Olá amiguinhos, eu sei que prometi postar mais vezes aqui e não cumpri a promessa… é o calor… eu também prometi que ia mais vezes por semana na academia, mas os dias que a chuva não alaga tudo atrapalhando eu ir pra academia, a preguiça me atrapalha ou meus irmãos resolvem pegar o carro para ir pra outro lugar. É a vida.

Então amigos, o mundo anda de pernas para o ar… semanas atrás aí uns radicais muçulmanos fizeram um auê lá na França. Mataram um monte de gente porque uns cartunistas de uma revista francesa fizeram, diversas charges caçoando da crença deles e do profeta deles.

Primeiro lugar… a tal da Revista tinha um monte de charge sem graça. E falando mal de todas as religiões. Eram charges bem agressivas… das poucas coisas deles que eu vi eram bem depreciativas mesmo. O que aconteceu reascende a velha discussão, onde está o limite entre a liberdade de expressão e a injúria??? Em nome da liberdade de expressão  podemos falar o que bem entendemos sem levar em consideração se estamos ou não ofendendo alguém???

*Injúria: Ação ou efeito de injuriar – Ofender com ações ou ditos; difamar, insultar. Jurídico. Ação ou dito ofensivo; em que há insulto, ofensa que prejudica a dignidade de alguém: dano por injúria.

Ahhh mas Shao, as charges não estavam ofendendo uma pessoa e sim uma ideia. Bom… ideias não existiriam se não fosse pelas pessoas. Elas criam as ideias e as religiões, religiões e ideais não se ofendem, pessoas ficam ofendidas quando seus ideais e suas religiões são desrespeitadas.

Uma pequena parcela da humanidade não se ofenderia com o tipo de criticas ácidas dos franceses que foram mortos. São em geral aquelas pessoas que estão pouco se lixando para a opinião de terceiros sobre aquilo que elas acham importantes. Eu me incluo neste pequeno número de pessoas.

LiberdadeExp4Eu vi uma charge do Charlie Hebdo esculachando o que os cristãos (principalmente os católicos) chamam de a santíssima trindade. Imagem aqui do lado pra vcs verem e tirarem suas conclusões.

VC que está lendo esse post e como eu é cristão… independente da denominação que siga, se sentiu ofendido com a imagem??? Eu sinceramente não me senti… essa imagem apenas representa a opinião de um ateu sobre uma religião, uma filosofia religiosa pela qual ele não tem o menor respeito ou consideração. A qual ele acha que não passa de um monte de baboseira mitológica, inventada por mentes menos desenvolvidas, por uma civilização ultrapassada que já nem sequer existe mais.

Veja bem, essa é a opinião DELE. E eu não estou usando a palavra ateu de forma pejorativa. Uso ela no sentido estrito da palavra. Não sei porque as pessoas se espantam quando uma pessoa que não acredita na existência de Deus faz piada sobre o assunto religioso, seja qual for o assunto. Não sei porque elas se ofendem também.

*ateu: Que nega a existência de Deus ou de quaisquer outras divindades.

Enfim, Não era o caso também de os seguidores extremistas de Maomé irem lá e atirar e fazer terrorismo e tal. Mas… de novo, esperavam o quê de extremistas??? Anos e anos postando coisas desse gênero falando mal do Maomé, conhecendo que existem esses seres com essa mentalidade tacanha, claro que era de se esperar uma desgraça dessas acontecer. Foi erro de quem??? Dos jornalistas que falaram o que bem entenderam porque se sentiram seguros lá longe na França? Dos extremistas que são doidos varridos??? Da polícia internacional que sabia que os caras eram extremistas e não ficaram de olho neles??? Do governo que não teve tato na diplomacia??? Dos pais que criaram os filhos com a cabeça oca o bastante para que outros cabeças ocas incutisse suas ideias explosivas neles???

A verdade é que todo mundo e ninguém é culpado ao mesmo tempo. Era uma tragédia anunciada. Não acho também que protestos pelo mundo vá resolver… Eu estava vendo um vídeo do Rafinha Bastos comentando o ocorrido. Sou obrigada a concordar em parte com ele. Ele foi moralmente apedrejado nos casos das piadas que ele fez lá que foi processado e o caramba.

Entretanto não concordo em gênero número e grau com ele porque não é a mesma coisa como ele afirma no caso. Ele falou mal de uma cantora (que canta mal) e que é podre de rica. Os cartunistas falaram de uma religião e de um profeta que se existiu já morreu faz milênios. Como eu disse mais acima no post Religiões não se ofendem, quem se ofende são as pessoas… e a cantora rica, se ofendeu e processou ele. Se ele tivesse feito como o Renato Aragão que ofendia com suas gracinhas as minorias, pobres que nem sabem que podem processar também o artista famosão. Nada tinha acontecido com ele. O erro dele foi criticar uma pessoa rica, que tem condições e disposição de fazer a vida dele um inferno nos tribunais. E que por ser famosa, acabou causando um alvoroço na mídia que quase acabou com a carreira dele.

Cliquem aqui caso queiram ver o vídeo dele falando do caso.

Não se comparam os casos nem de longe… o caso da Revista, eles publicam as coisas premeditadamente com a intenção de cutucar os caras do Islam, e eles foram assassinados por isso. Por acharem que estavam fora do alcance desses doidos. Enquanto que o Rafinha, duvido que ele fez de propósito. Foi uma piada ruim que saiu pela culatra. Concordo com o comentário dele sobre o Ziraldo. Ziraldo tá defendendo o pessoal da revista Charlie Hebdo porque ele também é cartunista. Tá defendendo a classe. O fato é que os casos não se comparam… Rafinha diz que ele não passava de babaca na época. Bom… ele assume de vez em quando uma postura babaca. Mas eu acho que ele só foi azarado.

Eu sigo o Rafinha faz tempo, na internet… e acho que ele tem uma certa graça. E ele solta umas piadas sem graças mesmo. Eu lembro que uma vez em 2010, uns meses depois da morte da minha mãe ele postou uma coisa no twitter, tipo… feliz dia das mães para os órfãos. Eu não gostei, achei de mal gosto aquilo… mas isso porque eu tinha perdido a minha mãe muito recentemente. Fosse outra época, outra situação eu teria talvez dado risada. Ou talvez não porque mãe é coisa séria. Sempre foi…

Muito bem… mudando se assunto… E o caso do Brasileiro morto lá na na Indonésia hein??? Eu não sei direito o que foi que ele fez… sei por cima que o sujeito pegou uma quantidade absurda de cocaína (ou oura droga não sei) e tentou pousar o avião dele na Indonésia e foi preso.

Primeiro lugar… lá a pena para esse tipo de crime é pena de morte. Sujeito foi preso em 2004. E foi executado hoje por um pelotão de fuzilamento. Eu particularmente sou… até certo ponto contra a pena de morte… reparem, eu disse até certo ponto. Porque eu acho que certos crimes deveriam ser punidos com a morte, apesar de que eu não ache que isso vá resolver o problema, nem inibir outras pessoas a praticarem os mesmos crimes. A maior razão para eu ser contra a pena de morte é porque os sistemas judiciários, por melhor que funcionem, são falhos, e inocentes podem ser condenados por crimes que não cometeram.

Filosoficamente eu sou contra, mas o ser humano mauzinho que eu sou quer matar certos criminosos. E esse meu lado mauzinho não acha nada mal um criminoso a menos neste planeta. O cara foi lá no país dos outros, fez cagada foi pego, foi julgado, foi condenado e vai ser cumprida a sentença. Agora querem o quê? Porque ele não é Indonésio, porque ele é brasileiro e aqui não tem pena de morte então, ele não pode ser morto. Baboseira… Diferenças culturais…

Indonésia pode ser um país retrógrado e blábláblá, massss… ele tem a sua soberania e a Dilma ter ido lá, pedir pro cara não ser executado foi podre. Pedir clemência pra bandido??? Faça-me o favor… é horrível uma pessoa ser fuzilada??? Claro… mas o cara era bandido mano. Ele fez coisa errada e ponto final. Se ele ficasse preso uma semaninha e fosse solto, ele não ia fazer de novo?? Humpf…

O mundo é grande… as pessoas são diferentes. AS leis são diferentes ao redor do mundo… vc não pode querer ser tratado na Indonésia como seria na Inglaterra só pq vc é inglês. Vc não pode querer ser tratado como francês na Arábia Saudita pq vc é ateu e tá pouco se fodendo pro Maomé. As pessoas tem sim, que aprender a arcar com as consequências dos seus atos. Nem sempre as consequências vão ser igualmente proporcionais às suas ações. Dependendo da sua ação a reação pode ser extremamente maior do que vc esperava que fosse.

See you guys around the corner
Shao

Anúncios