Ok, promessa é divida e eu disse que ia falar dos dois filmes baseados na mesma história. Seria mais divertido fazer uma resenha detalhada sobre cada um deles, até mesmo porque o de 2010 é um Remake do Clássico da sessão da tarde dos anos 80. O que na minha opinião foi uma grande sacada dos produtores do filme de 2010.

Ok, já que é mais divertido, vamos dividir este post em dois (de novo tia Shao??? Sim, de novo… sua vó e sua mãe costumavam ver novela então aguarde as cenas do próximo episódio) então vamos começar com a primeira versão.

O filme é de 1981… logo dá pra entender o porque dos “defeitos especiais” serem do jeito que são… hahahaha. Algumas informações técnicas.

Informações Técnicas
Título no Brasil:  Fúria de Titãs
Título Original:  Clash of the Titans
País de Origem:  EUA
Gênero:  Aventura
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento:  1981
Estúdio/Distrib.:  Warner Home Vídeo
Direção: Desmond Davis

Elenco
Laurence Olivier … Zeus
Claire Bloom … Hera
Maggie Smith … Thetis
Ursula Andress … Aphrodite
Jack Gwillim … Poseidon
Susan Fleetwood … Athena
Pat Roach … Hephaestus
Harry Hamlin … Perseus
Judi Bowker … Andromeda
Burgess Meredith … Ammon
Siân Phillips … Cassiopeia
Flora Robson … Stygian Witch
Anna Manahan … Stygian Witch
Freda Jackson … Stygian Witch
Tim Pigott-Smith … Thallo

Roteiro: O filme começa com o nascimento do mocinho Perseu. Zeus… em sua imortal serelepice de virava e mexia colocar os cornos na cabeça de sua esposa Hera com mulheres mortais e outras criaturas acaba engravidando a Princesa de Argos Danae… O pai dela o rei Acrísio ficou putinho da vida pelo deus ter desonrado a sua filha e engravidado a princesa, então do alto de sua fúria de pai ofendido ele (esperto pra cacete) Resolveu lavar a sua honra com sangue do melhor jeito grego, mandou trancar os dois num caixão e jogar do penhasco no mar lá embaixo…

Zeus, o galinha do Olimpo, ficou puto da vida pelo rei ter querido matar a sua cria. Hera a corna fica contente claro… e tenta limpar a barra do rei de Argos, mas Zeus não quer nem saber… ele liberta o último titã o Kraken (sim, o mesmo dos filmes Piratas do Caribe) e manda o bicho destruir a cidade de Argos… (daí o porque do nome do filme – Em inglês faz mais sentido “Clash of the Titans” que traduzido ao pé da letra quer dizer “Confronto de Titãs” – Em português… é meio sem sentido, Fúria de Titãs, até porque os titãs mesmo não tem fúria nenhuma – Medusa e Kraken estavam quietinhos lá no canto deles, até Zeus e Acrísio ficarem furiosos).

Depois ele manda Poseidon dar um jeito para que seu filho Perseu e a mãe cheguem em segurança a ilha de Sérifos onde a mulher pode calmamente criar o filho. Anos se passam e Perseu cresce, isolado na ilha sem saber que é filho de Zeus e herdeiro do trono de Argos.

Paralelamente o filme conta a história de Cálibos, filho da deusa Tétis (interpretada pela grande atriz Maggie Smith, mais conhecida da galera jovem como a professora Minerva dos filmes de Harry Potter). Um jovem belo e cruel, noivo da princesa Andrômeda, que se diverte caçando e matando as criatura criadas por Zeus, entre eles os cavalos alados que Zeus tanto amava.

Como castigo por sua maldade, Zeus resolve transformar o jovem Cálibos numa criatura horrenda (na minha opinião uma mistura de lagarto com capeta, olhem a foto). Por causa de ser um bicho horrendo ele não pode mais se casar com Andrômeda, entretanto a coisa horrenda não se conforma e joga uma praga na princesa, que ela só poderá se casar com a pessoa que descobrir uma charada que ele criou.

Nesse meio tempo, Tétis também fica ferrada da vida porque seu filho Cálibos foi punido enquanto Perseu tem uma vida bela e formosa lá na praia onde Zeus escondeu eles. Um dia enquanto dorme, Tétis manda Perseu pro mundo de amargura… Infelizmente para ele Perseu vai parar bem na cidade onde está Andrômeda e ele se apaixona pela moça. Novamente com a ajuda de Zeus, Perseu descobre o significado do enigma de Cálibos e ganha para si o direito de se casar com sua amada. Cálibos então pede vingança, ele pede para que ela peça à Poseidon jogar o Kraken para cima de Jopa (cidade de Andrômeda) assim como ele foi para cima de Argos. Tétis quer claro… mas ela precisa de um motivo.

E esse motivo ela consegue durante a cerimônia de casamento entre Perseu e Andrômeda, Cassiopéia, dentro do templo de Tétis a mãe da princesa diz que ela é mais linda do que a deusa Tétis… aí ela exige que a Princesa seja sacrificada, virgem ao Kraken ao pôr do sol em trinta dias para aplacar sua fúria. Caso contrário ela destruirá toda a cidade de Jopa.

Perseu então parte na sua jornada hercúlea para salvar o amor da sua vida… nessa jornada novamente ele tem ajuda de Zeus, ele deve encontrar uma forma de matar o Kraken para que ele não mate a sua amada, e qual o único jeito de matar um titã? Com outro titã… é aí que entra a Medusa!!! E é aí que o filme fica animado…

Daqui para frente eu não vou contar mais o que acontece no filme se vcs quiserem ver baixem ele e assistam, até porque é complicado achar esse filme para comprar ou alugar.

É um filme bem cult e bem nerd… se você curte essas coisas (como eu!) não pode deixar de assistir (aliás, me deu a maior vontade de assistir esse filme de novo, assistir agora pra ser mais exata). Um tempo atrás eu consegui baixar o arquivo ISO dele no site The Pirate Bay ( deve ter o arquivo em algum lugar lá no site, vcs podem procurar) e gravei uma cópia para mim, treta é achar ele na caixa de DVD’s que eu tenho desses filmes velhos Smiley mostrando a língua. Um dia eu crio coragem ( e compro uma casa nova onde tenha mais espaço) pra organizar todos esses meus filmes em ordem alfabética).

A minha cena favorita do primeiro filme (e também do segundo) é a aparição da Medusa (eu escrevi um post sobre a Medusa aqui no blogue… quem quiser ler, clique aqui) então eu achei esse video onde tem as duas cenas, do primeiro e do segundo filme… enjoy!

See you guys around the corner
Shao