Post Original de 07/03/2015

Antes de começar este post oficialmente vou avisando que o post está cheio de links, porque eu estou falando de ‘marcas’… não, infelizmente meu post não é patrocinado, mas não quero ninguém me processando amanhã porque eu não dei os devidos créditos e blábláblá… Lembro que uma vez eu ouvi um poema em sala de aula, daí eu procurei ele no google e um cara de um blogue me acusou de plágio porque ele tinha escrito um post sobre o mesmo poema pouco antes.

Tipo, meu post não tinha nada a ver com o dele a única coisa idêntica no post era o dito cujo do poema, que nem era de autoria do sujeito. E sinceramente era um blogue que eu não lia nem conhecia… Conceito de plágio, vc copiar conteúdo original de uma pessoa e postar como seu… Não era o caso, afinal de contas o sujeito não era autor do poema.

Eu devo ter copiado aqui no meu blogue trocentas coisas de diversos sites, da Wikipédia Principalmente, mas eu sempre coloco as fontes.

Lembro também que eu tinha um fã-site sobre Roxette lá nos anos 2000 e eu me lembro que eu traduzia notícias de sites internacionais que falavam sobre o Roxette para os fãs que não falavam inglês (eu colocava as fontes originais e tal). Na internet nada se cria né? Tudo se copia… e agora com as redes sociais, isso é cada vez mais verdade.Anyway. Por via das dúvidas… créditos dados.

Agora sim… post… Olá amiguinhos, bom sábado pra vcs… acordei tarde mas não tão tarde quanto eu gostaria. Algumas almas do além passaram a manhã toda ligando o aqui para casa… Coisa do capeta ficar ligando de manhã no sábado para a casa das pessoas. Vcs não sabem que sábado é dia de dormir até mais tarde, ficar em casa de boa, lendo uns livros e vendo filmes e/ou séries na Netflix.

Falando em Netflix, resolvi escrever esse post falando sobre as coisas legais desse serviço de Streaming de vídeo. Eu fiz um post aqui há um tempo comparando dois serviços de streaming de música o Spotify e o Deezer… fui assinante dos dois por um tempo e fiz uma comparação, se quiser ler este post clique aqui.

Continuo assinando os dois, mas agora meu irmão usa minha conta do Deezer enquanto eu uso a conta do Spotify. Entretanto estou pensando seriamente em cancelar o Deezer e fazer uma assinatura família no Spotify… sai mais barato.

Escrevi um texto curto comparando um pouquinho o Kobo Glo com o Kindle Paperwhite, dois e-reader que eu já utilizei (quer ler esse texto??? clique aqui) . Queria qualquer dia fazer um post longo falando do Kindle que foi o e-reader que eu escolhi usar depois de testar os dois (Meu irmão acabou herdando o meu Kobo Glo e virou um nerd dos livros como eu, e agora ficamos discutindo os livros que lemos, já houve debates sobre Harry Potter e agora estamos debatendo Jogos Vorazes – e ele quer começar a ler Desventuras em Série assim que terminar).

Massss… chega de preâmbulos e vamos falar da Netflix que é o foco principal desse post.

Primeiramente, eu sou do tempo que a gente passava a noite na internet discada para baixar uma música pelo Napster ( que agora virou um programa de streaming de música semelhante ao Deezer e ao Spotify).

Baixar um filme inteiro era só para os fortes, porque levava meses às vezes. Baixar um filme inteiro em alguns minutos e assistir era uma coisa impensável e assistir em streaming pela internet era coisa de alienígena, pior… coisa do capeta… hahhahahaha.

Agora… isso tudo, que era impensável na minha adolescência está bem aqui… No PC, no Notebook, no tablet, no celular… ao alcance da mão… meu celular aliás tem mais Memória RAM e mais espaço na memória que meu primeiro computador que minha mãe pagou em um milhão de parcelas, mais um braço, uma perna e um pulmão.

A ideia de vc entrar num site, logar e em poucos segundos o filme está lá rondando, numa qualidade de imagem e de som que faz a TV preto e branco da sua vó, aquela com seletor de canais, chorar, fazer as malas e partis para o museu, era realmente impensável. Era coisa de filme de ficção científica.

Eu me lembro de assistir na TV preto e branco da minha vó Star Treck e ver as portas abrindo sozinhas e pensar: Nossa mano, que maneiro! Imagina se um dia o mundo for assim. Hoje em dia meus amigos essas portas estão em qualquer Shopping Center perto de você. É espantoso.

Quando a internet começou a ficar mais rápida, banda larga e o caramba, as pessoas começaram a baixar filmes. Mesmo assim, vc vai baixar um filme, por mais rápida que seja a internet ainda assim vc tem que esperar um tempinho, depois se vc não manja muito de inglês, vc tem que procurar a legenda, baixar a legenda, ver se a legenda tá sincronizada aí sim vc pode assistir. Dá um pouquinho de trabalho se vc quiser ver um filme com uma qualidade boa e uma legenda bem feita.

Com a Netflix não precisa nada disso, vc faz o login (depois que vc assina o serviço, claro… é pago né), surfa pelo catálogo, escolhe legendado, idioma da legenda ou então dublado, dá play e Shazam!!! Se sua conexão for boa… tá vendo o filme.

Para pessoas como eu que curtem ver séries… final de semana é uma desculpa imensa para fazer maratonas… Dá pra ver uma temporada inteira de uma série em dois dias. Uma das melhores maneiras de ficar em casa num dia frio e preguiçoso.

Outra coisa muito bacana é que vc pode ver em qualquer aparelho atualmente e em todos os sistemas operacionais. Basta você abrir seu computador, instalar o aplicativo, ou abrir o site no seu navegador favorito e assistir o que vc quiser. Ou então em celulares e tablets vc baixa o app, faz login e assiste. Mas se vc tem uma smart tv nem precisa de nada disso. A maioria das Smarts TVs que tem WIFI, independente da marca, tem o aplicativo do serviço disponível para você assistir. Você ainda pode logar nas redes sociais e ver os filmes que seus amigos estão vendo e recomendar filmes para eles.

Legal pra caramba também que conforme vc vai assistindo e o serviço tem um logaritmo que faz sugestões para vc… e são umas indicações bem bacanas, bem pertinentes.

Uma das coisas mais legais do serviço é que vc está assistindo um determinado filme, daí vc fica com sono e vai dormir, ou por qualquer outra razão vc tem que parar de assistir, quando vc voltar e mandar o filme rodar novamente, ele vai continuar do ponto que vc parou, automaticamente. Se vc quiser, vc pode recomeçar a ver o filme, caso vc seja como eu e perde o fio da meada se largar o filme no meio.

Assim sendo, vc tendo sinal de internet, vc vê o que vc quiser, na hora que quiser, quantas vezes quiser. Não é como a TV a cabo que os programas tem aquele dia certo, horário certo e às vezes você não pode ver o programa porque tem que ir trabalhar ou tem algum compromisso.

E algo que eu não poderia deixar de marcar aqui como vantagem… é o preço… 17 reais se eu não me engano. Infinitamente mais barato que o pacote mais barato de de TV a cabo.

É claro que nem só de flores vivem as tecnologias. Como eu sempre digo… eu amo a tecnologia, quando ela funciona. Quando ela não funciona… é uma merda porcaria.

Coisa não tão legais, catálogo no Brasil é meio limitado se comparado ao catálogo dos Estados Unidos por exemplo. Mas aí são políticas de direitos autorais. Eventualmente as séries acabam chegando ao Catálogo do serviço. Mas também sempre tem coisas novas chegando no site. Ás vezes eles colocam filmes antigos… é bem bacana.

Outra coisa chata e que é uma geral nos serviços de streaming, é que a licença do serviço de exibir aquele título não é eterno. Não é como uma locadora de vídeos que o cara da locadora comprou aquele filme e enquanto ele estiver funcionando a pessoa que aluga eles poderá ver aquele filme. Não… vira e meche alguns títulos somem do catálogo, porque a licença expirou. Por essas razões eu ainda não abandonei a compra de DVD’s, Blue Rays, CD’s de música e música digital.

Outra desvantagem do serviço é não ter a opção de acessar alguma coisa e assistir o filme estando OFFline, os serviços de streaming de música tem essa opção, nisso elas levam vantagem… Netflix poderia ver direito essa possibilidade né? #FicaAdica.

Ou seja, caiu a internet… não dá pra ver nada. Não é como fazer download de toda a série e fazer uma maratona no seu PC quando vc não tem internet.

Tem diversos outros serviços de Streaming de Vídeo, tem uns gratuitos como o Popcorn Time (Vou falar especificamente deste num post futuro) e o Crackle (que eu não usei muito…) que são gratuitos. E tem outros pagos como o Telecine On Demand, ou o NOW da NET. E outros que vc aluga o filme online para assistir… mas eu só posso falar dos que eu utilizo. E o pouco que eu naveguei no NOW da NET e no Crackle posso dizer que o catálogo deles é infinitamente inferior ao catálogo da Netflix.

Bom.. acho que por hoje é só… vou ficando por aqui, tá frio, chovendo, eu tô morrendo de preguiça e tenho que lavar roupa ainda. Acho que vou ligar no restaurante aqui do lado de casa e pedir um sushi… Depois eu vou navegar no site da Netflix e ver o que tem de interessante lá para eu preencher esse final de tarde e começo de noite.

See you guys around the corner
Shao