Buenas amiguinhos… como eu previa, semana agitada.  Cá estou eu elaborando umas aulas de inglês porque o novo Coordenador de Finanças achou bacana nosso projeto de dar umas aulinhas básicas, umas noções mesmo de língua inglesa para os funcionários da Prefeiturolândia e parece que o projeto está andando, Por conseguinte, mas trabalho para mim né? O que eu posso dizer? Eu sou uma besta, eu e minha boca grande. Mas, enfim… de qualquer modo eu estava pensando em voltar a lecionar… a sério, pra cursos de graduação, este vai ser um bom teste, para ver se eu ainda consigo, se eu ainda sei como se faz. Falando em lecionar, eu tinha me esquecido como é chata a parte de preparar a aula. Mas, enfim… ossos do ofício. Se o pessoal gostar do curso, estão pensando em torna-lo uma coisa contínua… tipo, fazer ele todo ano, de repente até mais de uma vez por ano e abrir vagas para pessoal de outras subprefeituras. Todo um planejamento visando a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Não sou fanática por esse lance das Olimpíadas nem da Copa, nem sei se esses eventos deveriam estar vindo para o Brasil e não sei se vai dar certo, se o Brasil vai dar conta, mas uma coisa é bacana, porque, meio que na marra algumas pessoas vão ter que aprender umas coisas, se especializar, garantir uma profissionalização e isso sempre é bom. Ajuda as pessoas a crescerem.

Estou tendo um problemão em editar as apostilinhas entretanto, porque em casa eu uso o Microsoft Office 2010, aqui no trabalho a versão do Office é a 2003 e no tablet eu uso um aplicativo chamado Quick Office… problemas de formatação, de compatibilidade… é um caso de polícia. Mas eu sou brasileira e não desisto nunca.  Apesar de ser um trabalho que eu estou desenvolvendo aqui para a Prefeiturolândia eu fico meio assim de usar o computador daqui, again… sou uma besta… I know! Mas também, é um saco ficar gravando arquivos aqui e ali, depois fica conectando o pen drive aqui e acolá para conseguir acessar o arquivo e depois você não lembra mais qual a versão do arquivo é a mais completa, mais atualizada. Porque tudo tem que  ser tão complicado hein??? AFF… Meu, eu já estou numa irritação homérica aqui porque eu estou com uma cólica dos infernos, minha sala tá quente parecendo a casa do capeta, vou chegar em casa e provavelmente não vai ter água porque eles estão lavando e desinfetando a caixa d’água do prédio. Mas, sem crise, vai passar. TPM eu acho…

Fiquei muito chateada com meus irmãos hoje. Eu lavo a roupa deles todo fim de semana, eu geralmente fico o sábado todo lavando roupa porque é roupa pra caramba, eles sujam roupa pra caramba, e a roupa deles ficam tão encardidas que eu chego a ter pena da máquina de lavar ás vezes. Enfim… eu lavo tudo, deixo tudo cheirosinho eles tiram do varal e não guardam, deixam lá jogado em cima da cama deles, ou num canto lá… o quarto deles é uma bagunça. Mas eu nem posso falar nada porque o meu também é meio bagunçado. Mas putz meu… eu fico chateada. É como se todo o meu trabalho não valesse nada sabe? Igual quando eu faço comida lá em casa e estraga tudo porque eles não comem. Fico chateada pra caramba. Por isso que eu nem faço questão de cozinhar sabe… é pecado jogar aquele monte de comida fora. Tanta gente passando fome no mundo, mas eles preferem comer pizza e pão… Se eu faço só para mim eles reclamam… se eu faço pra todo mundo estraga. Vou conversar com eles… se bem que cada vez que eu tenho que conversar com eles nesse sentido eu fico mais desanimada sabe. As vezes eu acho que eu deveria mesmo era começar a prestar concursos para outros Estados do Brasil e levar a minha vida… deixar eles levarem a deles, talvez eu ficasse menos chateada com eles, menos magoada de me esforçar tanto pra ajudar eles e não ter muita retribuição.

Mudando radicalmente de assunto, Facebook foi bloqueado no trampo. A história do Orkut, se repete hahahahahaha. Na boa? Eu achei foi bom, porque mano… a galera abusa. Em vez de usarem o treco moderadamente, na hora do almoço, ou numa hora do dia que realmente não houvesse mais nada para fazer… mas não … tem que ficar o dia inteiro pendurado no negócio e as pilhas de trabalho crescendo nas mesas. Subprefeito ficou bravo e mandou bloquear o Facebook de tooooodo mundo. Well, eu não fiquei sem Facebook porque eu tenho meu celular, meu tablet que acessam o negócio que é uma beleza. Então para mim nada muda, eu ficava online o dia todo via celular… continuo… a única coisa é que eu não vou responder a galera no chat tanto quanto antes porque é um pé no saco o chat do Facebook pelo celular. Trava, msg não vai… no computador é mais fluído. Mas se a intenção do Subprefeito era aumentar a produtividade dos funcionários, não vai adiantar nada, a intenção dele foi boa, palmas para ele, mas quem não quer trabalhar, não trabalha e ponto final…

Outro dia eu fui entregar uns processos e tinha uma galera jogando paciência no computador. HAHAHAHHAHA na boa, a necessidade é a mãe da criatividade, se seu computador é velho, não tem internet, ou a internet é muito lenta e vc não consegue acessar a bagaça… vai de paciência mesmo velho. Eu que trabalho com atendimento ao público sei o saco que é vc ficar sentada num lugar e não ter nada pra fazer. Tem épocas do ano que é aquele fuá, cheio de gente, mas tem épocas (como agora) que é um marasmo… ninguém pra atender, então não vejo mal nenhum na pessoa acessar a internet e ver o facebook, ou ver site de receita, site da novela, site de esportes. Quando não tem mais nada pra fazer… beleza, o problema é que o pessoal fica fazendo essas coisas enquanto tem coisa para fazer. Tem setores que estão transbordando de trabalho… processos por todos os lados, processos transbordando pelas janelas e pouco pessoal. Enquanto tem setores que é aquele marasmo.

E a maioria dos órgãos públicos estão sucateados, poucos funcionários … um funcionário fazendo o trabalho de 20… aqui na Prefeiturolandia estamos sem reajuste salarial há uns 19 anos. E o último concurso foi a mais ou menos cinco anos atrás e não foram empossados nem 1000 pessoas. A tendência é terceirizar a grande parte dos serviços prestados. O que é uma porcaria, porque acaba aumentando a rotatividade de pessoas, aí quando o fulano finalmente aprendeu o trabalho ele vai embora, e colocam outro no lugar dele e até esse outro aprender haja coisa errada. Um exemplo clássico de como a terceirização não funciona são os serviços de atendimento de telemarketing. O cara trabalha para uma determinada empresa que presta serviço para o banco, ou para a operadora de telefonia. Ele não tem vínculo com a empresa que a pessoa que está ligando para ser atendida é cliente, ele quer mais é que se dane. Raramente vc vai encontrar um atendente educado, preocupado com seu problema, ele quer mais é que vc deligue logo porque ele trabalha por meta… a meta dele é fazer um número ‘x’ de ligações, um número ‘y’ de acordos e vender um numero ‘n’ de pacotes de produtos. Sua satisfação com a empresa e os serviços prestados é a última das preocupações dele.

Atualmente o serviço público não tem qualidade porque não temos condições de trabalho, e nem treinamento suficientes para lidarmos com os problemas do dia a dia. Se vc vai num órgão governamental e resolve o seu problema pode ter certeza que é porque o funcionário público teve boa vontade de te ajudar. Porque o salário dele é baixo, a cadeira dele está quebrada, ele pega condução lotada igual a vc para chegar ao trabalho e ainda tem, muitas vezes que aturar a galera na fila chamando ele de vagabundo quando ele levanta pra tomar um copo de água… o cara tá lá sentado esperando para ser atendido, mas ele não sabe que são quatro horas da tarde e o ‘vagabundo’ nem foi almoçar ainda e está lá no setor desde a sete e meia porque às oito tinha que estar tudo ligado e funcionando para que vc fosse atendido.

Mas falar disso me deixa deprimida… com mais vontade ainda de ficar em casa… Abriu concurso pra Perito Criminal e eu não vou poder prestar porque… não sei quem foi o demente que escreveu o edital do concurso e achou que um cara com Bacharelado em Terapia Ocupacional é mais relevante como Perito Criminal que um cara que tem Bacharelado em Direito. Ou seja, se eu quiser ser CSI Brasil terei que encarar uma faculdade de… sei lá… Física, ou Biologia… Olha, acho que eu fazia Biologia de boa… apesar de certos nojinhos que eu tenho. Se bem que eu deveria fazer era arquitetura… é mais a minha cara… Nos primórdios da minha adolescência eu quis um dia fazer faculdade de Biologia e salvar os peixe-bois da Amazônia (como criança é idealista né? pelo menos eu era)… Não sei… é um caso a se pensar para 2014 quando eu terminar meu estágio e pegar o meu diploma de Bacharel em Direito (não quero advogar, me julguem!).

Eu acho que estava acabando a pilha do meu teclado bluetooth… estava conectado mais ficava travando. Troquei as pilhas, vamos ver se era a pilha mesmo ou se o teclado está com frescura. Sinceramente espero que ele não esteja com frescura porque que eu vou precisar dele pra caramba com esse negócio de preparar aula.

Hoje eu cheguei atrasada no trampo porque, ontem de noite me deu uma vontade imensa de comer sonho de padaria sabe? Mas tinha que ser sonho de uma padaria específica, uma padaria bacana que tem lá perto do meu trampo, aí eu mandei um sms pra minha amiga perguntando se ela queria. ela me responde: Macaco gosta de banana… Na verdade eu não sei, mas o senso comum diz que sim. Então, eu ia sair mais cedo de casa pra poder passar na padaria e comprar os sonhos, mas acabei dormindo demais e saí de casa meio atrasada… por conseguinte eu cheguei atrasada na padaria e no trampo. Aproveitei que eu estava lá e eu comprei logo uma bandeja de sonhos e levei pra todo mundo no trampo. Fazia tempo que eu não comprava nada pra galera, so… be it! Roubei um sonhão e trouxe pro Cezar…  eu mesma comi só um pedacinho porque eu não posso comer essas coisas açucaradas hahahaha, mas foi o bastante para matar a minha vontade e para minha alegria nem descompensou a doida da minha diabetes.

Cansada pra caramba, graças a Deus eu cheguei em casa já tinham limpado toda a caixa d’água e tinha água para tomar banho e lavar a louça. Acho que hoje eu vou finalmente obedecer meu conselho e dormir cedo. Amanhã tenho umas coisinhas pra fazer no trampo. Graças a Deus que amanhã é sexta-feira. Infelizmente não vou poder dormir até tarde no final de semana. Isso já está me deixando de mau humor… mas então eu me lembro que na semana que vem teremos o feriado de Aparecida e eu já fico feliz de novo.

Esse post está ficando grande demais vou terminando por aqui.
See you guys around the corner.
Shao