imag

Man Reading Book and Sitting on Bookshelf in Library — Image by © Royalty-Free/Corbis

Fala galera, beleza? Deixa eu fazer uma pergunta pra vcs… como é que vcs lidam com a tecnologia??? E com a falta dela??? Existem casos como já é conhecido de pessoas que são viciadas em tecnologia. Em países asiáticos especialmente jovens e adultos que precisam serem mandados para clinicas de reabilitação para abandonar o vicio.

No mundo onde vivemos, ainda mais nós que vivemos na cidade grande… É extremamente necessário vc ter um celular e vc estar em alguma rede social… especialmente o Whatsapp porque todo mundo só se comunica por esse app. SMS ligações estão quase obsoletas. Então vc obrigatoriamente tem que se envolver em algumas redes sociais e lidar com algumas tecnologias. Mas nem por isso somos viciados… ou será que somos?

A verdade é que nunca vamos saber a nao ser que fiquemos sem aquele aparelho. Eu nunca fiquei sem celular… mas eu já fiquei sem meu monitor… sem poder ligar minha TV e assistir o jornal de manhã enquanto eu me arrumo para ir ao trabalho. E eu entrei em crise de abstinência. HAHAHAHAHA não pelo computador em si, mas… eu fiquei sem poder ver minhas séries, sem ver minhas reportagens de manhã… tive que pegar emprestado monitor do meu irmão pro meu mundinho ficar completo.

Mas fora este episódio até que eu lido bem com a ausência da tecnologia, não sei se vcs sabem… mas eu meio que cresci sem televisão… a priori. Quando eu era bem criança…bebê, a gente tinha televisão como toda casa de qualquer brasileiro mediano. Mas aí meus pais se separaram e eu e minha mae ficamos tipo… muito pobres… a gente não tinha geladeira, não tinha quase nenhum eletrodoméstico nem muitos móveis. Meu pai foi embora e levou tudo com ele…

Ficamos uns meses assim… e depois fomos morar de volta com meus avós porque a coisa estava muito preta mesmo. Moramos com meus avós até eu fazer uns nove anos… daí minha mãe casou de novo e … meu padrasto e ela decidiram que televisão emburrecia e dos nove aos meus 18 anos não tivemos televisão em casa. Como eu passei mais tempo da minha vida sem TV do que com TV… eu não senti falta.

Entretanto meus irmãos começaram a exibir um comportamento meu chato. Meus primos tinham TV e videogame e toda a vez que eles iam na casa da minha vó ele ficavam hipnotizados na TV e no Videogame. Daí eu lembro de ter falado pra minha mãe… eles ficam fixados na coisa porque eles não tem em casa, então pra eles é coisa do outro mundo. Minha mãe concordou comigo e ai ela comprou… uma TV, um Supernintendo e um videocassete onde eu gravava os desenhos e programas da TV cultura para eles assistirem apenas coisas educativas.

Durante muitos anos na minha igreja eu vi crianças que foram criadas longe da TV, do videogame, da internet e de diversas tecnologias porque os irmãos achavam eram coisas do diabo, que afastava as pessoas de Deus. Mas… sinceramente? Eu acredito que a Tecnologia é uma coisa boa… mas infelizmente muitas vezes ela pode também ser usada para o mal. E geralmente pessoas que crescem sem ter contato com nenhuma tecnologia… como a maioria dos filhos dos irmãos da minha igreja… quando eles tem qualquer contato com essas tecnologias eles ficam tão encantados, tão absortos por aquilo, por aquela novidade aquele mundo todo novo que… acabam fazendo besteira!!!

Deixar crente ter acesso a um monte de tecnologia sem que ele saiba como usar, saiba usar com parcimônia… é a mesma coisa que dar um carro para um bêbado sem habilitação e soltar ele na Marginal Tietê. Sinto muito se vc é evangélico e está vendo isto e discorda de mim… mas é verdade. Eu já vi isto na minha família mesmo.

Eu tenho uns tios… que moram nos cafundós do Mato Grosso. E eles, quando abandonaram o catolicismo e resolveram seguir evangélicos. Venderam tudo, A TV, o videogame dos meus primos, o rádio… tudo. Mas toda a vez que eles vinham aqui em casa… uma vez eles vieram e ficaram quatro meses. Porque eles queriam comprar um caminhão novo pro meu tio. Meu tio ficava hipnotizado na televisão… e xingava pra caralho caramba o computador, falando que era uma janela pro diabo entrar na nossa casa e na nossa vida, mas para pesquisar preços pra comprar caminhão ele ficava me pentelhando fazendo eu pesquisar classificados para ele.

E jovens maiormente… chafurdam na pornografia. Não estou pregando contra a pornografia (quer dizer… na verdade estou ahahahaa) nem contra a tecnologia… tudo que é demais não é legal… Tudo que se torna um vício. Vc tem que cortar da sua vida. MAs geralmente aqueles jovens que cresceram sem ter acesso a isso um dia saem das casas dos pais e pensam ‘agora eu vou fazer o que eu quiser…’ e compram TV e computador e começam a vivem em função daquilo, meio que para tirar a forra do tempo que não tiveram como na adolescência.

Não é legal a criançada e os adolescentes não saberem usar a tecnologia. Proibir não é o caminho… a pessoa tem que entrar em contato com essas coisas e aprender a não ser absorvido por elas, a não ser engolido pelas tecnologias. A não se tornar dependente nem nada…

Vou terminar este post por aqui porque está extremamente longo e eu estou com sono…

See you guys around the corner
Shao