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Olá amigos. como vão vcs??? Espero que bem… Este post vai ser bem específico. Não sei se curto ou não vai depender da minha empolgação em escreve-lo. Talvez sim porque a história é longa…

Vcs lembram que eu cheguei a mencionar aqui para vcs que eu tinha um celular um Sony Xperia Z2? Pois é… eu comprei esse celular em Setembro de 2014. Porque meu Samsung Galaxy S4 estava travando. Eu fiquei em duvida entre ele e o Galaxy S5 e acabei escolhendo o Z2 depois de muito analisar os features do aparelho. Esqueci de analisar os fóruns de reclamação sobre os dois modelos. A gente sempre esquece de fazer isso né? Enfim… comprei… estava super feliz com ele, a câmera do danado era um avião meu único senão era o superaquecimento da câmera que as vezes me deixava na mão. Fora isso ele era rápido e todos os demais features atendiam a minha necessidade.

E ele funcionou bem até abril de 2015… exatamente sete meses de uso. Ele atualizou para o Androide Lolipop… funcionou uma semana e então… PUF!!! Apagou do nada! Mas morreu mesmo… tela preta e o caralho caramba a quatro. Nem ligava, nem reiniciava… nadica de nada.

Sem tempo de ir atrás do problema, apesar do danado ainda estar na garantia eu pedi pro meu irmão levar na autorizada que estava no Site da Sony, que ficava aqui perto no Tatuapé e é perto do trampo dele. Meu irmão foi lá e o lugar não estava mais pegando produtos, apenas devolvendo os produtos que já tinham dado entrada. Toca eu procurar outro lugar no site… e resultado só lá do outro lado da cidade perto do Shopping Ibirapuera longe pra caralhos caramba e eu sem tempo de ir ver isso… daí eu pedi pro meu pai ver isso pra mim.

Até porque ele é Advogado e eu pensei… se esta porcaria não der certo ele já está inteirado do assunto, meteremos um processo nessa Sony Mobile Brasil. Então dia 26/05/2015 ele levou o celular lá… e o prazo que nos deram pra resolução, resposta, whatever… foi de vinte dias úteis… coloca aí os finais de semana… trinta dias. Esperamos para ligar na assistência técnica para saber uma resposta sobre a situação do celular 45 dias.

Daí meu pai ligou lá e disseram pra ele que o celular estava na fábrica ainda para averiguar o problema, que o celular não tinha retornado. Meu pai já disse que… de acordo com o Código de Defesa do Consumidor como já se passaram mais de trinta dias, tínhamos direito de A) Um celular novo igual ou equivalente, B) Um desconto referente ao valor pago mais juros para comprar um celular superior ou outro produto da empresa ou C) O valor de volta corrigido monetariamente…

Meu pai pediu a devolução dos valores. Nisso já estávamos em Julho… o primeiro atendente disse que alguém da Sony iria entrar em contato comigo para pegar meus dados bancários para fazer o depósito do valor na minha conta. Que deveríamos esperar até dia 16/07/2015.Esperamos até dia 20. Nada!!! Meu pai ligou de novo… mesma conversa… pediram pra gente esperar mais uma semana… Nada…

Aí tivemos a viagem pra Ubatuba, viajamos… mas o Celular estava comigo… não estraram em contato. E não tinha nenhuma ligação na Secretária quando chegamos em casa. Logo… eles não entraram em contato. Eu resolvi então fazer algo… peguei os dados da entrada da reclamação na Assistência Técnica e postei uma Reclamação no Site Reclame Aqui…

Caralho, Caramba, é inacreditável o alcance deste site, como as empresas respondem mesmo (nem sempre resolve) quando vc posta qualquer coisa lá… Eu postei minha reclamação dia 13/08/2015… uma semaninha depois… ou seja, nesta terça, Pessoal da Sony me liga. Primeiro não acharam o pedido, depois acharam e disseram que eu não tinha solicitado devolução nenhuma. Por último disseram que não tinham a nota fiscal… ao que eu disse, olha… eu tenho a nota fiscal se for por isso não, eu mando agora pra vcs. Mandei pra pessoa por e-mail a nota fiscal (mais uma vez) e no dia seguinte (ou seja quarta agora) a mesma atendente me liga dizendo que minha restituição foi aprovada, me passa número de atendimento e o caramba. Falando que a partir de 15/09/2015 eu posso ir em qualquer agência do Banco do Brasil portando um documento com foto e que eu iria poder restituir o valor pago pelo celular… Eu achei estranho… Afinal de contas, ordem de pagamento geralmente vc dá um documento, um protocolo pra pessoa… não me deram nada… disseram que é apenas pra ir ao BB com um documento com foto. Vamos tentar né?

Vamos aguardar agora até dia 15/09/2015 e ver se realmente a grana vai estar liberada… Eu retorno aqui com o final da história pra contar pra vcs.

Resumindo… o atendimento da Sony é péssimo, eu tive problemas com meu S3 da Samsung e tive que levar o celular quatro vezes na Assistência Técnica pra eles arrumarem, mas eles arrumaram, e dentro do prazo de 30 dias estipulado por lei. E a localização das assistências são bem bacanas, várias lojas nos quatro cantos de São Paulo… bem localizadas. Isso sem falar que eu já tive diversos aparelhos da Samsung e apenas um deu defeito e quando deu defeito eles atenderam super bem…

Por essas razões eu peguei agora um Galaxy Note 4… eu poderia ter pego um Z3… mas, para ter esse atendimento pífio e ver o aparelho dar defeito novamente. No site da Sony mesmo vc encontra toneladas de reclamações sobre o Z2, o Z3 e o ZQ… toda a série Z que é a série Top da Sony tiveram muitos aparelhos com problemas. O que eu aconselho alguém que esteja lendo este post e tenha problemas com essa empresa… reclame!!! Bote a Boca no trombone!! Se vc tem acesso à internet, se vc tem redes sociais… entre no site do Reclame Aqui e faça sua reclamação, e depois espalhe a reclamação nas suas redes sociais e peça ajuda aos seus amigos para espalharem também sua reclamação… porque isso pega mal pra imagem da empresa e acaba sendo mais efetivo a solução do problema do que vc reclamar no SAC deles. Evita vc ter que entrar com processo e gastar grana com advogado e tal… Estamos na era da informação… pior prejuízo possível pra uma empresa é perder a imagem dela nas redes sociais. Menos pessoas vão comprar e eles vão acabar perdendo lucro e clientes… Especialmente se vc tem um número bacana de seguidores nas redes sociais.

Eu particularmente não tenho… um número grande de seguidores, mas o Site Reclame Aqui tem uma visualidade grande e meus amigos, eu tenho amigos que tem bastante seguidores e isso ajuda. Seria muito bacana se as empresas resolvessem os problemas sem que tivéssemos que recorrer a fazer escândalo online ou recorrer ao judiciário… Espero que um dia isso seja o a regra e não a exceção.

Fora isso eu tb mandei um e-mail pro Procon-SP… não deu muito resultado, eles apenas me deram a orientação jurídica que eu já conhecia… mas para quem não sabe os seus direitos de consumidor uma consulta por e-mail com eles sempre é bacana.

Bom vou terminado este post por aqui… e vou dormir que amanhã eu tenho que trabalhar… aguardem novidades em setembro hahahahaha.

See you guys around the corner
Shao.