja… não é minha intenção ofender ninguém… só definir um termo que tenho ouvido bastante ultimamente.

Eu hoje resolvi escrever sobre um termo que… Desde as manifestações do ano retrasado, tem sido bastante usada, especialmente nas redes sociais… A expressão…”coxinha”. Qualquer discussão entre um simpatizante de esquerda com um simpatizante de direita termina com o esquerdista xingando o direitista de ‘coxinha’.

Mas… O que seria ser ‘coxinha’??? Aí, aí… Tanta coisa… Por onde eu começo??? Vamos começar pelas ‘coxinhas’… Digo, pelas pessoas mais extremistas… Pra vc ser coxinha vc primeiro tem que ser de direita, é ser de classe média, ou classe média alta, ou classe alta… Ou Achar que pertence a essas classes citadas mesmo não pertencendo… Tem os coxinhas wannabe hahahahaha. Acho que não existe coxinha de esquerda… A esquerda que tem um poder aquisitivo bacana foi apelidada pelos coxinhas de ‘esquerda caviar’ ou ‘socialista de iPhone’ hahahahahaha. Mas desses eu falo um outro dia num outro post. Senão eu fico sem assunto para postar no futuro né?

Okay… onde eu estava mesmo… perdi o fio da meada… Ahhh tá… lembrei. E essas definições de esquerda e direita são engraçadamente contraditórias. Porque veja bem, uma coxinha… o salgado coxinha é representante da classe mais pobre. Rico, em tese, não come coxinha. Bem como pobre não come caviar.

E o maior partido de esquerda do país, o PT… representa os Trabalhadores… é chamado de esquerda caviar… ai Shao… é ironia!!! Tipo a direita está comendo coxinha enquanto a esquerda come caviar porque a esquerda chegou no poder e está roubando a classe média que é de direita e tem mais poder aquisitivo… Eu sei… eu sei…. mas é engraçado porque se vc for seguir as raizes da esquerda e da direita no Brasil… a esquerda é que deveria ser coxinha e a direita que deveria ser caviar né? Certo??? Tô errada???

Eu queria saber de onde surgiu essa história de chamar quem é de direita e quem é classe média de coxinha… E pior… quando foi que ser coxinha virou xingamento??? Coxinha é uma coisa tão boa… tão de Deus… Coxinha deveria ser elogio gente… Tipo… o crush chega em vc e fala… vc tá tão coxinha hoje!!! Obrigada… vc tb!!!

Mas virou xingamento justamente por causa das qualificações do que é ser coxinha eu suponho! Porque ser coxinha não é apenas o que eu citei acima, tem o lado pejorativo. Ser coxinha é defender extremistas de direita extremamente conservadores e retrógrados. É votar em caras como o Bolsonaro por exemplo, chamar ele de Bolsomito… clamar pra ele se candidatar a Presidente só porque ele xinga o pessoal de esquerda… quer dizer, cadê avaliação de competência da criatura? Não existe…

A pior parte de ser coxinha é votar em políticos pelos ideais que ele apregoa nas mídias sociais, não importa se dentro de quatro paredes ele faz totalmente o contrário do que ele prega… é votar na imagem que se criou em volta daquela figura, pq vc concorda com aquilo… e porque a classe média não quer perder o poder aquisitivo, não quer perder o status e o tiozão lá diz que vai defender o modo de vida que ele está habituado…

Infelizmente o mesmo se dá do outro lado… galera quer passar a imagem de legal, de liberal, de bacana e ganhar voto de movimentos sociais ou de classes sociais menos favorecidas porque eles acham que aquele idiota vai melhorar a situação delas, sendo que ele só quer na verdade melhorar a própria situação com o salario de vereador, prefeito, governador, deputado, senador, presidente… whatever.

Bom galera… então… ser coxinha é mais ou menos isso… talvez eu não tenha me explicado direito mas… se vc quiser saber mais… joga no Google ‘definição de pessoa coxinha’. Ou então clique aqui e vá para este post que eu achei num site de Significados e leia… E eu vou terminando este post por aqui porque ficou maior do que eu imaginei que iria ficar.

Mas antes de terminar este post eu vou fazer um pouco de propaganda do meu novo blogue o “Estante da Shao”. Cliquem no link conheçam meu trabalho, meus textos, meus contos, meus poemas. Toda a sexta-feira teremos texto novo e inédito para vcs… Hoje especialmente, sexta-feira é dia de conto novo… acessa lá e dá uma força pra esse arremedo de escritora que vos fala. Participe e divulgue esse meu novo projeto se vcs curtirem…

See you guys around the corner
Shao