Fala galera, como vai indo a vidinha de vcs??? Tudo belezura? Espero que sim. Eu não to muito legal. To chateada pra caramba. Coisas acontecem… coisas que estão além do seu poder de modificar e vc fica chateado e vc fica com aquela sensação de impotência e vc fica chateada porque as pessoas poderiam estar fazendo as coisas de forma diferente… Deveriam alias estar fazendo de forma diferente… Minha mãe já dizia, as pessoas sempre vão decepcionar vc.

Minha mãe dizia também que a pior facada vem daquelas pessoas que vc mais estima. Porque das pessoas que vc detesta, das pessoas que detestam vc… vc sempre espera uma traição, uma ação vil e inominável. Já das pessoas que vc ama. Mesmo que as vezes vc não mereça… porque afinal de contas somos humanos e cometemos mil erros por dia… vc não espera uma atitude ignóbil.

O que… vamos e convenhamos, e muita ingenuidade da nossa parte. Não esperar nada de ruim das pessoas que amamos, que consideramos, da nossa família. Sangue do nosso sangue. Aquelas pessoas que cresceram junto com a gente, que nos criaram, que fazem parte da nossa historia. Haja visto como o mundo esta cada vez mais podre. E eu digo cada vez mais podre porque o mundo sempre foi podre.

Assim como temos a ilusão que jamais seremos traídos e mal tratados, ou perseguidos pelos nossos familiares e entes queridos, geralmente todo mundo tem a sensação de que o mundo antigamente era mais inocente e menos mau. Mas… como eu disse, essas duas noções que temos são extremamente inocentes.

Alias, todos os dias que eu me pergunto, se a minha mãe não tivesse morrido, certamente a situação que esta acontecendo agora não estaria. Ela dizia que tudo acontece por uma razão. Mesmo que não entendamos quais são essas razoes. Antes da minha mãe falecer era ela quem tomava conta dos meus avos. Meu avo faleceu um ano antes dela, e no ano seguinte ela partiu. E agora … sobraram cinco filhos vivos irmãos da minha mãe. Dos quais, minha tia caçula que esta doente, travando uma batalha contra o câncer de mama, foi quem ficou cuidando da minha avo. E minha avo. Mae da minha mãe… que sempre foi uma mulher de temperamento forte, que sempre foi difícil de lidar. Esta lá na casa da minha tia… que por conseguinte também e uma mulher de temperamento forte e difícil de lidar.

E vira e mexe as duas se desentendem. E elas falam coisas duras uma pra outra e se ofendem e se magoam. Situação e complicada… Eu entendo minha tia, pois minha vó e uma pessoa difícil. Mas não tiro a razão da minha vó em algumas coisas, ela e filha dela… ela deveria… acima de tudo respeitar a mãe… mesmo a mãe sendo chata, sendo difícil, sendo injusta… tirando a paz dela. No final das contas, as duas querem ter RAZAO em vez de viver em paz. E nenhuma delas no final das contas tem… nem PAZ e nem RAZAO.

Não e fácil conviver em sociedade e não e fácil conviver em família. Desde que minha mãe faleceu, a convivência aqui em casa mudou a dinâmica. Antes tínhamos a mãe para intermediar os conflitos entre a gente. Hoje… temos que sentar, como adultos e conversar, quem estava errado admitir os erros e pedir desculpas, e quem estava certo… também precisa ser humilde, aceitar as desculpas sem tripudiar em cima do outro que esta procurando se desculpar. Procuramos fazer isso e tem dado certo, e Deus tem nos abençoado e nossa casa vive em paz… pequenas turbulências vão sempre acontecer mas… com amor, humildade, bons exemplos que tivemos de nossa mãe, e algum esforço que fazemos conseguimos consertar as coisas e colocar nossa vida nos eixos novamente.

E cada degrau que superamos, cada tropeço que a vida joga no nosso caminho mas que nos evitamos… e um crescimento para nos todos como pessoas, como seres humanos e como família. Estou com o coração partido com essa situação… de ver minha família estressada, triste, brigando e não poder fazer nada para melhorar a situação. Eu me pergunto o que minha mãe faria no meu lugar… me pergunto também se ela não estaria desapontada comigo. Se ela não gostaria que eu cuidasse da minha avo.

E ao mesmo tempo eu concordo com os meus irmãos e com o meu pai que a gente não pode atropelar meus tios e passar por cima deles, que a responsabilidade legal para com a minha vó e deles… não sei… muito triste essa situação toda. E sabe o que e pior??? Uma das piores partes e que tem gente que acha que porque e mais velho, mais vivido que vc ele e mais sábio que vc… Ele sabe mais das coisas e tem mais razão que vc em tudo nesta vida.

Maturidade, sabedoria… nada tem a ver com idade… nem com vivencia muitas vezes… Infelizmente tem gente que envelhece, fica banguelo e careca e não aprende essa lição da vida. E a gente não pode fazer nada… apenas lamentar.

Vou terminando este post por aqui… acabou o feriadão, amanha eu tenho que trabalhar, este post provavelmente vai ao ar apenas na sexta. Espero que ate lá a situação tenha melhorado. Tenho esperanças…

See you guys around the corner
Shao